Engenharia 360

Conheça o Arq. Diébédo Francis Kéré, o ganhador do Pritzker 2022

Engenharia 360
por Redação 360
| 17/03/2022 3 min

Conheça o Arq. Diébédo Francis Kéré, o ganhador do Pritzker 2022

por Redação 360 | 17/03/2022
Engenharia 360

O prêmio Pritzker é considerado o Oscar ou Nobel da Arquitetura. Os brasileiros Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha já foram homenageados com a medalha deste prêmio. Mas, agora, neste ano de 2022, essa mais alta distinção, de acordo com os organizadores, é destinada ao arquiteto burquinês de 56 anos Diébédo Francis Kéré. E por que isso é importante? Porque será a primeira vez que uma pessoa negra ganha o Pritzker – e o 51º arquiteto recebedor do prêmio. Suas obras ganharam notoriedade por apresentarem um design diferente, com soluções “sustentáveis para a Terra e para seus habitantes em terrenos de extrema escassez”, disse Tom Pritzker, presidente da Hyatt Foundation que patrocina o evento.

Diébédo Francis Kéré
Imagem reproduzida de Jornal de Notícias
Diébédo Francis Kéré
Imagem reproduzida de furniture home wares

A arquitetura de Diébédo Francis Kéré

Vamos entender porque o trabalho de Diébédo Francis Kéré tem chamado atenção no mundo da Arquitetura. Bem, ele tem desenvolvido várias propostas significativas para a construção de escolas, centros de saúde, habitações, edifícios e espaços públicos em países como Benin, Burkina Fasso, Mali, Togo, Quênia, Moçambique e Sudão. São locais de muita pobreza, de muita escassez, e que ações como a do arquiteto ajudam a transformar as comunidades, melhorando a vida e as experiências dos cidadãos – além de ser uma inspiração para os projetistas ao redor do mundo.

Diébédo Francis Kéré
Imagem reproduzida de G1 – Globo
Diébédo Francis Kéré
Imagem reproduzida de Casa Vogue – Globo
Diébédo Francis Kéré
Imagem reproduzida de Dezeen

Kéré foca em desenhar edifícios com recursos de arquitetura e engenharia bastante fáceis. Sempre pensando em ambientes com bastante ventilação e iluminação adequada, mais outros detalhes que tornam os espaços confortáveis.

“Por meio do seu compromisso com a justiça social e o uso inteligente de materiais locais para conectar-se e responder ao clima natural, trabalha em países marginalizados cheios de limitações e adversidades, onde a arquitetura e a infraestrutura estão ausentes.” – disse os organizadores do prêmio Pritzker.

Diébédo Francis Kéré
Imagem reproduzida de Folha – UOL
Diébédo Francis Kéré
Imagem reproduzida de VEJA
Diébédo Francis Kéré
Imagem reproduzida de World-Architects

A saber, Diébédo Francis Kéré já projetou também:

  • uma área para o festival de música Coachella;
  • exposições individuais para os museus de Munique e Filadélfia;
  • painel temporário no Hyde Park de Londres
  • e trabalhos para o Museu Internacional da Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho de Genebra.
Diébédo Francis Kéré
Imagem reproduzida de ArchDaily

Fontes: G1.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo