"Re.pote" é o nome da proposta do uso de potes retornáveis que queremos te apresentar hoje!
Tal iniciativa visa atingir sobretudo os estabelecimentos que vendem comida por delivery. Assim, é possível reduzir drasticamente o uso de embalagens plásticas.
A ideia é que os clientes recebam seus pedidos no tupperware, e depois de utilizados eles possam devolvê-lo em pontos de coleta. Afinal, o Brasil é atualmente o quarto país que mais produz lixo plástico do mundo. Somente 1,28% do lixo plástico produzido por ano é reciclado, de um total de 11,3 milhões de toneladas.

A jovem engenheira de produção Júlia Berlingeri pôs a ideia em prática por meio do apoio da Poli Júnior, a empresa júnior de Engenharia da USP - Universidade de São Paulo. Ela comenta: “A proposta do Re.pote é ser um recipiente que transforme a forma de realizar o delivery ao reduzir os resíduos gerados pelos serviços de entregas de alimentos de uma maneira inteligente, prática e sustentável”.

Potes retornáveis são feitos de material reciclado
Além de promover a redução do lixo plástico, os próprios potes retornáveis são feitos de material reciclado. A ideia é que eles também fossem resistentes a temperatura e pressão. Lívia Leite de Almeida, diretora de gestão de pessoas, conta um pouco sobre o processo de pesquisa de materiais para a fabricação dos potes:
“A camada externa seria feita de polipropileno reciclado, material barato que atende a todas os requisitos desejados, além de ser facilmente encontrado no mercado. Já a parte interna – que estaria em contato com os alimentos – contaria com uma fina camada de polipropileno virgem, que apesar de não ser reciclado, não faz com que o produto perca sua marca ecológica."
- Lívia Leite de Alemeida, em reportagem de Razões para Começar.

Outra vantagem dessas opções de matéria-prima é que elas são comuns no Brasil, reduzindo o custo de produção. Além disso, a princípio, parece que os restaurantes receberam bem a ideia: “As respostas do estudo me surpreenderam e serviram de motivação porque pude enxergar que 70% dos estabelecimentos entrevistados estavam muito interessados no produto e dispostos a pagar um valor maior por ele”, disse Júlia Berlingeri
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Júlia enfatiza: "Vamos disponibilizar nossos re.potes para que os restaurantes ofereçam como opcional na entrega, no lugar das embalagens de isopor ou plástico descartável. Quem comprar pode ficar com eles e usar em casa ou devolver pra gente, recebendo parte do valor de volta. O importante é não virar lixo!".
Então, o que achou da iniciativa para comidas delivery da Re.pote? Acha que pode ser bem aceita no restante do país? Escreva nos comentários!
Fonte: Razões para acreditar.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários

Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.