Engenharia 360

10 Estilos de Arquitetura e Engenharia retratados em modelos de Tiny Houses

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 23/06/2022 | Atualizado em 18/09/2022 5 min

10 Estilos de Arquitetura e Engenharia retratados em modelos de Tiny Houses

por Simone Tagliani | 23/06/2022 | Atualizado em 18/09/2022
Engenharia 360

O universo do mercado imobiliário é mesmo incrível. Nos últimos anos, por conta das diversas transformações econômicas, sociais e climáticas no mundo, surgiram novos modelos de Arquitetura e Engenharia; outros modelos foram resgatados e adaptados às novas necessidades das sociedades. Um exemplo é o “boom” das Tiny Houses, Mini Houses e Motor Homes em países como os Estados Unidos – algo relacionado, inclusive, com o crescimento da nova tribo de nômades digitais.

Não dá para negar que o design dessas casas pequenas é muito atrativo e encantador. Podemos nos divertir comparando as plantas baixas; é mesmo curioso ver como pessoas diferentes adaptam uma mesma área, reaproveitando espaços dos modos mais criativos. Aliás, por vezes, essas moradias são usadas como experimentos decorativos, retratando alguns dos estilos de artes visuais mais emblemáticos de todos os tempos.

Separamos 10 exemplos para compartilhar com você! Inspire-se! Lembrando que o movimento Tiny House se baseia em “viver com menos”, mas ainda “viver com qualidade”!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Estilos aplicados aos modelos de Tiny Houses

1. Neoclássico

Imponente, com inspiração nos períodos renascentista, barroco e rococó. Tem como característica principal o uso de ornamentos rebuscados e linhas elegantes, em materiais e peças nobres – como em mármore – e em tonalidades sóbrias mais metalizados – como dourado e cobre. No fim, a atmosfera é muito glamorosa!

Tiny House
Imagem reproduzida de Upper Cumberland Business Journal

2. Romântico

Como o próprio nome explica, se baseia numa ideia romântica. Pode-se dizer que é uma vertente do clássico, que expressa intimidade. Na decoração, vemos peças que reafirmam sentimento de aconchego, além do uso de cores neutras, estampa floral e outras texturas complementares.

Tiny House
Imagem reproduzida de Pinterest

3. Provençal

Mais um modelo clássico, com uma pegada romântica, mas com um toque rural, mais rústico, embora também tenha um “que” tipo realeza francesa.

Tiny House
Imagem reproduzida de Pinterest

4. Rústico

Por falar em rústico, existem as Tiny Houses com inspiração em casas de praia ou campo, com elementos que transmitem muito aconchego e naturalidade – como mobília e piso em madeira natural.

Tiny House
Imagem reproduzida de Lovely Tiny House
Tiny House
Imagem reproduzida de iTinyHouses

5. Étnico

O rústico também pode expressar uma vertente cultural mais forte, os costumes de uma civilização, exibindo artesanatos de várias etnias diferentes.

Tiny House
Imagem reproduzida de Pinterest
Tiny House
Imagem reproduzida de Pinterest

6. Vintage

Este modelo tem um design se vale de peças antigas originais – sobretudo dos anos 10 a 30 – para compor cenários modernos.

Tiny House
Imagem reproduzida de Tiny Heirloom

7. Retrô

Aqui, nesse caso, a ideia é recriar a visão moderna dos anos 40 a 80. As Tiny Houses podem ser composta de peças antigas ou modernas que se parecem com antigas, como as do movimento Pop Art.

Tiny House
Imagem reproduzida de Tiny House Swoon
Tiny House
Imagem reproduzida de Guest Home Designed by Build Tiny – YouTube

8. Industrial

Com inspiração nos lofts criados na Nova York dos anos 30. Deixa tubulações aparentes. Usa muito peças metálicas e madeira de demolição, além de elementos imitando textura de tijolinho e cimento queimado.

Tiny House
Imagem reproduzida de BrasAussie Design
Tiny House
Imagem reproduzida de Download million images for free

9. Futurista High Tech

Entra um pouco naquela brincadeira dos anos 60 e 70, com a corrida espacial e o sonho da conquista do espaço, revolução das máquinas e mais. Usa muita tecnologia, como Engenharia de Automação, visando a praticidade, economia e conforto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Tiny House
Imagem reproduzida de NBC News
Tiny House
Imagem reproduzida de teethwhitening

10. Contemporâneo

Tem a ver com a nossa vida atual, num equilíbrio entre elementos artísticos e tecnológicos. O design é mais funcional e arrojado, composto de peças neutras em geometrias inovadoras, materiais lisos – como vidro, pedra polida e inox -, com alguns toques de cores vibrantes. E é claro, a iluminação natural é muito bem explorada para criar nuances e valorizar os espaços.

Tiny House
Imagem reproduzida de Treehugger

Minimalismo

Deixamos por fim um estilo cujo conceito surgiu desde moderno, que tinha como ideia se livrar dos excessos empregados nos modelos clássicos de Arquitetura, Engenharia e Decoração. É bastante clean e preza pela noção de que “menos é mais”, um lema que tem tudo a ver com o tipo de vida seguido por quem abre mão de viver em grandes moradias para habitar Mini Casas ou Tiny Houses.

Tiny House
Imagem reproduzida de lovePROPERTY
Tiny House
Imagem reproduzida de Minimaliste Houses

Então, qual desses estilos de Tiny Houses você curtiu mais? Escreva-nos na aba de comentários!

Veja Também: Estilos de Arquitetura Residencial: descubra qual deles combina com você


Fontes: Blog Essência Móveis, J. Otavio Arquiteto.

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; estudante de Marketing; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo