Engenharia 360

Conheça a equação matemática que enganou a Inteligência Artificial mais avançada do mercado

Engenharia 360
por Redação 360
| 02/05/2023 | Atualizado em 17/05/2023 3 min
Imagem de Elchinator por Pixabay

Conheça a equação matemática que enganou a Inteligência Artificial mais avançada do mercado

por Redação 360 | 02/05/2023 | Atualizado em 17/05/2023
Imagem de Elchinator por Pixabay
Engenharia 360

Recentemente, uma equação matemática desafiou a capacidade da Inteligência Artificial mais avançada do mercado, o ChatGPT. Claro que vale lembrar que, embora a IA tenha sido treinada em milhões de exemplos e possua uma capacidade de processamento impressionante, ela ainda pode falhar. O desafio apresentado no texto a seguir, do Engenharia 360, mostra que, apesar de toda a sofisticação da tecnologia atual, ainda existem limitações inerentes à capacidade de processamento dos chatbots e que há muito trabalho a ser feito para que ela possa lidar com todas as complexidades do mundo real.

Veja Também: E=mc²: conheça a equação mais famosa de Albert Einstein que deu origem à bomba atômica

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Qual é a conta de matemática que está dividindo a Internet e condundido a Inteligência Artificial?

A conta de matemática que está dividindo a Internet e condundido a Inteligência Artificial em duas interpretações e resultados possíveis é a seguinte:

8÷2(2+2)

Alguns interpretam que a resposta correta é 16, enquanto outros acreditam que é 1. Isso acontece porque a ordem de resolução das operações não está clara na expressão, e algumas pessoas fazem as operações de forma diferente. No entanto, a convenção mais moderna adotada pela matemática é seguir a ordem indicada pela sigla PEMDAS, que indica que primeiro devemos resolver o que está dentro dos parênteses, em seguida a multiplicação e divisão, e por fim a adição e subtração.

equação matemática interpretação inteligência artificial chatgpt
Divulgação de teste realizado no ChatGPT | Imagem reproduzida de Terra

Por que até mesmo calculadoras podem errar a conta?

A resolução da equação "8÷2(2+2)" não é simples de nem resolver, mesmo por Inteligência Artificial, porque envolve uma ambiguidade na ordem das operações. A convenção mais moderna adotada pela matemática é a sigla em inglês PEMDAS. Entretanto, nem todos seguem essa convenção e algumas calculadoras podem ter uma ordem própria definida pelos desenvolvedores, o que pode levar a resultados diferentes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Você conhece a equação de Drake?

Qual é a regra conhecida da matemática que deve ser seguida nesse caso?

A regra conhecida da matemática que deve ser seguida nesse caso é que as operações matemáticas devem ser realizadas em uma determinada ordem para garantir a precisão dos resultados. A sigla PEMDAS é usada para representar a ordem correta das operações matemáticas.

Aliás, PEMDAS significa:

P - Parênteses; E - Expoentes; M - Multiplicação e divisão (da esquerda para a direita); D - Adição e subtração (da esquerda para a direita).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com essa regra, as operações dentro dos parênteses devem ser resolvidas primeiro, seguidas pelos expoentes, depois a multiplicação e divisão da esquerda para a direita e, finalmente, a adição e subtração da esquerda para a direita.

equação matemática interpretação inteligência artificial chatgpt
Matemático mostra diferentes interpretações do resultado | Imagem reproduzida de Terra

Quais são os resultados possíveis da operação e a resposta correta para a equação?

Com base nas informações apresentadas na figura anterior, o primeiro resultado correto da operação 8÷2(2+2) é 16. Mas a maneira correta de resolvê-la é seguindo a convenção PEMDAS, como dito antes, indicando a ordem a ser adotada em operações: primeiro, resolvem-se os parênteses, depois as multiplicações e divisões, e por último as adições e subtrações, sempre da esquerda para a direita.

Dessa forma, primeiro resolve-se 2+2, que resulta em 4, e em seguida realiza-se a multiplicação 2(4), que resulta em 8, e por fim, realiza-se a divisão 8÷8, que resulta em 1.

Veja Também:


Fontes: Terra.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo