Engenharia 360

Dicas para um escritório e home office minimalista e produtivo [+ Review Nordweg]

Engenharia 360
por Eduardo Mikail
| 24/02/2022 | Atualizado em 25/02/2022 8 min

Dicas para um escritório e home office minimalista e produtivo [+ Review Nordweg]

por Eduardo Mikail | 24/02/2022 | Atualizado em 25/02/2022
Engenharia 360

Tempo e planejamento‘, estas coisas são essenciais em ambientes modernos de trabalho – isso inclui também aqueles montados dentro de casa, claro. A boa organização desses espaços deve atingir tanto o meio digital quanto o meio físico também, pensando na boa saúde, melhora da produtividade, inspiração diária, conforto e até mesmo proteção. E uma opção de tendência em design para escritórios é o estilo minimalista; muito apropriado para home offices e que ajuda melhor justamente nesta questão da organização. Confira as dicas apresentadas a seguir e planeje seu local de serviços, o seu escritório, de um modo mais contemporâneo possível!

Planejando um escritório minimalista

Um escritório fora de casa, além de um home office ou cantinho de estudos dentro de casa; todos estes três tipos de espaços não precisam passar por grandes reformas para parecerem confortáveis. Conquistar isso pode ser mais fácil do que se imagina! Primeiro, você deve saber que, seguindo o conceito minimalista, “menos é mais“! Ou seja, priorize por amplitude e claridade; traduzindo esta ideia, use poucos móveis e ornamentos, além de uma paleta de cores mais neutra – preferencialmente com tons claros predominantes – e setores muito bem iluminados.

Kit Workplace
Imagem Engenharia 360

Esquema de cores

Como já era de se esperar, o branco é a cor mais indicada para escritórios minimalistas, pois é neutra, reflete melhor a luz e faz os ambientes parecerem maiores. E, como sabemos, a falta de espaço para home office é um dos problemas mais enfrentados por aqueles que precisaram adaptar rapidamente o seu regime de trabalho em tempos de pandemia. Óbvio que não devemos limitar a paleta da decoração somente nesta cor. Uma boa ideia é acrescentar toques de cinza, marinho, marrom, bege e até preto nesta composição, em tons fáceis de combinar em paredes e com itens decorativos, transmitindo a sensação de paz, de calmaria e de um espaço mais organizado.

Mobiliário

Adote, para o seu escritório ou home office, móveis em traços retos ou linhas limpas e em materiais como madeira e metal. Outro material que costuma fazer sucesso no estilo minimalista é o acrílico – peças transparentes contribuem para um visual “clean” e arejado. Mas você perceberá, ao final dessa produção, que ambientes assim não são nada “sem graça” ou “vazios”, “frios” ou “pouco convidativos” como seria possível imaginar com a breve explicação deste texto. É possível adicionar diferentes padrões, formas, cores, texturas e elementos industriais, escandinavos e modernos para diversificar e dar personalidade ao local.

O que não pode faltar nessa decoração são móveis que deixem pouco espaço visível para as “bagunças”. Nessa linha, há muitas unidades de armazenamento para guardar itens essenciais. Nichos, estantes, prateleiras, armários multifuncionais, gaveteiros, e mais. E é claro que não pode falar a importantíssima dupla mesa e cadeira, em design elegante.

Ornamentação

A própria presença da madeira ou de outros materiais em móveis, revestimentos e acessórios já deve deixar o seu escritório ou home office com um visual mais aquecido e agradável. Claro que a base ou pano de fundo deve ser mantido o mais leve e simples possível. Depois, vale trabalhar com vasos de folhagens, os materiais de escritórios e alguns elementos feitos de matéria-prima natural – como palha para os cachepôs, couro para os materiais de escritório e pedras para base de mesas.

E não esqueça da iluminação. A luz faz toda diferença em qualquer ambiente e é fundamental para suas atividades profissionais em escritórios e home offices. E, inclusive, as luminárias são uma peça-chave do estilo minimalista. Um modelo muito utilizado são as fixas na parede com suporte simples e reto, de madeira ou metal e com lâmpadas que deixam o filamento aparente. Você verá que poucos acessórios trarão mais personalidade a esse espaço e valorizarão as peças principais!

Kit Workplace
Imagem Engenharia 360

Motivos para apostar no minimalismo para escritórios

Minimalismo é uma tendência de design e decoração para escritórios com visual mais “clean” e organizado; um estilo bastante valorizado e que ganha cada vez mais adeptos no mundo, sendo capaz de gerar ambientes modernos. Só que esse é um movimento que vai muito além, abrangendo comportamentos e hábitos diferenciados. A ideia é fazer de tudo para aliviar os níveis de estresse, o que inclui até mesmo tentar diminuir a quantidade de informação ao redor que polui e satura a visão. A consequência disso é mais organização e praticidade para a vida!

E o legal de quando diminuímos as peças de decoração é que, nesse caso, acabamos valorizando o que permanece no espaço. Por exemplo, um kit de escritório!

“A ideia de viver de forma simples possibilita uma vida com menos estresse, mais liberdade, menos distração e mais tempo. Uma das coisas que me deixam obcecada é a quantidade de elementos de bom gosto que podem ser colocados em camadas para trazer profundidade e equilíbrio para qualquer ambiente.” –  Fundadora da FA Home, Acessórios de Moda, Chandrika Thatai, em reportagem de Decor Style, IG.

