Engenharia 360

Enem 2023: Como Consultar Locais de Prova e o que Levar no Dia do Exame?

Engenharia 360
por Redação 360
| 26/10/2023 | Atualizado em 02/11/2023 4 min
Imagem reproduzida de Guia do Estudante

Enem 2023: Como Consultar Locais de Prova e o que Levar no Dia do Exame?

por Redação 360 | 26/10/2023 | Atualizado em 02/11/2023
Imagem reproduzida de Guia do Estudante
Engenharia 360

Na terça-feira, 24 de outubro, o Governo Federal divulgou os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano de 2023. Agora os candidatos podem conferir onde realizar sua avaliação, podendo se preparar melhor nesta reta final. A saber, o exame ocorrerá nos dias 5 e 12 de novembro.

Para consultar seu local de prova, os candidatos podem acessar as informações direto na Internet. No texto a seguir, o Engenharia 360 compartilha o passo a passo desse processo, bem como outras dicas essenciais para você se preparar de acordo e ter um bom desempenho no exame. Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

enem 2023
Imagem reproduzida de Agora News

O que é o Cartão de Confirmação e o que ele contém?

Para consultar o local de prova do Enem 2023, você deve primeiro acessar o seu Cartão de Confirmação de Inscrição. Esse documento é encontrado no site do Inep, fazendo login com sua conta Gov.br, ou na Página do Participante do Enem, fazendo login com CPF e senha. E o mesmo traz não só informações de local e datas de prova, mas também o idioma escolhido para o exame de língua estrangeira, além de solicitações de atendimento especializado.

Não, não é necessário imprimir este Cartão de Confirmação de Inscrição. Porém, o próprio Inep, através de comunicados em seu site, recomenda fazê-lo para evitar confusões no dia do exame.

Observação: Vale ressaltar que nesta semana o sistema está apresentando instabilidades devido ao grande número de acessos simultâneos.

enem 2023
Imagem reproduzida de Governo Federal

Como as provas do Enem serão diferentes em 2023?

Este ano, a prova do Enem vem com novidades! Os elementos gráficos agora são coloridos, incluindo charges, tirinhas e enumeração dos itens da prova. A intenção é que os alunos possam ter uma melhor compreensão das questões - especialmente as pessoas com daltonismo e baixa visão.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Atenção! Antes de devolver seu caderno aos fiscais de prova, você precisará indicar a cor deste caderno de questões no gabarito.

enem 2023
Imagem reproduzida de Guia do Estudante

Qual é o procedimento para consultar o local de prova do Enem 2023?

Para consultar o local de prova do Enem 2023, siga estas etapas:

  1. Acesse a Página do Participante no site https://enem.inep.gov.br/participante.
  2. Faça login com seu CPF e senha.
  3. Clique na opção "Local de prova" para acessar o Cartão de Confirmação.

Observação: Infelizmente, após o encerramento do processo de inscrição no Enem 2023, não é possível alterar o local de prova.

Agora, nossas recomendações finais. Lembre-se de que o portão fecha às 13h; melhor é que você tenha pelo menos 1h antes do local do Enem - sim, o cronograma é rigoroso, não se engane. Para não se atrasar, consulte antes o endereço certinho. Assim dá para verificar a distância e o tempo de deslocamento ou percurso que será preciso fazer nos domingos de prova.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que levar para a prova do Enem?

Aqui está uma lista do que geralmente é recomendado levar para o Enem além do Cartão de Conformação de Inscrição:

  • Documento de identificação com foto: Você deve levar um documento original com foto, como RG, carteira de motorista, passaporte ou outro documento oficial válido. Certifique-se de que esteja em boas condições e dentro da validade.
  • Caneta esferográfica de tinta preta: A prova do ENEM deve ser respondida com caneta de tinta preta, preferencialmente de corpo transparente. Leve algumas canetas extras para o caso de a sua falhar.
  • Água e alimentos leves: Leve uma garrafa de água e alimentos leves, como barras de cereal ou frutas, para se manter hidratado e energizado durante o exame. Certifique-se de que os alimentos sejam permitidos pelo regulamento do ENEM.
  • Relógio sem alarme: Um relógio pode ser útil para controlar o tempo durante a prova. Certifique-se de que não tenha alarme, pois isso poderia perturbar os outros participantes.
  • Medicamentos: Caso você faça uso de medicamentos de uso contínuo, é recomendável levá-los consigo para garantir seu bem-estar durante a prova.

Além disso, é importante lembrar o que NÃO é permitido durante a realização do ENEM:

  • Eletrônicos, como celulares, tablets, smartwatches, entre outros dispositivos, devem ser deixados desligados e guardados dentro de embalagens plásticas lacradas fornecidas pelos fiscais.
  • Livros, anotações, réguas, corretivos, entre outros materiais que não sejam expressamente permitidos no edital do ENEM.

Veja Também:


Fontes: Governo Federal.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo