Os carros elétricos estão cada vez mais próximos da popularização no mercado mundial. De acordo com a Bloomberg New Energy Finance (BNEF), os elétricos devem passar de 2 milhões para 56 milhões de unidades até 2040, o que constituirá mais da metade da frota de veículos no mundo. Já no Brasil, a projeção da BNEF é que em duas décadas os carros elétricos representam 57% dos veículos em circulação no cenário nacional.
Em conjunto com esse crescimento, percebemos o desenvolvimento de carros fotovoltaicos que já são realidades em alguns países. Com os avanços das tecnologias ligadas a energia solar, startups e grandes marcas automotivas estão na corrida de desenvolvimento destes veículos. E hoje vamos ver modelos já existentes no mundo dos fotovoltaicos que já estão em desenvolvimento!
Sion
Já em circulação na Alemanha, o Sion é um dos protagonistas no segmento de carros fotovoltaicos. Produzido pela startup Sono Motors, o automóvel chega a 140 km/h, com autonomia de 250 km com apenas a energia gerada pelas suas 330 células fotovoltaicas, expostas em sua lataria. Seu preço gira em torno de 25 mil euros.
No capô do Sion fica bem visível as células fotovoltaicas. (Divulgação: Sono Motors) Apesar de parecer pequeno pelas fotos, o Sion tem tamanho semelhante a de uma minivan contendo quatro portas. (Divulgação: Sono Motors)
Stella
O primeiro carro projetado no segmento foi pela equipe holandesa Eindhoven, denominado Stella. o carro solar da marca tem um design peculiar, mas com capacidade de até cinco pessoas e uma velocidade de 69 km/h. Após o Stella, a empresa projetou três outras versões do carro solar, sendo o Stella Lux e o Stella Vie, com objetivo de cada vez melhorar o desempenho do seu predecessor.
(Divulgação: Eindhoven) Stella é um dos modelos que melhor apresenta desempenho. (Divulgação: Eindhoven)
Lightyear One
Desenvolvido pela startup holandesa Lightyear, o modelo divide opiniões sobre sua aparência “futurista”. Sua autonomia é bem superior a do Sion, sendo 725 km, com um preço de 119 mil euros. A empresa promete células 20% mais eficientes que as células fotovoltaicas convencionais. O carro tem início de sua produção só em 2021, mas já conta com pré-vendas sendo realizadas.
(Divulgação: Lightyear) Em seu teto podemos observar as células que captam a energia solar. (Divulgação: Lightyear)
Acreditamos que este segmento automotivo tende a crescer e muito ainda nos próximos anos. E você, compraria um carro fotovoltaico para que nunca mais tivesse que se preocupar com combustível? Conta pra gente!
Leia também: Toyota testa teto solar eficiente para seus carros híbridos

João Paulo Pinzon
Engenharia de Produção na UFRGS em formação e Técnico em Automação Industrial. Não sou inteligente, mas sou disciplinado e acredito que unicamente a disciplina é o que leva-nos ao sucesso. Para mim, a base da sociedade moderna é a conjuntura da educação e inovação.