Por certo, você já deve ter ouvido falar que os cursos superiores são divididos em quatro ciências: Exatas, Humanas, Biológicas e Sociais. As explicações dadas neste texto devem te ajudar a entender qual a diferença de cada uma, porque existe tal classificação e se é possível um profissional acumular conhecimentos de todas essas ciências. Vamos lá? Então, continue lendo para conferir as respostas para estas questões!
Veja Também: Afinal, Engenharia é Ciência?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Entendendo essas diferentes ciências
Ciências Exatas
Estas ciências levam em conta conhecimentos matemáticos e trabalham com métodos rigorosos e precisão altíssima. Isso tudo é utilizado para testar hipóteses, sobretudo envolvendo medições e quantitativos. Inclusive, dizem que trabalhos de observação, como a Astronomia, foram precursores, desenvolvendo as primeiras ciências experimentais, tipo a Física. E, hoje, é considerado também pertencente às Exatas: a Química, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Computação, Contabilidade, Estatística e certas partes da Biologia, Psicologia e Economia.

Veja Também: Será que Engenharia é uma ciência exata?
Leia Mais
Então, Engenharia é uma Ciência Exata?
Sim e não! Na verdade, não exatamente. Explicando melhor, no dia-a-dia, os engenheiros empregam modelos físicos complexos e matemática sofisticada em seus trabalhos, o que leva as pessoas crerem que sua profissão é apenas exata. Só que até esses modelos detalhados e cálculos que desenvolvem são, por vezes, embasados em dados não tão exatos. Por exemplo, como ter 100% de certeza da viabilidade de algo que depende da natureza ou do próprio temperamento humano inconstante?
Quer dizer que a Engenharia trabalha com conhecimentos dessas ciências, mas que alguns exercícios feitos por ela, geralmente probabilísticos, devem apresentar certo grau de empirismo. Por isso, algumas variáveis, riscos e mais são apenas estimados. E um bom engenheiro precisa saber lidar com esses dados inexatos também!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também: 3 razões do por que algumas pessoas encontram dificuldades no aprendizado de Ciências Exatas
Ciências Humanas
Estas ciências buscam maior conhecimento do ser humano e de todo o conhecimento que é produzido pelo homem. Sendo assim, fazem parte delas: a Política, Filosofia, Psicologia, Letras, Linguística, Comunicação, Jornalismo, Pedagogia, Sociologia, Teologia, Antropologia, História, Geografia, Estudos Sociais, Direito e partes da Economia, Contabilidade, Administração.

Ciência Biológicas
As Ciências Biológicas estudam a vida nas mais variadas escalas, formas e composições. Sendo assim, fazem parte delas: a Zoologia, Fisiologia, Ecologia, Biótica, Iconologia, Biotecnologia, Paleontologia, Botânica, Etnologia, Medicina, Odontologia, Enfermagem, Radiologia, Fisioterapia, Educação Física, Farmácia e partes da Biologia, como a Biologia Molecular.

Ciências Sociais
Por fim, as Ciências Sociais avaliam aspectos sociais do mundo, a vida de indivíduos e grupos humanos. Isso faz relação com: a Antropologia e Arqueologia; partes da História e Geografia; partes da Linguística e Comunicação; partes da Contabilidade, Administração, Economia e Estatística; partes do Direito, Psicologia e Sociologia; e mais a Ciência Pública.

Motivos para existir a classificação
Certamente, não existem limites para o conhecimento. Contudo, infelizmente, há limites para o nosso tempo e memória. Por isso, não conseguiríamos passar a vida estudando tantas matérias da Ciência; do contrário, nem poderíamos aproveitar a vida. Por isso, pensando em facilitar os nossos estudos é que ela foi divida em todas essas Ciências que conhecemos por este texto. Assim, podemos escolher se queremos passar nossos preciosos dias entendendo como funciona a sociedade, a vida ou os métodos e expressões quantitativas.
Veja Também: A Engenharia nas escolas: despertando nas crianças o interesse pelas Ciências Exatas
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Trajetória da investigação pós-graduação
Muitos estudantes ficam em dúvida se depois da faculdade podem direcionar seus estudos para uma área pertencente a outra Ciência. A resposta é ‘sim’! A própria equipe do Engenharia 360 é prova disso. Nós estudamos ou nos interessamos pela Engenharia e áreas afins, consideradas, na maior parte, como Ciências Exatas. Porém, ao escrever estes textos para o site, também exercitamos a comunicação e o conhecimento que temos em Letras e Jornalismo, áreas das Ciências Humanas. E quando nos dedicamos a áreas diferentes assim, pode acontecer de sentirmos a necessidade até de realizar outra graduação para agregar mais conhecimento ao nosso cérebro. Claro que, às vezes, para outras pessoas, o motivo pode ser diferente, como perceber que escolheu, lá atrás, a profissão errada.
Fontes: Blog Luis, Jornal da USP.
Comentários
