Engenharia 360

Engenheiro, há uma startup em sua garagem

Imagem padrão usuário
por Guilherme Sanchez
| 01/06/2014 | Atualizado em 18/08/2022 2 min

Engenheiro, há uma startup em sua garagem

por Guilherme Sanchez | 01/06/2014 | Atualizado em 18/08/2022
Engenharia 360
Com certeza, o número 2066 da Rua Crist Drive, em Los Altos, Califórnia não é uma casa comum. Isso porque foi na garagem desta casa que Steve Jobs e Wozniak deram os primeiros passos para edificar uma das maiores companhias ou startups do planeta e deram início à construção de uma marca invejável.

Assim como a Apple, empresas como a Amazon, Disney, Google e Harley Davidson deram seus primeiros passos na garagem de uma casa comum. Com o passar dos anos (e por muito tempo), “abrir uma empresa na garagem” passou a ser sinônimo de uma receita quase perfeita para o sucesso, somada a uma injeção de desordem e incerteza. Mas será que basta um bom espaço na garagem da sua casa, uma ideia inovadora e uma boa dose de motivação?

Iniciar um novo empreendimento e deixar de lado os conceitos e técnicas da engenharia é um erro grave e pode custar muito mais do que sua própria garagem. Além de muita dedicação e um planejamento eficiente, a Engenharia do Produto é uma aliada indispensável nesta jornada.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

startup

Nos dias atuais, criar e desenvolver uma startup estão intrinsecamente relacionados com saber lidar com o desenvolvimento e melhoria de produtos e clientes. É neste sentido que uma técnica desenvolvida por Eric Ries, Lean Startup (Startup Enxuta), emergiu no mundo dos negócios nos últimos anos e cada vez mais rouba a cena frente às demais técnicas de desenvolvimento de produtos e mercados, combinando desenvolvimento ágil de softwares, de clientes e de plataformas já existentes.

No método Startup Enxuta, a rápida criação de um protótipo viável (MVP - minimum viable product) ajuda a validar suposições coletadas no mercado e usa o feedback dos clientes como um ciclo contínuo de aprendizado, envolvendo-os cada vez mais no desenvolvimento de seus próprios softwares e aplicativos. O processo todo foi desenvolvido com foco em evitar o desperdício de tempo e esforço, procurando validar ou eliminar o mais cedo possível suposições incorretas do mercado. Isso diminui o retrabalho, o tempo e o custo do desenvolvimento até o produto alcançar a tração necessária do mercado. Aqui, o próprio Eric Ries explica a validação de hipóteses no mercado:

Alinhando as etapas corretas do Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) e as técnicas da Startup Enxuta, diversas empresas e startups se diferenciaram e vem alcançando vantagem competitiva frente aos principais players do mercado.

Conhecer a história das gigantes do mercado que alcançaram o sucesso desde seu início em uma garagem é realmente inspirador para quem deseja começar um novo negócio. Porém, os engenheiros empreendedores devem conhecer as técnicas corretas da Engenharia do Produto e alinhá-las com os conceitos da Startup Enxuta, podendo colocar um novo negócio em uma posição privilegiada no mercado. Milhares de novos negócios estão esperando na sua garagem para serem acelerados. A ideia é falhar o quanto antes e aprender rápido. Portanto, o uso das técnicas adequadas e uma boa dose de desordem e incerteza da sua garagem não seria uma má ideia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo