Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Empresa espanhola quer reinventar as turbinas eólicas

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 07/07/2015 2 min

Empresa espanhola quer reinventar as turbinas eólicas

por Larissa Fereguetti | 07/07/2015
Copiado!

Já imaginou uma turbina eólica sem hélices? Este projeto ousado é da empresa espanhola Vortex Bladeless e promete ser mais eficiente e sustentável na obtenção de energia.

Imagem: vortexbladeless.com

Imagem: vortexbladeless.com

A ideia da torre é usar correntes de vento (vórtices), que são um grande problema para engenheiros, e estão relacionados à vorticidade, um efeito aerodinâmico.

Como exemplo de efeito aerodinâmico é possível citar o relacionado à queda da ponte Tacoma Narrows. A instabilidade provocada pelos vórtices faz com que haja oscilação da parte superior da torre. Posteriormente, a energia cinética é convertida em energia elétrica por indução na base da torre.

O fato de não haver contato entre as peças móveis faz com que não seja necessário o uso de lubrificantes ou de reposição de peças, reduzindo o custo.  Além disso, há redução de 40% da pegada de carbono e também de 40% nos custos de geração de energia.

Imagem: enegia12.com

Imagem: enegia12.com

Além das vantagens citadas, as turbinas da Vortex não causam morte de pássaros e não são tão ruidosas, problemas oferecidos pelas convencionais. Entretanto, há captação de 30% de energia a menos quando comparado ao método tradicional, para uma mesma área.

Vários testes em túneis de vento foram realizados para testar a turbina. Há dois modelos de turbina, o Vortex Mini, para geração doméstica ou industrial, e o Vortex Gran, para geração de energia em larga escala.

A turbina demonstra como as tecnologias estão se adaptando para ter uma viabilidade econômica e ambiental, reduzindo os pontos negativos e tornando as alternativas sustentáveis tão próximas da realidade quanto as alternativas convencionais. No vídeo abaixo você confere um pouco mais sobre a turbina:

Referências: Vortex BladelessForbes; Interesting engineering; The Manufacturer.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários