Engenharia 360

Educação como agente de transformação social: iniciativas de empresas de Engenharia e Arquitetura

Engenharia 360
por Redação 360
| 29/10/2021 | Atualizado em 27/04/2023 3 min
Imagem de Freepik

Educação como agente de transformação social: iniciativas de empresas de Engenharia e Arquitetura

por Redação 360 | 29/10/2021 | Atualizado em 27/04/2023
Imagem de Freepik
Engenharia 360

Imagine que maravilhosa seria a sensação de todos se sentindo incluídos na nova sociedade do mundo digital que conhecemos hoje. Enquanto isso, nós, aqui no Brasil, ainda lutamos por direitos básicos para muitas comunidades, como moradia, acesso à boa educação e saúde, inclusão de classes e participação em outras tantas discussões relevantes. Porém, enquanto alguns olham esta situação e se contentam em não fazer nada, outros "levantam as mangas" e lutam por mudanças. As histórias a seguir são um lindo exemplo de Engenharia e Arquitetura que podemos fazer mais, começando ainda na sala de aula.

Veja Também: 6 maneiras de tornar a arquitetura urbana mais igualitária

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Empresa de Engenharia e Arquitetura alfabetiza funcionários e ensina informática

A empresa MPD Engenharia, há mais de 36 anos atuando na área de construção civil, está constantemente elaborando ações para reconhecer, valorizar e ajudar o seu time de trabalho. Por exemplo, ela já ajudou a criar um programa de alfabetização - o Construindo Letras - e outro de alfabetização digital - a Escola de Inclusão Digital. Este último é composto de quarenta aulas de informática básica voltada para todos os colaboradores dos canteiros de obras. O professor é voluntário e os alunos não pagam nada, podendo, ao fim do curso, levar um computador para casa para continuar treinando suas habilidades. 

instrução pessoas - Engenharia e Arquitetura
Imagem reproduzida de Razões para Acreditar

Arquitetas ensinam mulheres a construírem suas próprias casas

Em 2014, surgiu outro projeto bem inspirador, a Arquitetura na Periferia. Ele foi fruto de uma tese de mestrado da então estudante de arquitetura Carina Guedes, inspirada nas ocupações comunitárias das populações carentes, que tanto necessitam da assistência de Engenharia e Arquitetura para construir estruturas de moradias mais seguras. Ela focou na força das mulheres e o que elas podem fazer para mudar a realidade de onde vivem e trabalham. Enfim, a iniciativa oferece capacitação e assistência técnica para as mulheres de territórios com déficit de habitação e infraestrutura – como favelas, comunidades periféricas e ocupações.

O início da atuação do projeto Arquitetura na Periferia começou a atuar nas ocupações Paulo Freire e Eliana Silva com oficinas de aprendizado com 4 a 6 meses de duração. As aulas começam com princípios de desenhos e croquis, noções básicas de finanças (para saber como lidar com o empréstimo recebido pelo projeto), matemática e como comprar os materiais necessários de construção.

instrução pessoas
Imagem reproduzida de Fundação Banco do Brasil
instrução pessoas
Imagem reproduzida de Viva Grande BH

"Trabalhamos para que as mulheres tenham o máximo de autonomia no processo de tomada de decisões envolvendo a melhoria de suas casas.", "É muito legal ver a transformação delas durante este processo: líderes comunitárias já reconhecidas nesse espaço de luta, mas não no doméstico, passam a ver que têm igualmente a mesma capacidade, e que a elas só falta o acesso à informação." - Carina Guedes, em reportagem de Razões para Acreditar.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Razões para Acreditar, Razões para Acreditar 2.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo