Engenharia 360

Se Engenharia é um Ciência Exata, o que são Ciências Humanas, Biológicas e Sociais?

Engenharia 360
por Redação 360
| 28/04/2022 | Atualizado em 23/01/2023 4 min

Se Engenharia é um Ciência Exata, o que são Ciências Humanas, Biológicas e Sociais?

por Redação 360 | 28/04/2022 | Atualizado em 23/01/2023
Engenharia 360

Por certo, você já deve ter ouvido falar que os cursos superiores são divididos em quatro ciências: Exatas, Humanas, Biológicas e Sociais. As explicações dadas neste texto devem te ajudar a entender qual a diferença de cada uma, porque existe tal classificação e se é possível um profissional acumular conhecimentos de todas essas ciências. Vamos lá? Então, continue lendo para conferir as respostas para estas questões!

Veja Também: Afinal, Engenharia é Ciência?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Entendendo essas diferentes ciências

Ciências Exatas

Estas ciências levam em conta conhecimentos matemáticos e trabalham com métodos rigorosos e precisão altíssima. Isso tudo é utilizado para testar hipóteses, sobretudo envolvendo medições e quantitativos. Inclusive, dizem que trabalhos de observação, como a Astronomia, foram precursores, desenvolvendo as primeiras ciências experimentais, tipo a Física. E, hoje, é considerado também pertencente às Exatas: a Química, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Computação, Contabilidade, Estatística e certas partes da Biologia, Psicologia e Economia.

classificação ciências
Imagem reproduzida de Estácio

Veja Também: Será que Engenharia é uma ciência exata?

Então, Engenharia é uma Ciência Exata?

Sim e não! Na verdade, não exatamente. Explicando melhor, no dia-a-dia, os engenheiros empregam modelos físicos complexos e matemática sofisticada em seus trabalhos, o que leva as pessoas crerem que sua profissão é apenas exata. Só que até esses modelos detalhados e cálculos que desenvolvem são, por vezes, embasados em dados não tão exatos. Por exemplo, como ter 100% de certeza da viabilidade de algo que depende da natureza ou do próprio temperamento humano inconstante?

Quer dizer que a Engenharia trabalha com conhecimentos dessas ciências, mas que alguns exercícios feitos por ela, geralmente probabilísticos, devem apresentar certo grau de empirismo. Por isso, algumas variáveis, riscos e mais são apenas estimados. E um bom engenheiro precisa saber lidar com esses dados inexatos também!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: 3 razões do por que algumas pessoas encontram dificuldades no aprendizado de Ciências Exatas

Ciências Humanas

Estas ciências buscam maior conhecimento do ser humano e de todo o conhecimento que é produzido pelo homem. Sendo assim, fazem parte delas: a Política, Filosofia, Psicologia, Letras, Linguística, Comunicação, Jornalismo, Pedagogia, Sociologia, Teologia, Antropologia, História, Geografia, Estudos Sociais, Direito e partes da Economia, Contabilidade, Administração.

classificação ciências
Imagem reproduzida de Medium

Ciência Biológicas

As Ciências Biológicas estudam a vida nas mais variadas escalas, formas e composições. Sendo assim, fazem parte delas: a Zoologia, Fisiologia, Ecologia, Biótica, Iconologia, Biotecnologia, Paleontologia, Botânica, Etnologia, Medicina, Odontologia, Enfermagem, Radiologia, Fisioterapia, Educação Física, Farmácia e partes da Biologia, como a Biologia Molecular.

classificação ciências
Imagem reproduzida de iPGEX

Ciências Sociais

Por fim, as Ciências Sociais avaliam aspectos sociais do mundo, a vida de indivíduos e grupos humanos. Isso faz relação com: a Antropologia e Arqueologia; partes da História e Geografia; partes da Linguística e Comunicação; partes da Contabilidade, Administração, Economia e Estatística; partes do Direito, Psicologia e Sociologia; e mais a Ciência Pública.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

classificação ciências
Imagem reproduzida de Abrange ABC

Motivos para existir a classificação

Certamente, não existem limites para o conhecimento. Contudo, infelizmente, há limites para o nosso tempo e memória. Por isso, não conseguiríamos passar a vida estudando tantas matérias da Ciência; do contrário, nem poderíamos aproveitar a vida. Por isso, pensando em facilitar os nossos estudos é que ela foi divida em todas essas Ciências que conhecemos por este texto. Assim, podemos escolher se queremos passar nossos preciosos dias entendendo como funciona a sociedade, a vida ou os métodos e expressões quantitativas.

Veja Também: A Engenharia nas escolas: despertando nas crianças o interesse pelas Ciências Exatas

Trajetória da investigação pós-graduação

Muitos estudantes ficam em dúvida se depois da faculdade podem direcionar seus estudos para uma área pertencente a outra Ciência. A resposta é ‘sim’! A própria equipe do Engenharia 360 é prova disso. Nós estudamos ou nos interessamos pela Engenharia e áreas afins, consideradas, na maior parte, como Ciências Exatas. Porém, ao escrever estes textos para o site, também exercitamos a comunicação e o conhecimento que temos em Letras e Jornalismo, áreas das Ciências Humanas. E quando nos dedicamos a áreas diferentes assim, pode acontecer de sentirmos a necessidade até de realizar outra graduação para agregar mais conhecimento ao nosso cérebro. Claro que, às vezes, para outras pessoas, o motivo pode ser diferente, como perceber que escolheu, lá atrás, a profissão errada.


Fontes: Blog Luis, Jornal da USP.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo