Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia de Agronegócios

VER POSTS CONHEÇA AS ENGENHARIAS

engenharia de agronegócio

+ O que é o curso?

O objetivo do curso é formar profissionais que possam trabalhar nas áreas de agricultura e pecuária. Ele é voltado para técnicas de gerenciamento, processamento, armazenagem, transporte, administração, garantia da qualidade e transporte de produtos agropecuários.

+ As atividades do profissional

Quando formado, o profissional da Engenharia de Agronegócios pode usar as ferramentas aprendidas para ter uma visão do agronegócio do ponto de vista das ferramentas da Engenharia de Produção, com o objetivo de minimizar perdas e otimizar recursos. Ele pode atuar na cadeia de produção do agronegócio (incluindo armazenamento e transporte) de forma autônoma ou em empresas.

O profissional também pode atuar em órgãos públicos ou privados, nos setores de planejamento agroindustrial, bancos de financiamento, insumo, agropecuária, pesquisa e ensino, desenvolvimento de produtos e outras áreas.

+ As matérias do curso

O curso de Engenharia de Agronegócios conta com as matérias do ciclo básico da Engenharia, como cálculos, geometria analítica, álgebra linear, estatística, físicas, mecânica, métodos numéricos e outras, e com matérias específicas de diversas áreas. Há matérias de ciências agrárias (como processos agroindustriais, técnicas pecuárias, insumos agropecuários, secagem e armazenamento de grãos, biologia, microbiologia, práticas de laboratório, energia da biomassa, gestão em bovinocultura leiteira, embalagens para produtos agroindustriais, fundamentos da nutrição, recuperação de áreas degradadas, gestão ambiental e mais) e matérias da área administrativa e de gestão (como administração e organização, planejamento estratégico, análise de mercado de produtos agroindustriais, marketing estratégico, gestão do desenvolvimento de produtos, gestão de pessoas e outros).

+ O mercado de trabalho

O setor do agronegócio é crescente no Brasil, de modo que o profissional formado em Engenharia do Agronegócio não tem muita dificuldade em encontrar oportunidades. Ainda, por ser um curso relativamente recente no país, o mercado demanda esses profissionais.

+ As faculdades com o curso

A universidade que oferece o curso é a Universidade Federal Fluminense (UFF), no campus de Volta Redonda. Ele é presencial, integral e dura entre 10 e 15 semestres.

Referências: UFF