Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

4 dicas para aprender mais sobre empreendedorismo

por Jéssica Dias | 03/09/2014
Copiado!

Sabe-se que o engenheiro empreendedor é um perfil raro na indústria e, mesmo que queiramos, a rotina e os compromissos podem tornar mais difícil e cansativa a tarefa de estudar mais sobre o assunto. Sendo assim, aqui serão reunidas algumas dicas de como aprender mais sobre empreendedorismo no seu dia-a-dia com atividades mais leves, mas que podem nos agregar conhecimentos e que fogem dos clássicos livros teóricos.
É importante ressaltar que cada pessoa em sua individualidade tem mais facilidade de aprender com este ou aquele método, então procure aquilo que seja mais confortável para você (mas esteja sempre aberto a novas formas!).

ideias-blog-da-engenharia

Fonte: InfoFranchising.pt


  1. Leia livros/artigos de outros empreendedores

Livros, textos e artigos em geral escritos por outros empreendedores podem nos ajudar a conhecer melhor o mundo do empreendedorismo, especialmente porque cada um deles tem um background diferente, experiências diferentes e resultados diferentes. Além disso, geralmente estes empreendedores mostram os seus erros e fracassos na jornada e como os desafios foram superados.
Sugestões:
Os dois livros sugeridos foram escritos pela brasileira Bel Pesce, que mostrava seu “perfil” empreendedor desde cedo. Formada no MIT, Bel trabalhou no Vale do Silício e voltou ao Brasil em 2013, onde fundou a escola de desenvolvimento de talentos FazINOVA. Os livros são de fácil leitura e possuem versões para download gratuito no site A Menina Do Vale.
 

BelPesce-blog-da-engenharia

Fonte: blogdoozires.com.br

  • A Menina do Vale (Como o empreendedorismo pode mudar sua vida): “Em A Menina do Vale, Bel Pesce conta o que tem aprendido em sua jornada empreendedora e cita diversos cases de sucesso que mostram como o perfil empreendedor pode mudar uma vida.”

 

  • A Menina do Vale 2 (Seja um empreendedor responsável e saia na frente): “Em A Menina do Vale 2, Bel Pesce explica como criar projetos está diretamente ligado a assumir responsabilidades e, dessa forma, conseguir traçar uma jornada empreendedora de sucesso”

 
Outro empreendedor que escreve textos ótimos é brasileiro Flávio Augusto. Sua história é inspiradora e em seu blog Geração de Valor ele aborda temas que vão da política a negócios e comportamento.
Ademais, você pode procurar por outros empreendedores que você admira, brasileiros ou não. Sempre há uma lição nova a ser aprendida.Ademais, você pode procurar por outros empreendedores que você admira, brasileiros ou não. Sempre há uma lição nova a ser aprendida.
 

  1. Programas de TV

Alguns programas de TV podem sim nos ensinar sobre empreendedorismo.

shark-tank-blog-da-engenharia

Fonte: abc.go.com


Dois programas que em que aprendi muito sobre o assunto são O Aprendiz e Shark Tank. Em O Aprendiz, os participantes são desafiados a cumprir uma tarefa em um curto prazo de tempo; ao desenvolver as tarefas, podemos observar o trabalho em grupo, brainstorming, criatividade, obstáculos na realização de projetos, as diferentes formas que as equipes encontram para solucionar problemas, etc. Além disso, Roberto Justus (ou João Doria, dependendo da temporada) e seus conselheiros dão sempre ótimos conselhos e dicas aos aprendizes durante o programa.
No Shark Tank, os empreendedores encaram investidores milionários e bilionários para tentar manter, expandir ou salvar seus negócios e tentam os convencer a investir em suas empresas. Durante os episódios, várias ideias sobre negócios são apresentadas e, além disso, os investidores dão conselhos sobre os produtos, processos, avaliação da empresa, expansão, finanças, gerenciamento, etc.
gigantes-blog-da-engenharia

Fonte: DailyMotion.com


Além destes dois programas, o documentário Gigantes da Indústria (ou, em inglês, The Men Who Built America) conta um pouco sobre homens que revolucionaram a indústria nos Estados Unidos. Podemos ver como eles foram empreendedores de visão numa época totalmente diferente e com recursos diferentes do que temos hoje.
Episódios dos programas de TV e do documentário podem ser encontrados no YouTube.
 

  1. Websites

Sites e blogs como Pequenas Empresas Grandes Negócios, Exame, Harvard Business Review, Business Week, Business Insider, empreendedor.com.br, ideiasdemarketing e o nosso querido Blog da Engenharia, entre outros, podem nos manter atualizados e ao mesmo tempo adicionar mais conhecimentos e incitar nossa criatividade. Separar 15 minutos do seu dia para ler notícias sobre negócios e novas ideias parece pouco, mas vale a pena!
 

  1. Pesquise!

Engenheiro, seja proativo! Crie formas, usando ideias inovadoras ou antigas, que te ajudem a chegar lá. Se não sabe algo que gostaria de aprender, não fique parado. Pesquise, converse com pessoas ao seu redor, o aprendizado está em todos os lugares.
 
E você, tem mais alguma dica pra acrescentar? Tem sugestões de livros, programas de tv ou blogs? Deixe seu comentário!

Copiado!
Engenharia 360

Jéssica Dias

Engenheira de Produção formada pela UENF com mais de dois anos de experiência em cadeia de suprimentos (supply chain), passando por funções nas áreas de logística, processos e planejamento de materiais. Apaixonada por tecnologia, leitura, ensinar o que sei e ajudar a outras pessoas a serem melhores em suas carreiras.

Comentários