Engenharia 360

Estudantes de engenharia constroem ponte de macarrão que suporta 120kg

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 12/09/2019 | Atualizado em 16/06/2022 2 min
Imagem: revistagalileu.globo.com

Estudantes de engenharia constroem ponte de macarrão que suporta 120kg

por Larissa Fereguetti | 12/09/2019 | Atualizado em 16/06/2022
Imagem: revistagalileu.globo.com
Engenharia 360
O macarrão é a comida favorita de muita gente (principalmente de estudantes universitários famintos que precisam se virar na cozinha). Porém, ele também serve para outros fins, como fazer pontes. Há, inclusive, um concurso de pontes de macarrão, o qual teve como vencedores um grupo de estudantes de Engenharia.

Esses estudantes são da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Poli-UFRJ) e competiram no 5º Concurso Construtora Queiroz Galvão de Pontes de Macarrão, o qual foi realizado durante a Semana de Engenharia Civil da mesma Universidade.

A ponte vencedora, criada por Murilo Queiroz, Armando Sobrinho, Jonas Chaves e Polyana Domingues suportou 132 quilos. Para termos uma ideia, o grupo que ficou em segundo lugar construiu uma ponte que aguentou 80 quilos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

ponte de macarrão | estudantes de engenharia
Imagem: revistagalileu.globo.com

Além de muita engenhosidade e criatividade, os estudantes usaram materiais como macarrão, fita adesiva, cola quente, cola instantânea, acetato, pedaços de tubo PVC e mais. Parece uma brincadeira de criança, mas o planejamento começou bem antes da competição e os estudantes precisaram usar recursos avançados, como simulações computacionais.

Como engenheiros(as) / estudantes de Engenharia, nós temos ciência do quanto é preciso ser cauteloso ao realizar nosso trabalho, seja ele qual for. Afinal, um erro na profissão pode custar muitas vidas. Atividades como essa, de colocar o aprendizado em prática, contribuem para que os estudantes tenham uma noção de como é “colocar a mão na massa”.

No fundo, sabemos que a sensação de desenhar uma ponte e fazer cálculos esporádicos (muitas vezes simplificados) sobre ela não se compara ao que acontece realmente. É preciso ir além, não estudar somente para passar nas provas e obter o diploma, mas buscar ao máximo experiências que permitem a vivência da profissão.

ponte de macarrão
Imagem: revistagalileu.globo.com

Para isso acontecer, cabe não só aos professores incentivar e propor trabalhos assim em sala de aula, como também cabe aos estudantes a curiosidade, a vontade de aprender e a iniciativa para montar projetos, mesmo que por diversão. Na internet é possível encontrar um grande número de tutoriais sobre como construir uma ponte de macarrão, por exemplo. É só começar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Galileu.

Comentários

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo