Desde sempre existe uma certa rivalidade entre alunos dos cursos de exatas e humanas. Ambos os lados discutindo sobre qual carreira é melhor seguir, a que dá mais dinheiro ou a que dá maior realização profissional.
Pelo senso comum, classificamos toda Engenharia em geral como uma ciência exclusivamente exata. E você, caro leitor, concorda com essa afirmação? Seria ela totalmente correta?
Pela lógica, sim, Engenharia é uma ciência exata. Pois ao calcular uma máquina, um edifício, ou até mesmo planejando processos, utilizamos da linguagem numérica para definir o que deve ou não deve ser feito. A matemática que utilizamos é exata.
Mas o que a Engenharia tem de Ciências Humanas?
Vamos dar um exemplo de um processo de fabricação de um produto “X” em duas empresas diferentes “A” e “B”. A empresa “A” possui uma máquina que produz 40 unidades por hora desse produto “X”. Durante uma jornada de trabalho de 8 horas, essa empresa produz 320 peças. A empresa “B” possui uma outra máquina que produz 20 unidades por hora desse mesmo produto “X”. Agora vem a pergunta: Quantas horas extras o funcionário da empresa “B” teria que fazer para acompanhar a empresa “A” em produção diária? Obviamente, temos como resposta: 8 horas extras.
Numericamente esse valor está correto, mas na prática ele não é possível. Por questões óbvias a lei trabalhista não permite que o funcionário faça essa quantidade de horas extras durante um dia de trabalho. Para esse cálculo podemos considerar o valor da hora extra do funcionário, que no final irá impactar no custo final do produto. Vários outros fatores de produção podem e devem ser utilizados, como consumo de energia, velocidade do processo, etc.
Nos preocupamos tanto com os números que as vezes esquecemos que tudo que um engenheiro projeta ou executa, um dia será utilizado por seres humanos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Há leis, normas e procedimentos que devemos obedecer para que o nosso trabalho funcione e dê um resultado positivo.
Talvez seja isso o que torna a engenharia em geral um campo de trabalho tão empolgante e desafiador. Esse texto tem como objetivo mostrar que exatas e humanas, por mais diferentes que sejam, devem sempre andar juntas.
E claro, mesmo depois de saber de tudo isso não podemos esquecer que:
Veja Também: A Engenharia nas escolas - despertando nas crianças o interesse pelas Ciências Exatas
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO