Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia: uma ciência exata?

por Marcos Muniz | 03/02/2016
Copiado!

Desde sempre existe uma certa rivalidade entre alunos dos cursos de exatas e humanas. Ambos os lados discutindo sobre qual carreira é melhor seguir, a que dá mais dinheiro ou a que dá maior realização profissional.

Pelo senso comum, classificamos toda Engenharia em geral como uma ciência exclusivamente exata. E você, caro leitor, concorda com essa afirmação? Seria ela totalmente correta?

Pela lógica, sim, Engenharia é uma ciência exata. Pois ao calcular uma máquina, um edifício, ou até mesmo planejando processos, utilizamos da linguagem numérica para definir o que deve ou não deve ser feito. A matemática que utilizamos é exata.

carreiras-blog-da-engenharia

+ Mas o que a Engenharia tem de Humanas?

Vamos dar um exemplo de um processo de fabricação de um produto “X” em duas empresas diferentes “A” e “B”. A empresa “A” possui uma máquina que produz 40 unidades por hora desse produto “X”. Durante uma jornada de trabalho de 8 horas, essa empresa produz 320 peças. A empresa “B” possui uma outra máquina que produz 20 unidades por hora desse mesmo produto “X”. Agora vem a pergunta: Quantas horas extras o funcionário da empresa “B” teria que fazer para acompanhar a empresa “A” em produção diária? Obviamente, temos como resposta: 8 horas extras.

Numericamente esse valor está correto, mas na prática ele não é possível. Por questões óbvias a lei trabalhista não permite que o funcionário faça essa quantidade de horas extras durante um dia de trabalho. Os responsáveis pela Segurança do Trabalho e pelo RH piram. Para esse cálculo podemos considerar o valor da hora extra do funcionário, que no final irá impactar no custo final do produto. Vários outros fatores de produção podem e devem ser utilizados, como consumo de energia, velocidade do processo, etc.

dialogo-blog-da-engenharia

Nos preocupamos tanto com os números que as vezes esquecemos que tudo que um engenheiro projeta ou executa, um dia será utilizado por seres humanos.

Há leis, normas e procedimentos que devemos obedecer para que o nosso trabalho funcione e dê um resultado positivo.

Talvez seja isso o que torna a engenharia em geral um campo de trabalho tão empolgante e desafiador. Esse texto tem como objetivo mostrar que exatas e humanas, por mais diferentes que sejam, devem sempre andar juntas.

 E claro, mesmo depois de saber de tudo isso não podemos esquecer que:

flecha-blog-da-engenharia

Copiado!

Comentários