O universo do mercado imobiliário é mesmo incrível. Nos últimos anos, por conta das diversas transformações econômicas, sociais e climáticas no mundo, surgiram novos modelos de Arquitetura e Engenharia; outros modelos foram resgatados e adaptados às novas necessidades das sociedades. Um exemplo é o "boom" das Tiny Houses, Mini Houses e Motor Homes em países como os Estados Unidos - algo relacionado, inclusive, com o crescimento da nova tribo de nômades digitais.
Não dá para negar que o design dessas casas pequenas é muito atrativo e encantador. Podemos nos divertir comparando as plantas baixas; é mesmo curioso ver como pessoas diferentes adaptam uma mesma área, reaproveitando espaços dos modos mais criativos. Aliás, por vezes, essas moradias são usadas como experimentos decorativos, retratando alguns dos estilos de artes visuais mais emblemáticos de todos os tempos.
Separamos 10 exemplos para compartilhar com você! Inspire-se! Lembrando que o movimento Tiny House se baseia em "viver com menos", mas ainda "viver com qualidade"!
Estilos aplicados aos modelos de Tiny Houses
1. Neoclássico
Imponente, com inspiração nos períodos renascentista, barroco e rococó. Tem como característica principal o uso de ornamentos rebuscados e linhas elegantes, em materiais e peças nobres - como em mármore - e em tonalidades sóbrias mais metalizados - como dourado e cobre. No fim, a atmosfera é muito glamorosa!
2. Romântico
Como o próprio nome explica, se baseia numa ideia romântica. Pode-se dizer que é uma vertente do clássico, que expressa intimidade. Na decoração, vemos peças que reafirmam sentimento de aconchego, além do uso de cores neutras, estampa floral e outras texturas complementares.
3. Provençal
Mais um modelo clássico, com uma pegada romântica, mas com um toque rural, mais rústico, embora também tenha um "que" tipo realeza francesa.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
4. Rústico
Por falar em rústico, existem as Tiny Houses com inspiração em casas de praia ou campo, com elementos que transmitem muito aconchego e naturalidade - como mobília e piso em madeira natural.
5. Étnico
O rústico também pode expressar uma vertente cultural mais forte, os costumes de uma civilização, exibindo artesanatos de várias etnias diferentes.
6. Vintage
Este modelo tem um design se vale de peças antigas originais - sobretudo dos anos 10 a 30 - para compor cenários modernos.
7. Retrô
Aqui, nesse caso, a ideia é recriar a visão moderna dos anos 40 a 80. As Tiny Houses podem ser composta de peças antigas ou modernas que se parecem com antigas, como as do movimento Pop Art.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
8. Industrial
Com inspiração nos lofts criados na Nova York dos anos 30. Deixa tubulações aparentes. Usa muito peças metálicas e madeira de demolição, além de elementos imitando textura de tijolinho e cimento queimado.
9. Futurista High Tech
Entra um pouco naquela brincadeira dos anos 60 e 70, com a corrida espacial e o sonho da conquista do espaço, revolução das máquinas e mais. Usa muita tecnologia, como Engenharia de Automação, visando a praticidade, economia e conforto.
10. Contemporâneo
Tem a ver com a nossa vida atual, num equilíbrio entre elementos artísticos e tecnológicos. O design é mais funcional e arrojado, composto de peças neutras em geometrias inovadoras, materiais lisos - como vidro, pedra polida e inox -, com alguns toques de cores vibrantes. E é claro, a iluminação natural é muito bem explorada para criar nuances e valorizar os espaços.
Minimalismo
Deixamos por fim um estilo cujo conceito surgiu desde moderno, que tinha como ideia se livrar dos excessos empregados nos modelos clássicos de Arquitetura, Engenharia e Decoração. É bastante clean e preza pela noção de que "menos é mais", um lema que tem tudo a ver com o tipo de vida seguido por quem abre mão de viver em grandes moradias para habitar Mini Casas ou Tiny Houses.
Então, qual desses estilos de Tiny Houses você curtiu mais? Escreva-nos na aba de comentários!
Veja Também: Estilos de Arquitetura Residencial: descubra qual deles combina com você
Fontes: Blog Essência Móveis, J. Otavio Arquiteto.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.