Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conheça 3 modelos de carros fotovoltaicos já existentes

por João Paulo Pinzon | 04/06/2020
Copiado!

Os carros elétricos estão cada vez mais próximos da popularização no mercado mundial. De acordo com a Bloomberg New Energy Finance (BNEF), os elétricos devem passar de 2 milhões para 56 milhões de unidades até 2040, o que constituirá mais da metade da frota de veículos no mundo. Já no Brasil, a projeção da BNEF é que em duas décadas os carros elétricos representam 57% dos veículos em circulação no cenário nacional. 

Em conjunto com esse crescimento, percebemos o desenvolvimento de carros fotovoltaicos que já são realidades em alguns países. Com os avanços das tecnologias ligadas a energia solar, startups e grandes marcas automotivas estão na corrida de desenvolvimento destes veículos. E hoje vamos ver modelos já existentes no mundo dos fotovoltaicos que já estão em desenvolvimento!

Sion

Já em circulação na Alemanha, o Sion é um dos protagonistas no segmento de carros fotovoltaicos. Produzido pela startup Sono Motors, o automóvel chega a 140 km/h, com autonomia de 250 km com apenas a energia gerada pelas suas 330 células fotovoltaicas, expostas em sua lataria. Seu preço gira em torno de 25 mil euros.

Stella

O primeiro carro projetado no segmento foi pela equipe holandesa Eindhoven, denominado Stella.  o carro solar da marca  tem um design  peculiar, mas com capacidade de até cinco pessoas e uma velocidade de 69 km/h. Após o Stella, a empresa projetou três outras versões do carro solar, sendo o Stella Lux e o Stella Vie, com objetivo de cada vez melhorar o desempenho do seu predecessor. 

Lightyear One

Desenvolvido pela startup holandesa Lightyear, o modelo divide opiniões sobre sua aparência “futurista”. Sua autonomia é bem superior a do Sion, sendo 725 km, com um preço de 119 mil euros. A empresa promete células 20% mais eficientes que as células fotovoltaicas convencionais. O carro tem início de sua produção só em 2021, mas já conta com pré-vendas sendo realizadas.  

Acreditamos que este segmento automotivo tende a crescer e muito ainda nos próximos anos. E você, compraria um carro fotovoltaico para que nunca mais tivesse que se preocupar com combustível? Conta pra gente!

Leia também:  Toyota testa teto solar eficiente para seus carros híbridos

Copiado!
Engenharia 360

João Paulo Pinzon

Engenharia de Produção na UFRGS em formação e Técnico em Automação Industrial. Não sou inteligente, mas sou disciplinado e acredito que unicamente a disciplina é o que leva-nos ao sucesso. Para mim, a base da sociedade moderna é a conjuntura da educação e inovação.

Comentários