Conhecendo os produtos da Nordweg

Já ouviu falar da Nordweg? Este é uma empresa brasileira, com sede em Picada Café, uma pequena e charmosa cidade de colonização alemã em meio à serra do Rio Grande do Sul. Ela trabalha há mais de uma década com produtos de couro, todos feitos por habilidosos artesãos, que, até hoje, utilizam técnicas passadas através de gerações. Além do mais, conta-se com parceiros com processos sólidos, comprometidos com o meio ambiente. Inclusive, quando falamos em couro logo o que as pessoas questionam é exatamente esta questão dos impactos contra a natureza. Mas Nordweg pensou nisso também!

Sabia que o couro de origem bovina é uma das mais antigas formas de reciclagem? O material, que seria eventualmente descartado, é aproveitado da melhor forma possível na criação de bonitos produtos. E é claro que, quando tratado em um processo seguro e responsável, como é o caso da Nordweg e seus fornecedores, o couro tem um impacto ambiental muito menor que os sintéticos derivados do petróleo, produzidos em alta escala em grandes indústrias poluidoras na China, chamados de “ecológicos” – que levaram esse nome apenas para atrair consumidores.

Kit Workplace
Imagem Engenharia 360

Qualidade e durabilidade

Um produto realmente feito de couro apresenta mais qualidade e durabilidade, precisa de menos manutenção, é substituído com menos frequência e gera, na maior parte, apenas resíduos biodegradáveis. E especialmente os produtos da Nordweg são praticamente companheiros para a vida toda, com Garantia Vitalícia! Eles são bastante úteis, feitos em um processo de curtimento seguro e limpo, certificado pelos mais rigorosos padrões de sustentabilidade e segurança internacionais chamados REACH e LWG. A saber, o REACH é até mesmo usado pela União Europeia e se trata de uma lista de substâncias restritas.

Cuidados com manutenção

A decoração do seu escritório ou home office pode contar com muitos objetos feitos de couro; a cadeira seria um exemplo, assim como acessórios vendidos pela Nordweg. Este material, quando novo, apresenta toque suave, brilho e beleza; e assim queremos que ele permaneça por muitos anos, o que vai exigir manutenção constante. Por isso, tome cuidado com objetos pontiagudos e canetas; limpe tudo com pano umedecido com água, sem utilizar produtos químicos; hidrate as superfícies com cremes de manutenção, passados com panos macios e limpos, em movimentos circulares. Por fim, mantenha os objetos de couro em lugares secos, arejados e longe do sol intenso.

Kit Workplace
Imagem Engenharia 360

Kit Workplace

Como dito antes, devemos usar e abusar dos acessórios modernos, como os da Nordweg, em escritórios e home offices minimalistas. O que acontece nessa tendência é que diminuímos a quantidade e escolhemos melhor cada uma das peças para que a decoração final seja simples e elegante, focando no que é essencial para a rotina!

O Kit Workplace, da Nordweg, é composto de três produtos, disponíveis nas cores caramelo, café e preto. O primeiro deles é o Porta Objeto, ideal para organizar os objetos sobre a mesa de trabalho, deixando os pertences pessoais reunidos para que sejam facilmente acessados no dia a dia. Seu design, obviamente, é minimalista, seguindo o padrão dos demais itens produzidos pela empresa – também em couro resistente.

Já o segundo produto é o Desk Pad, uma base ideal para mouse, teclado ou notebook, no mesmo acabamento Premium das mochilas Nordweg – as quais já falamos algumas vezes por aqui. E o terceiro é o Organizador Tech, uma pequena bolsinha de mão para transportar e manter cabos, carregadores e outros itens eletrônicos bem organizados, tendo, por dentro, bolsos de malha elástica com espaço para armazenar todas as pequenas coisas que normalmente se perdem ou ficam soltas em sua mochila, ou bolsa.

O Engenharia 360 teve a incrível oportunidade de testar estes produtos, eis as nossas impressões:

Quem nos acompanha há alguns anos, sabe no nosso histórico de uso de produtos da marca, desde para o uso no dia a dia pesado da Engenharia e Obras – até em viagens de turismo e trabalho -, e também no mochilão que fizemos pela América do Sul, em condições mais “severas de uso”. Detalhe: todos os produtos ainda estão em excelentes condições!

Agora, falando sobre essa linha mais recente, além de ter deixado nosso ambiente de trabalho muito mais clean, deu uma motivação adicional para trabalhar e estudar. Os produtos possuem um acabamento ímpar, desde o porta-objetos que é muito útil quando chega da rua para jogar as chaves e carteira sem danificar a mesa ou deixar o ambiente bagunçado, até o Organizador Tech que é uma “mão-na-roda” para organizar os cabos do celular e computador, mouse, HD externo e até a Apple Pencil que vivia caindo pela mochila.

Kit Workplace
Imagem Engenharia 360
Kit Workplace
Imagem Engenharia 360

Para finalizar, precisamos falar também do Desk Pad, que é muito interessante, pois além de dar um charme à mesa, elimina a necessidade de usar um mouse pad abaixo do mouse.

E aí, conta para gente como é seu ambiente de trabalho e quais são os itens fundamentais para te ajudar a ter mais produtividade no home office!

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil e empresário, tem o empreendedorismo como estilo de vida. Já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje é sócio-fundador da Mikail Engenharia, além do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e maiores veículos especializados no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Adora viajar e adquirir conhecimento, pois acredita que é a maior riqueza do ser humano.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo