Engenharia 360

Drones realizam transportes de amostras humanas para exames e transplantes na Europa

Engenharia 360
por Redação 360
| 29/08/2022 | Atualizado em 28/08/2023 3 min
Imagem reproduzida de Resgate Aeromédico

Drones realizam transportes de amostras humanas para exames e transplantes na Europa

por Redação 360 | 29/08/2022 | Atualizado em 28/08/2023
Imagem reproduzida de Resgate Aeromédico
Engenharia 360

Já vimos aqui, no Engenharia 360, drones sendo usados, sobretudo, como ajudantes em operações militares, tipo de ataques a inimigos e proteção ambiental, e civis, para entregas de mercadorias - principalmente compras realizadas em lojas virtuais. Mas agora, pela primeira vez, a ciência usou um drone para transportar amostra de tecido humano - mais precisamente amostra cancerígena que precisava ser analisada - de um laboratório da rede GZA, localizado no edifício Saint-Agustinus, até um hospital, o ZNA, ambas as instituições na Bélgica.

Como foi o voo do drone para deslocamento de amostras

O veículo não tripulado voou 800 metros de distância, controlado por sistema da empresa Helicus e comandado remotamente fora do campo de visão do operador. Esse trajeto foi percorrido em apenas 4 minutos. E 30 minutos depois já se tinha os resultados clínicos da amostra transportada. Incrível, não é mesmo?

drones
Imagem reproduzida de O Globo
drones
Imagem reproduzida de Euronews
drones
Imagem reproduzida de O Globo

Qual a realidade hoje para as redes científicas

Hoje, já são realizados por estas duas redes científicas cerca de 1200 exames similares a esse por ano. A expectativa é cumprir pelo menos 3 voos diários com drones. Mas, por hora, a Halicus é realmente a única empresa com autorização de Bruxelas para usar veículos assim para fins médicos. E ainda é necessária a aprovação de algumas normas na Europa - o que deve acontecer só por 2023.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas por que usar drones para transportes de amostras médicas? Bem, por várias razões como:

  • velocidade, reduzindo o tempo médio de transporte;
  • e regularidade, pois garantem confiabilidade logística.

Tendo isso em mente, as empresas preparam os drones para começar a realizar também o transporte de órgãos com mais segurança. E é claro que a questão 'economia de tempo' é o diferencial neste caso; os tempos de entrega são vitais e a ausência ou menos tráfego aéreo que os drones pegariam garantiria uma duração de voo confiável.

Quais as perspectivas para o uso dos drones

Ainda é preciso testar modelos de drones com tamanho compatível com o serviço, capaz de levar o volume de carga necessário e com itens de refrigeração adicionados ao seu design. Contudo, parece que as pesquisas e iniciativas da Europa caminham nessa direção.

drones
Imagem reproduzida de Blasting News

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: O Globo.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo