Engenharia 360

Estudante de engenharia cria máquina CNC Protoptimus

Engenharia 360
por Eduardo Mikail
| 22/09/2014 | Atualizado em 23/09/2022 2 min

Estudante de engenharia cria máquina CNC Protoptimus

por Eduardo Mikail | 22/09/2014 | Atualizado em 23/09/2022
Engenharia 360

Você sabe o que é uma máquina CNC? Até então eu também não sabia!

cnc protoptimus blog da engenharia 1 e1411351943294

Routers CNC são máquinas de corte e gravação a laser, usadas para criar objetos através de sistema de coordenadas cartesianas X, Y, Z para o controle do movimento em 3D. A sigla CNC significa Controle Numérico Computadorizado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Esse tipo de máquina é destinada para engenharia de protótipos, desenvolvimento de produtos, moldes e modelos, placas de circuito impresso, entre outras finalidades. Assim como estes exemplos que recebemos produzidos pela Protoptimus, uma startup que fabrica esses incríveis equipamentos!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Veja Também:


protoptimus-blog-da-engenharia

Foi visando a produção de moldes personalizados para chocolate – sim, chocolate! – que o técnico em eletrônica e estudante de engenharia, Jeferson Simões, identificou a oportunidade de criação da própria máquina CNC, a Protoptimus. Segundo ele, as opções mais acessíveis que encontrou de impressoras 3D tinham um alto tempo de impressão e a qualidade do acabamento não eram lá essas coisas e, além disso, a maioria das máquinas CNC custavam muito caro e utilizavam tecnologias ultrapassadas.

A saída era desenvolver o próprio projeto, importando peças de fora, Arduíno como placa que controla a máquina e tecnologias OpenSource, que possibilitam a criação de projetos de automação e controle de baixo custo e fácil implementação.

Ao levar seu protótipo a Campus Party para trocar idéias sobre Arduino, Jeferson conta que identificou uma oportunidade de mercado: a fabricação e comercialização de máquinas CNC mais acessíveis para pequenos empreendedores e empresas.

“Minha proposta é poder fabricar máquinas acessíveis e fáceis de usar, para que mais pessoas possam ter acesso e lucrar com esta tecnologia.” – diz Jeferson.

O objetivo da startup, segundo o empreendedor, é disponibilizar ao mercado a Router CNC Protoptimus a um valor em torno de 4 mil reais. As empresas concorrentes oferecem produtos similares a pelo menos o dobro do preço.

Gostou do projeto e quer conhecer mais? Visite Protoptimus.com.br.

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil e empresário, tem o empreendedorismo como estilo de vida. Já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje é sócio-fundador da Mikail Engenharia, além do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e maiores veículos especializados no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Adora viajar e adquirir conhecimento, pois acredita que é a maior riqueza do ser humano.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo