Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia: será que esta área profissional é a certa para você? [Descubra!]

por Redação 360 | 26/10/2021

Você sabe o que um engenheiro faz? Aliás, tem ideia de quantos tipos de Engenharia existem? Por incrível que pareça, algumas pessoas prestam o vestibular e só depois que estão na faculdade é que se dão conta sobre o verdadeiro significado da alternativa que escolheram. E mais, muitos estudantes só descobrem as possibilidades da área após formados.

Antes de tudo, é preciso dizer que as engenharias são bem técnicas. Existem 34 cursos diferentes delas atualmente aprovadas pelo Ministério da Educação no Brasil. Mas, com a evolução tecnológica, é provável que logo muitos outros surjam. Assim sendo, em breve, veremos mais ramificações de Engenharia no mercado nacional e mundial. Por hora, vamos falar das características de todos que estudam e trabalham com isso de modo geral! Confira a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que esperam de você como estudante de Engenharia

estudantes em sala erguendo as mãos
Estudante de Engenharia Biomédica. Créditos: guiadoestudante.abril.com.br

A primeira coisa que você precisa saber é que Engenharia não é coisa só de homem. Há cada vez mais uma mudança no perfil do novo engenheiro; sendo assim, cada vez mais as mulheres aderem a essa profissão! Contudo, o número de mulheres engenheiras que se formam todos os anos no Brasil ainda é baixo. Mas, com o tempo, é provável que mais tabus vão caindo e preconceitos sejam deixados de lado!

Agora, tem coisas que jamais mudarão no estudo das engenharias, que é, por exemplo, a necessidade de estudar disciplinas voltadas às ciências exatas. Sim, você não poderá fugir das temidas matemática e física! Ou seja, precisará lidar com cálculo durante todos os períodos e terá como parceira, sem dúvidas, a velha e boa calculadora. Também precisará lidar com pessoas, sabendo já na faculdade trabalhar em grupo. É importante, nesta fase, ir exercitando a comunicação e outras habilidades, como espírito de liderança, motivação, inteligência emocional, criatividade na busca por soluções, senso prático e até mesmo uma língua estrangeira. Tudo isso será um diferencial mais tarde, quando for em busca de seu primeiro estágio e primeiro emprego.

Veja Também: Você já ouviu falar em soft skills? Conheça as habilidades do profissional do futuro

O que esperam de você como profissional de Engenharia

CREA
Imagem extraída de Pxhere

A capacidade de criar soluções práticas para problemas reais precisa te acompanhar por todo sempre, principalmente quando já estiver formado e atuando como profissional em sua área. Fora isso, lhe será exigido conhecimento científico, preparo técnico e cálculo. Também será importante tentar ser flexível diante dos desafios e sempre ir em busca de atualização, sobretudo das tecnologias disponíveis para resolver os problemas. Afinal, se você domina o assunto, rapidamente sabe como começar um plano de ação, com todas as etapas bem detalhadas e considerando diferentes desdobramentos das situações pela frente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Se você for um Engenheiro Pleno ou Sênior, também poderá ser a pessoa que será responsável por colocar todos os planos traçados em prática, se certificando de que tudo corra como planejado e se colocando à disposição para solucionar imprevistos. E, agora, mais do que nunca, sentirá o quanto é importante saber conciliar tanto pragmatismo e conhecimento teórico quanto outras habilidades – naturais ou aprendidas.

Enfim, os engenheiros são profissionais com um perfil bem específico. Após ler este texto, o que pensa desta área profissional? Pensa que pode fazer parte do seu futuro? Responda para nós nos comentários!


Fontes: USJT.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.