Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

STUDYGRAM: o que é e qual sua importância? | 360 Explica

por Karla Rayane | 01/11/2021

A prática atual do Studygram pode apontar uma nova direção de ensino e aprendizagem para o futuro pós-pandemia. Descubra o seu significado!

Studygram é uma palavra composta por dois nomes da língua inglesa, “study” que significa estudo, e “gram” que se refere ao Instagram. Esse termo é muito usado para quem compartilha rotina de estudo e experiências na rede social (ESEG, 2021). Entenda melhor o seu significado no texto a seguir!

O Studygram na prática

Na pandemia decorrente da Covid-19, computadores, notebooks e celulares passaram de ferramenta de pesquisa para o acesso a plataformas de educação a distância (EAD). Surgiram vários canais educacionais novos no YouTube, páginas de sites de rede social como o Facebook que tiram dúvidas do vestibular, além de diversos outros conteúdos voltados para o ensino que permeiam os ambientes on-line.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

estudo
Imagem reproduzida de It’s Lizzie

Entre os conteúdos compartilhados tem os:

  • resumos de matérias,
  • mapas mentais,
  • dicas de como organizar os estudos,
  • mensagens motivacionais,
  • técnicas de caligrafia conhecidas, como lettering e artigos de papelaria,
  • dentre outros.

Quem são os studygrammers

Temos nos studygrans, que são estudantes – que vão desde o ensino fundamental, passando por vestibulandos, universitários e pessoas – que estão estudando para concursos públicos, os chamados “concurseiros”.

Assim os studygrammers vão ser as figuras públicas que um dia decidiram sair do anonimato, levaram seus cantinhos de estudos para a internet e transformaram o Instagram em uma sala de aula!

estudo
Imagem reproduzida de Studygram
estudo
Imagem reproduzida de Blog Imaginie

Surge uma nova forma de estudar

Pode-se dizer então que eles ajudam outros estudantes que geralmente estão na mesma fase e têm dificuldades em focar e seguir motivado em suas áreas de estudos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Através de seus ensinamentos, percebemos que as formas de se estudar vêm se modificando! Por exemplo, com uma rápida pesquisa no Instagram, é possível identificar diferentes contas que reúnem dezenas e até centenas de milhares de seguidores curtindo, comentando, compartilhando. E, o mais importante, aprendendo a partir das publicações dos studygrammers!

Lembrando que é de suma importância verificar sempre a veracidade dos conteúdos os quais irá se optar por seguir.

Comentários

Engenharia 360

Karla Rayane

Graduanda em Engenharia Civil pelo Centro Universitário UNINTA e graduanda em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.