De um humilde ateliê de carpintaria na Dinamarca começou a história de uma das empresas mais reconhecidas na indústria: a LEGO. O sonhador Ole Kirk Christiansen superou, com muita determinação e criatividade, a forte crise da 'Grande Depressão', dando início a uma jornada de inovação que moldaria a infância de milhões e impactaria até mesmo o mundo das engenharias.
Neste artigo do Engenharia 360, confira como as pequenas peças de plástico da LEGO se tornaram um império global e ainda inspiram as novas gerações!
A origem da história da LEGO
O Grupo LEGO (marca cujo nome é a junção das palavras dinamarquesas "Leg godt", que significa "brincar bem") teve seu início na década de 1930. Naquele tempo, Christiansen, com ajuda de seu filho Godtfred, montou um ateliê na cidade de Billund e começou a empreender no desenvolvimento de brinquedos educativos e criativos. Assim, sua família conseguiu atravessar um dos períodos de crise econômica mais graves da história global.
Mas é claro que todas as jornadas de sucesso contam com desafios! Em 1942, um incêndio devastador acabou com a primeira fabriqueta da LEGO. Porém, Ole Kirk Christiansen não desistiu! Pelo contrário, ele montou uma nova estrutura ainda mais moderna. Três anos depois, adquiriu uma máquina de moldagem por injeção de plástico. Assim nasceu um novo período para a empresa, com a criação dos primeiros blocos de encaixe que virariam febre entre as crianças.
Expansão e consolidação ao longo do século XX
Na década de 1950, sob a gestão de Godtfred Kirk Christiansen, filho de Ole Kirk, a LEGO se destacou ainda mais no mercado, lançando novos modelos de brinquedos que estimulavam ainda mais a imaginação das crianças. Foi esse visionário que introduziu o conceito do "LEGO System of Play", um sistema de pecinhas que permitia combinações infinitas, promovendo o aprendizado de um jeito mega divertido.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
No final dos anos sessenta, foi inaugurada a primeira Legoland, também na cidade de Billund. Foi um sucesso surpreendente, incendiando as vendas - que chegaram aos milhões no mesmo ano.
Enfim, a LEGO se tornava líder máximo no mercado de brinquedos! E nas décadas seguintes, foram realizados novos investimentos em marketing, segmentação de mercado e desenvolvimento de produtos. Seu portfólio também foi ampliado, com o lançamento das inesquecíveis linhas 'LEGO Space' e 'LEGO Technic'.
Desafios e reinvenções na virada do século XX para XXI
Os anos de 1990 a 2000 não foram tão positivos para a LEGO. Apesar da marca ser reconhecida mundialmente e admirada inclusive por engenheiros e arquitetos, que passaram a usar as peças de plástico para exercício de montagem e simulação de modelos de design, os desafios foram muitos. Enfrentar a concorrência, sobretudo de videogames e brinquedos eletrônicos, exigiu uma reinvenção completa.
O desespero foi tanto que a LEGO chegou a lançar vários conjuntos pré-montados novos que se afastaram bastante da essência original proposta pelos Christiansen. Em 2003, a dívida da empresa somava US$ 800 milhões. Então, veio o ponto de virada quando o CEO Jorgen Vig Knudstorp implementou uma estratégia diferente, focada nos principais produtos, os tijolinhos LEGO. Isso acabou com as dúvidas da empresa e ainda fez aumentar as receitas até 2015.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Novos tempos de inovação contínua e reconhecimento global
Nos últimos anos, a LEGO se reinventou por completo! Hoje a empresa domina o mercado de brinquedos e é reconhecida por suas colaboração com franquias de sucesso, como Star Wars, Marvel e Harry Potter - o que expandiu ainda mais seu alcance e reforçou seu status. Vale destacar nessa linha do tempo a introdução de novos elementos nos conjuntos vendidos, como as peças móveis e robôs, permitindo mais construção e interação com as criações.
Enfim, analisando a evolução de toda essa história, podemos concluir que a LEGO tem um compromisso contínuo com a inovação e o desenvolvimento. Sem dúvidas, sem impacto vai além do entretenimento, com seus brinquedos sendo utilizados em ambientes educacionais para ensinar e aprender (inclusiva sobre matemática, ciência e engenharia), sempre estimulando diversas habilidades e boas práticas.
A LEGO nos mostra que a criatividade não tem limites e que o legado de uma ideia bem construída pode durar para sempre. Sua história é um convite para que todos, desde os mais jovens aos mais experientes, explorem a própria criatividade e construam um futuro mais colorido e imaginativo.
Veja Também:
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.