Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Edifícios pré-fabricados: One9, nove andares em cinco dias

por Larissa Fereguetti | 08/09/2014
Copiado!

Rapidez e eficiência são palavras que estão cada vez mais presentes na construção civil. Os imóveis pré-fabricados contribuem bastante para isso. E foi assim, com essa praticidade toda, que uma construtora ergueu um edifício de nove andares em apenas cinco dias em Melbourne, na Austrália.

One9-blog-da-engenharia

O edifício, denominado One9, foi construído a partir de apartamentos pré-fabricados de responsabilidade do Hickory Group e teve como base o UB System, uma tecnologia de pré-fabricados desenvolvida pelo arquiteto Nonda Katsalidis. O UB System, além de mais rápido, é mais econômico e mais sustentável, de acordo com o Hickory Group. Com os apartamentos pré-fabricados a construção do edifício torna-se rápida, demandando apenas o tempo de encaixar os apartamentos, como você pode ver no vídeo abaixo.

//www.youtube.com/watch?v=CYZXNDKoGtA

No One9, as janelas de vidro duplo proporcionam conforto térmico e acústico e há ainda um sistema de reciclagem de água cinza e painéis solares para o aquecimento de água. O edifício conta com 34 apartamentos, de um ou dois quartos.

Embora o One9 tenha utilizado o UB System, a construção de pré-fabricados não é nenhuma novidade. Em 2012, os chineses (sempre os chineses!) ergueram um prédio de 30 andares em apenas 15 dias, o T30. A construção contou com 333 blocos, contra 36 blocos do One9. No vídeo abaixo você pode acompanhar a construção do T30.

//www.youtube.com/watch?v=rwvmru5JmXk
 

De uma maneira grosseira, a construção é basicamente como peças de Lego, claro que mais complexa e com uma responsabilidade enorme. Construir  casas ou edifícios pré-fabricados está cada vez mais comum devido a fatores como praticidade, baixo custo, rapidez e opções sustentáveis. Entretanto, é preciso ficar atento a questões de segurança.

Mais informações:  Hickory Group.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários