Engenharia 360

Concurso Nacional Unificado e suas Implicações na Carreira de Engenharia

Engenharia 360
por Redação 360
| 18/09/2023 | Atualizado em 27/10/2023 3 min
Imagem reproduzida de Freepik

Concurso Nacional Unificado e suas Implicações na Carreira de Engenharia

por Redação 360 | 18/09/2023 | Atualizado em 27/10/2023
Imagem reproduzida de Freepik
Engenharia 360

Neste texto, o Engenharia 360 apresenta as informações mais relevantes sobre o Concurso Nacional Unificado, o programa de seleção de servidores federais, e suas implicações para a Engenharia.

Antes de tudo, você precisa saber que o Concurso Nacional Unificado é uma proposta apresentada recentemente pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A ideia é centralizar e simplificar o processo de seleção de servidores públicos federais no Brasil. Além disso, democratizar o acesso às vagas públicas, inclusive permitindo que os participantes paguem uma única taxa de inscrição para concorrer a múltiplos cargos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pode ser que estejamos diante de um momento de transformação nos cenários dos concursos públicos no país. Continue lendo para saber mais!

upklyak upklyak
Imagem reproduzida de upklyak em Freepik

Como a ideia do Concurso Nacional Unificado se assemelha ao Enem?

Os especialistas de mercado garante que o Concurso Nacional Unificado é bastante semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio em termos de estrutura. Isso porque ele propõe uma prova única, que permite aos candidatos concorrerem a várias vagas de uma só vez em órgãos públicos federais. Lembrando que no Enem os estudantes são avaliados para várias instituições de ensino superior com prova única.

Ademais, ambos os exames têm uma parte comum a todos os candidatos e outra com questões específicas por blocos temáticos. Além disso, o Concurso Nacional Unificado também permite que os candidatos escolham seus cargos de preferência e pague uma única taxa de inscrição para concorrer a múltiplos cargos, tornando o acesso às vagas mais democrático.

Veja Também: O Valor do Diploma de Tecnólogo em Provas de Concursos Públicos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quais seriam os critérios de seleção para preenchimento das vagas no Concurso Nacional Unificado?

O governo federal tem planos para já começar implementar o Concurso Nacional Unificado em 2024 em 179 municípios. A previsão é de que quase 8 mil vagas sejam preenchidas por meio desse concurso. Os candidatos já devem, no momento da inscrição, selecionarem suas áreas de atuação, optando por um bloco de áreas, como na Engenharia; outra opção é se inscrever somente para uma vaga específica, indicando suas preferências de cargo/carreira, como engenheiro civil. E os critérios de seleção para o preenchimento das vagas incluirão o desempenho do candidato na prova e a ordem de preferência que ele determinou para os cargos.

Concurso Nacional Unificado
Imagem reproduzida de upklyak em Freepik

A prova do Concurso Nacional Unificado será dividida em duas partes no mesmo dia. A primeira parte consistirá em questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda parte terá questões específicas e dissertativas por blocos temáticos. O pagamento também será via taxa única de inscrição, e o governo também deve lançar regras para pedidos de isenção da taxa.

Por regra, a adesão dos órgãos do governo ao modelo de Concurso Nacional Unificado deve acontecer até o dia de 29 de setembro deste ano de 2023. Já a publicação do edital até o dia 20 de dezembro. E a realização da primeira prova, em princípio, no dia 25 de fevereiro, com resultados divulgados até o final de abril de 2024. A avaliação levará em conta o desempenho na prova e a ordem de preferência selecionada pelos candidatos, simplificando o processo e aumentando as chances de sucesso.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: G1.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo