Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Estudante de 18 anos cria menor satélite do mundo (e com impressão 3D)

Engenharia 360

2 min

POR Lucie Ferreira 05/06/2017

Rifath Sharook é um jovem indiano de 18 anos de idade que já tem um recorde no currículo: ele desenvolveu o menor satélite do mundo. Como se não bastasse essa proeza, a sua criação será lançada ao espaço pela NASA no dia 21 de junho.
Morador da cidade de Pallapatti, no estado indiano de Tamil Nadu, o estudante criou um aparato espacial que pesa apenas 64 g. Batizado KalamSat, em homenagem ao ex-presidente da Índia e cientista nuclear A. P. J. Abdul Kalam, o satélite é um cubo de 4 cm.
Além de ser o menor e mais leve satélite já criado, o KalamSat também é o primeiro produzido a partir de impressão 3D. Sua principal matéria-prima é um polímero de fibra de carbono, que proporciona resistência necessária à peça. O projeto de Sharook foi selecionado por meio de uma competição co-organizada pela NASA, chamada “Cubes in Space”.

Rifath Sharooke e o KalamSat, menor e mais leve satélite do mundo (Foto: Divulgação)

Missão espacial

O mini satélite foi criado com o objetivo de demonstrar o desempenho da fibra de carbono impressa em tecnologia 3D. Ele será lançado ao espaço a partir da Ilha Wallops, na costa leste dos Estados Unidos, onde está localizada uma das instalações da NASA.
A missão do KalamSat será realizar um voo suborbital de 240 minutos, operando por cerca de 12 minutos em ambiente de microgravidade espacial. Com isso, será possível analisar o comportamento da estrutura da peça.

O aparato tem apenas 4 cm e pesa 64 g (Foto: Divulgação)


O satélite possui computador de bordo e oito sensores internos integrados, que medem a aceleração, a rotação e a magnetosfera da Terra. Toda essa tecnologia precisou caber no pequeno cubo de 64 g para que o jovem indiano pudesse vencer a competição e ver seu projeto ser lançado ao espaço.
Para isso, ele precisou pesquisar diferentes modelos de satélites de todo o mundo, até descobrir que a sua invenção era a mais leve até então. Para viabilizar a produção da peça, ele contou com o financiamento de uma organização chamada “Space Kidz India”.
Não é a primeira vez que o estudante surpreende com uma invenção. Em 2015, ele criou um balão meteorológico de de hélio que pesava 1,2 kg. O aparato participou da competição “Young Scientist India” daquele ano.
Confira no vídeo abaixo mais informações e imagens:

Fontes: Canaltech, News Nation e India Samvad.

engenharia aeroespacial
impressão 3D
KalamSat
menor satélite do mundo
NASA
Rifath Sharooke
Satélite

Lucie Ferreira

mais
Imagem padrão usuário Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
China construirá hospital em 10 dias para pacientes de epidemia
Lei de poda de árvores é alterada em SP: entenda o que muda
Vagas de emprego e estágio para Engenharia de Janeiro
Grupo de pesquisa aplica simulações numéricas para reduzir turbulência nas asas de aeronaves
Vícios construtivos: o que são e como resolver? | Entrevista 360 com Alexandre Gomide
Saiba mais sobre a Internet das Coisas (IoT) na Construção Civil
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

6 Resultados