Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Edital seleciona projetos de eficiência energética em edifícios públicos. Confira!

por Lucie Ferreira | 09/12/2015
Copiado!

Para estimular a criação de projetos de eficiência energética em edificações do setor público, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) está coordenando o Projeto Demonstrativo para o Gerenciamento Integrado do Setor de Chillers, que será implementado pelo Programa da ONU para o Desenvolvimento (Pnud). Clique aqui para acessar o edital do programa.
O projeto irá escolher edifícios públicos em todo o país que tenham resfriadores à base de gases CFC ou HCFC em seus fluidos. As edificações selecionadas receberão um projeto de modernização dos sistemas de refrigeração, com a intenção de diminuir as emissões de gases nocivos à camada de ozônio e ao meio ambiente.
Para participar, as empresas devem enviar uma carta de apresentação, uma carta de aceitação da aplicação do processo de retrocomissionamento e preencher o formulário com as características do sistema de ar condicionado atual (todas as orientações estão no edital).
edital02_blog-da-engenharia

+ Detalhes do processo

Os edifícios inscritos devem estar localizados em território nacional e serem públicos, possuindo sistema de ar condicionado com uma central de água gelada, com chillers que atendam, no mínimo, os condicionadores principais dos pavimentos e que utilizem fluidos do tipo CFC (R-11, R-12) ou HCFC (R-22, R-123).
Os prédios selecionados serão analisados por especialistas, principalmente seus equipamentos resfriadores, o encanamento e as instalações elétricas. Após a elaboração de um relatório, que identificará os problemas de instalação que dificultam o funcionamento do sistema e as medidas de correção, será entregue um plano de ação para que as empresas participantes implementem as melhorias em seus edifícios.
Além do edital, os candidatos devem estar a par do documento complementar, enviando toda a documentação por escrito para o e-mail [email protected], até 18 de dezembro de 2015. O MMA e o Pnud garantem que as informações enviadas serão tratadas com confidencialidade.
Fontes: Pnud Brasil e eCycle.

Copiado!

Comentários