Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Como o engenheiro de produção pode atuar no agronegócio?

Engenharia 360
por Samira Gomes
| 16/06/2020 3 min

Como o engenheiro de produção pode atuar no agronegócio?

por Samira Gomes | 16/06/2020
Copiado!

Uma das vantagens da Engenharia de Produção é a característica multidisciplinar do curso, que permite formar profissionais capazes de atender diferentes e variados segmentos, tais como as indústrias, organizações públicas, como a Petrobrás e o BNDEs, organizações privadas, entre elas empresas de consultoria e bancos de investimento, e o agronegócio. Esta última área ganhou destaque nos últimos anos e o engenheiro de produção tornou-se essencial no setor.

campo de agricultura
Imagem: Sebrae

Habilidades do engenheiro de produção

Além da qualificação técnica referente aos sistemas produtivos, esse profissional possui capacidade gerencial para prever e avaliar resultados, analisar e combater problemas, como também implementar melhorias contínuas na produção, de modo que ela se torne eficiente.

Esse perfil eclético de habilidades permite que o engenheiro de produção atue como gestor de manutenção ou qualidade, ambiental, bem como possa elaborar projetos, trabalhar com finanças, organização e segurança do trabalho e muitas outras inúmeras atividades. Tendo em vista que a gestão de recursos de uma empresa é um fator fundamental para o seu sucesso, o profissional graduado nessa engenharia é essencial dentro de uma organização e possui subsídios para atuar na agroindústria.

Como atuar no agronegócio?

Com um clima favorável, grande área de cultivo, boa localização para exportação e níveis elevados de capacitação dos produtores, não é surpresa que o Brasil seja um dos maiores produtores e fornecedores de alimentos do mundo. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), 21% do PIB brasileiro é movimentado pelo agronegócio, sendo este um setor crucial para o crescimento econômico do país atualmente.

São aproximadamente 17 milhões de empregos gerados pela agroindústria e bilhões de reais por ano para a economia nacional, o que de fato se deve às ótimas condições geográficas nacionais, como foi citado, mas também à integração das cadeias produtivas (produtores, distribuidores, fornecedores de insumos, prestadores de serviço e indústrias).

Os ótimos resultados desse ramo têm despertado a competitividade na área. Por esse motivo, muitas empresas estão passando a buscar por profissionais que garantam a continuação dos elevados índices de produção e exportação, aumentando a qualidade dos produtos e investindo no agronegócio internacional. O engenheiro de produção é imprescindível nesse processo.

engenheiro de produção em indústria olhando para torre
Imagem: Unicesumar

Na produção agrícola, a comercialização e distribuição dos produtos são realizadas por esse profissional, bem como todas as etapas do processamento industrial. Para quem tem interesse nessa área, encontra uma ótima oportunidade de crescer na carreira e se destacar, solucionando problemas que muitas vezes são minimizados.

Além disso, o engenheiro de produção especializado na área de engenharia do trabalho pode aplicar seus conhecimentos em segurança de operações na agroindústria. Afinal, toda empresa deseja diminuir os custos de seus processos e garantir aos clientes o cumprimento dos prazos da entrega do produto com o máximo de qualidade.

Vale mencionar que a descoberta do potencial dos profissionais da produção no campo não é recente. Em 1992, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) dava origem ao curso de Engenharia de Produção Agroindustrial para suprir as necessidades de profissionais com conhecimentos acerca de agropecuária, industrialização e comercialização no mercado. Hoje, essa demanda só cresceu, e podemos enxergar um futuro promissor e estável, repleto de oportunidades para o engenheiro de produção que decidir adentrar ao agronegócio.

Se interessou pela área? Compartilhe sua opinião nos comentários, engenheiro(a)!

Descubra como e qual universidade escolher para cursar engenharia!

Fontes: ESEG; G1

Copiado!
Engenharia 360

Samira Gomes

Engenheira de Produção em formação no Vale do São Francisco. Nordestina aspirante a escritora, apaixonada por histórias de ficção científica, astronomia, séries e super-heróis.

Comentários