Já imaginou uma turbina eólica sem hélices? Este projeto ousado é da empresa espanhola Vortex Bladeless e promete ser mais eficiente e sustentável na obtenção de energia.
A ideia da torre é usar correntes de vento (vórtices), que são um grande problema para engenheiros, e estão relacionados à vorticidade, um efeito aerodinâmico.
Como exemplo de efeito aerodinâmico é possível citar o relacionado à queda da ponte Tacoma Narrows. A instabilidade provocada pelos vórtices faz com que haja oscilação da parte superior da torre. Posteriormente, a energia cinética é convertida em energia elétrica por indução na base da torre.
O fato de não haver contato entre as peças móveis faz com que não seja necessário o uso de lubrificantes ou de reposição de peças, reduzindo o custo. Além disso, há redução de 40% da pegada de carbono e também de 40% nos custos de geração de energia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Além das vantagens citadas, as turbinas da Vortex não causam morte de pássaros e não são tão ruidosas, problemas oferecidos pelas convencionais. Entretanto, há captação de 30% de energia a menos quando comparado ao método tradicional, para uma mesma área.
Vários testes em túneis de vento foram realizados para testar a turbina. Há dois modelos de turbina, o Vortex Mini, para geração doméstica ou industrial, e o Vortex Gran, para geração de energia em larga escala.
A turbina demonstra como as tecnologias estão se adaptando para ter uma viabilidade econômica e ambiental, reduzindo os pontos negativos e tornando as alternativas sustentáveis tão próximas da realidade quanto as alternativas convencionais. No vídeo abaixo você confere um pouco mais sobre a turbina:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Referências: Vortex Bladeless; Forbes; Interesting engineering; The Manufacturer.
Comentários
Larissa Fereguetti
Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.