Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Estilos de Arquitetura Residencial: descubra qual deles combina com você | Lista 360

por Simone Tagliani | 21/07/2021

Vai comprar uma casa? Mas qual escolher? A que tem ornamentos ou ambientes clean? Leia o texto para saber mais sobre os diferentes estilos de arquitetura!

Se você sonha em construir ou comprar um novo imóvel, já pode estar imaginando que estilo de residência combina com os seus gostos e preferências. Não é que a nossa casa tem que combinar com a nossa imagem pessoal. Mas, de certa forma, a arquitetura e a decoração dos espaços que habitamos acaba sempre sendo uma extensão da nossa personalidade. Tentamos manifestar, nos espaços construídos, o ideal perfeito de mundo que gostaríamos de viver. E isso vai se refletir, óbvio, em diversas escolhas que fazemos ao longo do tempo, incluindo algumas decisões de planejamento de projeto de moradia.

Então, você pode estar naquela etapa de procura por casas em sites de imóveis. Percebe que há diversas opções e tem dificuldade de imaginar diferentes opções de arquiteturas e até localidades que poderia residir e, assim, ser feliz. No texto a seguir, vamos fazer uma lista de informações e imagens para lhe ajudar nessa escolha. Inspire-se com os exemplos para tomar a sua decisão!

1.Estilo Clássico

Essa arquitetura apresenta um incrível equilíbrio das formas – algo que pode ser percebido tanto na arquitetura de fachada quanto na arquitetura de interiores. Geralmente a entrada das casas neste estilo apresentam colunas imponentes de concreto ou pedra. Também há amplas esquadrias com molduras, e estruturas de Bay Windows. Paredes em tons como branco e bege. Jardins muito bem elaborados com plantas podadas em desenhos geométricos puros. Ambientes com pé direito duplo. Pisos.com placas de pedras nobres, como mármore e porcelanato liso. Escadarias com corrimão de ferro, repleto de ornamentos. E outros detalhes com influência principalmente nos princípios gregos de arquitetura.

arquitetura
Imagem extraída de Blog Tua Terra
arquitetura
Imagem extraída de Entenda Antes

2.Estilo colonial

As casas de campo e de praia, com aspecto mais rústico, costumam ser cercadas pela natureza e ter estruturas feitas de pedra e madeira – muitas vezes sem revestimento e reaproveitadas de antigas edificações. Seus ambientes parecem bastante aconchegantes. Eles costumam apresentar cores claras, paredes de tijolos aparentes, pisos de ladrilho, estrutura de telhado sem forro, e cobertura – com desenho bem marcado – em materiais como barro, sapê, piaçava e palha.

arquitetura
Imagem extraída de Decor Fácil
arquitetura
Imagem extraída de Christian Guevara em Pinterest

A Arquitetura Colonial Brasileira

Não poderíamos deixar de citar, agora, as construções do período colonial brasileiro. Ainda é possível encontrar exemplares originais em propriedades de fazendas, principalmente no interior de São Paulo. Como característica, esta arquitetura se destaca por apresentar uma planta baixa retangular. E também é comum, nessas construções, o uso de alpendres e varandas de madeira.

arquitetura
Imagem extraída de
skyscrapercity.com em Pinterest

3.Estilo Arquitetura Moderna

O estilo moderno tradicional é encontrado em modelos antigos de arquitetura brasileira – a exemplo das obras de Niemeyer, Mendes da Rocha e Artigas. É importante não confundir isso com as novas residências construídas baseadas no estilo, porque, muitas vezes, fogem dos preceitos e ensinamentos do Movimento Moderno original. Neste caso, percebe-se uma total rejeição dos ornamentos. As casas apresentavam linhas retas, grandes panos de vidro e poucos detalhes na fachada com volumes assimétricos. E é bastante comum vermos construções com concreto aparente, janelões de vidro transparente, estruturas em ferro e aço, e telhados ocultos por platibandas.

arquitetura
Imagem extraída de Viva Decora

4.Estilo contemporâneo

Finalmente, vamos falar sobre o padrão de arquitetura mais utilizado nas novas construções de moradias. Como dissemos antes, essas casas apresentam muitos detalhes que lembram a arquitetura desenvolvida no período moderno. Contudo, em vários momentos, perceberemos a utilização de elementos em outros estilos aplicados às suas fachadas e interiores. E é justamente a possibilidade dessa mescla de referências que atrai tanto as pessoas. Lembrando que este modelo de Arquitetura vai, por vezes, ser construído também sobre ideias como estilo industrial, escandinavo, minimalista, clean, entre outros.

arquitetura
Imagem extraída de Casa de Valentina
arquitetura
Imagem extraída de Tua Casa

Veja Também: Terrazzo: conheça este material que é uma forte tendência na Arquitetura de Interiores

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; especialista em Artes Visuais; estudante de Jornalismo Digital e proprietária da empresa Visual Ideias - Redação, Edição e Produção de Conteúdos.