Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Embalagem eco-friendly de games reduz uso de plástico

Engenharia 360
por Kamila Jessie
| 11/10/2019 2 min

Embalagem eco-friendly de games reduz uso de plástico

por Kamila Jessie | 11/10/2019
Copiado!

Novidade para os gamers que se preocupam com o meio ambiente: A Sega e a Sports Interactive anunciaram que o Football Manager 2020 será vendido em um novo pacote ecológico que usa muito menos plástico, e eles estão pressionando o resto da indústria do entretenimento a seguir o exemplo.

embalagem
Imagem: arstechnica.com

Nova embalagem para o jogo:

A gente está atento a alternativas para reduzir o uso de plástico de uma perspectiva pessoal e na indústria. A nova embalagem que foi divulgada substitui a clássica caixa de DVD de plástico usada para a maioria dos jogos por uma capa de papelão dobrada e reforçada feita 100% de fibra reciclada. O envoltório da embalagem também foi substituído por um polietileno de baixa densidade, altamente reciclável. Até a tinta do papelão foi trocada por uma versão à base de vegetais e água (então, tecnicamente, é vegano).

Infelizmente, o custo de produção da embalagem eco-friendly é 30% maior (em torno de 20 centavos de libras por unidade), de acordo com uma carta aberta do diretor do Sports Interactive Studio, Miles Jacobson. Mas esses custos são um pouco compensados ​​pelA redução de remessa e destruição de unidades em excesso. E como o jogador de futebol espanhol Hector Bellerín disse em vídeo “se não há Terra, não há dinheiro para gastar”. Vídeo em inglês abaixo:

Eco-friendly, mas e em números?

O diretor do Sports Interactive Studio declarou que a nova embalagem economizará 55 gramas de plástico por unidade, ou 20 toneladas, em uma tiragem de mais de 350.000. Em uma questão de escala, pode parecer bastante expressivo.

Contudo, esse é um problema extremamente pequeno nas 335 milhões de toneladas estimadas de plástico que são produzidas anualmente em todo o mundo. Mas Jacobson espera a indústria inteira de entretenimento que produz conteúdo em Blu Ray, DVD, ou CDs siga o exemplo. O impacto dessas embalagens, se somado, ainda é grande, mesmo diante do crescimento da mídia por downloads em filmes, games e similares.

Copiado!
Engenharia 360

Kamila Jessie

Engenheira ambiental e sanitarista, MSc. e atualmente doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-6881-4217

Comentários