Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


Estudante nigeriano transforma Fusca em carro movido a energia solar

por Gabriela Glette | 04/01/2021

Na Nigéria faz calor e sol o ano inteiro, o que deixa a criação ainda mais eficiente!

Prova de que com criatividade podemos criar inovações cada vez mais alinhados com o meio ambiente, na Nigéria um estudante transformou um simples Fusca em carro movido a energia solar. Oyeyiola instalou um painel solar no teto e uma turbina eólica sob o capô e provou que carros movidos a energia solar podem ser mais acessíveis do que imaginamos.

imagem do carro movido a energia solar
imagem: Shutterstock

Seu projeto, além de utilizar fontes de energia limpas e renováveis, reaproveita materiais que estavam no lixo, poluindo o meio ambiente. Sucesso da alemã Volkswagen, o Fusca já parou de ser fabricado há tempos, mas isto não impediu o engenhoso estudante de desistir de seu sonho.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

estudante nigeriano ao lado de seu fusca movido a energia solar
imagem: Shutterstock

Com a ajuda de amigos e familiares, ele reuniu peça por peça, muitas delas que saíram do lixo, para montar seu próprio automóvel. Depois de montar o Fusca, ele instalou um painel solar gigante no teto do veículo e uma turbina eólica sob o capô.

estudante nigeriano ao lado de seu fusca movido a energia solar
imagem: Shutterstock

Enquanto o carro se move, a turbina recarrega energia e o sol fornece o resto. Vale lembrar que, na Nigéria faz calor e sol o ano inteiro, o que deixa sua criação ainda mais eficiente! De acordo com Oyeyiola, a bateria do veículo leva entre 4 e 5 horas para carregar completamente.

Somos constantemente apresentados à tecnologias inovadoras e projetos ao redor do mundo, mas temos o costume de associá-los a grandes laboratórios e países de primeiro mundo. Esta é uma ideia que precisa ser desconstruída, como Oyeyiola está mostrando, afinal, a criatividade não deveria ter limites, não é mesmo?

Fonte: Upsocl

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que você achou da ideia? Será que um fusca desses faria sucesso no Brasil? Deixe seu comentário!

Comentários

Imagem padrão usuário

Gabriela Glette

Jornalista e escritora, Gabriela já passou por grandes sites, como Hypeness e Razões para Acreditar, até que decidiu criar um que só falasse sobre coisas boas e inspirações - o Quokka Mag. Vive na França há mais de 3 anos e tem um gosto especial em falar sobre inovação e sustentabilidade.