Engenharia 360

Estudante de 18 anos cria menor satélite do mundo (e com impressão 3D)

Engenharia 360
por Lucie Ferreira
| 05/06/2017 2 min

Estudante de 18 anos cria menor satélite do mundo (e com impressão 3D)

por Lucie Ferreira | 05/06/2017
Engenharia 360

Rifath Sharook é um jovem indiano de 18 anos de idade que já tem um recorde no currículo: ele desenvolveu o menor satélite do mundo. Como se não bastasse essa proeza, a sua criação será lançada ao espaço pela NASA no dia 21 de junho.
Morador da cidade de Pallapatti, no estado indiano de Tamil Nadu, o estudante criou um aparato espacial que pesa apenas 64 g. Batizado KalamSat, em homenagem ao ex-presidente da Índia e cientista nuclear A. P. J. Abdul Kalam, o satélite é um cubo de 4 cm.
Além de ser o menor e mais leve satélite já criado, o KalamSat também é o primeiro produzido a partir de impressão 3D. Sua principal matéria-prima é um polímero de fibra de carbono, que proporciona resistência necessária à peça. O projeto de Sharook foi selecionado por meio de uma competição co-organizada pela NASA, chamada "Cubes in Space".

Estudante de 18 anos cria menor satélite do mundo (e com impressão 3D)

Rifath Sharooke e o KalamSat, menor e mais leve satélite do mundo (Foto: Divulgação)

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Missão espacial

O mini satélite foi criado com o objetivo de demonstrar o desempenho da fibra de carbono impressa em tecnologia 3D. Ele será lançado ao espaço a partir da Ilha Wallops, na costa leste dos Estados Unidos, onde está localizada uma das instalações da NASA.
A missão do KalamSat será realizar um voo suborbital de 240 minutos, operando por cerca de 12 minutos em ambiente de microgravidade espacial. Com isso, será possível analisar o comportamento da estrutura da peça.

Estudante de 18 anos cria menor satélite do mundo (e com impressão 3D)

O aparato tem apenas 4 cm e pesa 64 g (Foto: Divulgação)


O satélite possui computador de bordo e oito sensores internos integrados, que medem a aceleração, a rotação e a magnetosfera da Terra. Toda essa tecnologia precisou caber no pequeno cubo de 64 g para que o jovem indiano pudesse vencer a competição e ver seu projeto ser lançado ao espaço.
Para isso, ele precisou pesquisar diferentes modelos de satélites de todo o mundo, até descobrir que a sua invenção era a mais leve até então. Para viabilizar a produção da peça, ele contou com o financiamento de uma organização chamada "Space Kidz India".
Não é a primeira vez que o estudante surpreende com uma invenção. Em 2015, ele criou um balão meteorológico de de hélio que pesava 1,2 kg. O aparato participou da competição "Young Scientist India" daquele ano.
Confira no vídeo abaixo mais informações e imagens:

Fontes: Canaltech, News Nation e India Samvad.

Comentários

Engenharia 360

Lucie Ferreira

Jornalista especializada.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo