Studygram é uma palavra composta por dois nomes da língua inglesa, “study” que significa estudo, e “gram” que se refere ao Instagram. Esse termo é muito usado para quem compartilha rotina de estudo e experiências na rede social (ESEG, 2021). Entenda melhor o seu significado no texto a seguir!
O Studygram na prática
Na pandemia decorrente da Covid-19, computadores, notebooks e celulares passaram de ferramenta de pesquisa para o acesso a plataformas de educação a distância (EAD). Surgiram vários canais educacionais novos no YouTube, páginas de sites de rede social como o Facebook que tiram dúvidas do vestibular, além de diversos outros conteúdos voltados para o ensino que permeiam os ambientes on-line.
Entre os conteúdos compartilhados tem os:
- resumos de matérias,
- mapas mentais,
- dicas de como organizar os estudos,
- mensagens motivacionais,
- técnicas de caligrafia conhecidas, como lettering e artigos de papelaria,
- dentre outros.
Quem são os studygrammers
Temos nos studygrans, que são estudantes - que vão desde o ensino fundamental, passando por vestibulandos, universitários e pessoas - que estão estudando para concursos públicos, os chamados “concurseiros”.
Assim os studygrammers vão ser as figuras públicas que um dia decidiram sair do anonimato, levaram seus cantinhos de estudos para a internet e transformaram o Instagram em uma sala de aula!
Surge uma nova forma de estudar
Pode-se dizer então que eles ajudam outros estudantes que geralmente estão na mesma fase e têm dificuldades em focar e seguir motivado em suas áreas de estudos.
LEIA MAIS
Através de seus ensinamentos, percebemos que as formas de se estudar vêm se modificando! Por exemplo, com uma rápida pesquisa no Instagram, é possível identificar diferentes contas que reúnem dezenas e até centenas de milhares de seguidores curtindo, comentando, compartilhando. E, o mais importante, aprendendo a partir das publicações dos studygrammers!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Lembrando que é de suma importância verificar sempre a veracidade dos conteúdos os quais irá se optar por seguir.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Karla Rayane
Sou Engenheira Civil, pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho e Licencianda em Física. Possuo um instagram que "desenreda" a Engenharia Civil, o @studygramdak_