Engenharia 360

Explorando o Potencial da Energia Geotérmica na Engenharia: Mitos, Realidades e Desafios

Engenharia 360
por Redação 360
| 31/01/2024 4 min
Imagem de Domínio público em Pxhere

Explorando o Potencial da Energia Geotérmica na Engenharia: Mitos, Realidades e Desafios

por Redação 360 | 31/01/2024
Imagem de Domínio público em Pxhere
Engenharia 360

O mundo vive hoje uma severa crise climática, que afeta demais a produção de energia elétrica. Por isso, a engenharia tem apostado nas fontes renováveis, a exemplo da energia geotérmica. Essa é uma fonte de energia que se vale do calor do interior da Terra para gerar eletricidade, água quente e calefação. Ela é considerada renovável e limpa, pois não emite gases poluentes para a atmosfera. Ademais, é abundante em todo mundo. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!

O que é energia geotérmica?

Como explicamos antes, a energia geotérmica é a energia proveniente do calor da Terra e que pode ser utilizada para a geração de eletricidade e aquecimento para edificações. Nesse caso, a energia é gerada pelo calor proveniente da desintegração radioativa de elementos no núcleo da Terra, bem como pelo calor gerado pelo movimento das placas tectônicas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Agora, vale destacar que, apesar de ser renovável, a energia geotérmica não é 100% limpa. Não há liberação de gases de efeito estufa na atmosfera, como o dióxido de carbono, que contribuem para o aquecimento global. Contudo, o processo de geração de energia geotérmica utiliza vapor de água para o acionamento das turbinas, o que contribui para o efeito estufa. Então, antes da sua utilização, vale sempre uma análise de especialistas!

Energia Geotérmica
Imagem de Domínio público em Pxhere

Segundo pesquisadores da Universidade de Columbia, a emissão de dióxido de carbono na geração de energia geotérmica é de 7 gramas por kilowatt hora, em comparação com 800 gramas emitidos por uma usina de carvão para a mesma quantidade de energia.

Veja Também: Geologia Descomplicada: Curiosidades Básicas para Engenheiros

Qual a relação de energia geotérmica com a Engenharia?

Os engenheiros apreciam o uso da energia geotérmica por saber que se trata de uma fonte inesgotável de energia. Esses profissionais também são responsáveis por estudar a utilização mais eficiente para essa fonte de energia. Aliás, frequentemente eles a elencam como uma alternativa promissora para atender à crescente demanda energética.

Na engenharia, a energia geotérmica é tema para o desenvolvimento de soluções para a exploração e aproveitamento da mesma. A conversão do calor da Terra em eletricidade é um processo complexo que envolve o uso de tecnologias avançadas, desde a perfuração de poços geotérmicos até a operação de usinas especializadas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Explorando o Potencial da Energia Geotérmica na Engenharia: Mitos, Realidades e Desafios
Imagem de brgfx em Freepik

O conceito da 'caixa mágica'

No contexto da geração de energia geotérmica, os cientistas da Universidade de Columbia citam a 'caixa mágica'. Tal analogia é feita para o modelo de captura e utilização do vapor para acionar turbinas, gerando eletricidade. A intenção é destacar a complexidade e eficiência do processo, que precisam ser sustentáveis e economicamente viáveis.

Energia Geotérmica
Imagem de Domínio público em Pxhere

O que são fluidos geotermais e qual a sua relação com a energia geotérmica?

Os fluidos geotermais são compostos por água quente e minerais, originados a partir da água quente misturada com minerais presentes no subsolo da terra. Eles desempenham um papel vital na produção de energia geotérmica. O processo de separação dos fluidos do vapor é comparado por cientistas como à força de um gêiser. Lembra da caixa mágica? É nesse caso que ela é empregada, como ilustração para a transformação desse vapor em energia elétrica.

Resumindo, o processo de geração de energia geotérmica ocorre da seguinte forma:

  1. Os fluidos geotermais são extraídos do subsolo por meio de poços.
  2. O vapor é separado da água quente.
  3. O vapor é utilizado para acionar turbinas, que geram energia elétrica.
Energia Geotérmica
Imagem de wirestock em Freepik

Por que a energia geotérmica é mais eficiente em regiões próximas ao encontro de placas tectônicas?

É exatamente isso, a energia geotérmica é mais eficiente em regiões próximas ao encontro de placas tectônicas. O motivo disso é a maior disponibilidade de calor da Terra, de calor proveniente do magma (transferido para o subsolo) nesses locais. Isso permite uma extração e utilização mais fáceis desse recurso para geração de eletricidade. As áreas mais propícias são identificadas por estudos de engenharia e geologia. E, aliás, um ponto estratégico no mundo é a Islândia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como é a produção de energia geotérmica na Islândia?

A Islândia é conhecida por suas vastas usinas geotérmicas - sendo 95% de sua energia proveniente da geotermia. O país adota este modelo de geração de energia desde 1970, sendo um importante exemplo internacional no segmento, com algumas das maiores usinas geotérmicas do mundo. Um projeto pioneiro foi implementado na região para converter o dióxido de carbono em pedra.

Esse modelo bem-sucedido envolve a captação de fluidos geotermais e sua subsequente transformação em eletricidade por meio de turbinas. Já o dióxido de carbono é misturado com água e filtrado em espaços vazios. Em seguida, ele se transforma em pedra, passando da forma gasosa para a forma sólida.

Energia Geotérmica
Imagem de wirestock em Freepik
Energia Geotérmica
Imagem de wirestock em Freepik

Veja Também:


Fontes: Terra.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo