Recentemente, o site Extra fez uma pesquisa com especialistas para entender quais serão as profissões em alta para 2022. Resolvemos trazer o resultado aqui, para o Engenharia 360, pensando em ajudar a lhe guiar neste novo ano que começa. Afinal, já divulgamos não faz muito a situação do salário médio das engenharias, as transformações trazidas com o lançamento do metaverso, mas é importante entender também as consequências de algo que está mais próximo ainda da nossa realidade, que é a pandemia. Por conta disso, o que será que o futuro nos aguarda? Que carreira devemos seguir, se quisermos obter êxito?

A busca do mercado atual por profissionais mais bem qualificados
Não é novidade que as transformações do mercado deram um grande salto nos últimos anos. As indústrias estão, como nunca, abraçando novas tecnologias para a melhora de análise de dados, operação de sistemas, manuseio de ferramentas digitais, e além. E para responder a tudo isso, os profissionais estão precisando ir urgentemente em busca de atualização, já que, em breve, serão trocados de posição. E a disputa pelas vagas será cada vez mais intensa!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Por certo, as empresas seguirão procurando pelos melhores, priorizando aqueles que se esforçam em entender e responder às necessidades atuais do mercado. Os profissionais que investirem em educação continuada – mesmo que online -, com certeza, terão mais destaque. Inglês é importante! Graduação como um bacharelado, pós-graduação, cursos técnicos, etc. fazem toda a diferença. Também demonstra pro atividade, agilidade e confiança. Se quiser conhecer outras características que pontuam bastante, recomendamos que leia os seguintes textos complementares:
- Você já ouviu falar em soft skills? Conheça as habilidades do profissional do futuro
- Saiba por que é preciso que engenheiros trabalhem sua Inteligência Emocional
“Vale a ressalva que fazer estágios, frequentar palestras e cursos, vivenciar oportunidades ligadas às áreas de interesse, somam ao currículo no que se refere ao desenvolvimento profissional.” – especialista em RH Cláudia Marchi, em reportagem de Extra – Globo.

As profissões que devem ter mais oportunidades no futuro
Nos últimos anos, eis as profissões que tiveram maior destaque no Banco Nacional de Empregos (BNE): desenvolvedor, designer gráfico, atendente de loja, auxiliar de estoque, vendedor, operador de caixa, mecânico de manutenção, operador de telemarketing, promotor de vendas, recepcionista, consultor de vendas e auxiliar de escritório.
Todas estas profissões devem continuar a ser bastante requisitadas em 2022 e nos próximos anos, assim como aquelas ligadas à vacinação e vendas online. Mas vamos olhar adiante; vamos pensar em novas ideias de carreira!
Leia Mais

Ideias de carreira
Pensando no público do 360, estas serão as oportunidades que devem surgir com mais força num futuro próximo:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
⦁ carreira como desenhista e desenvolvedor de páginas web;
⦁ desenvolvedor de códigos para aplicação web;
⦁ controlador de máquinas para registros de imagens aéreas para fins de monitoramento agrícola, segurança pública, e mais;
⦁ especialista em condução de testes de segurança para prevenção de invasões e exposição de dados na internet;
⦁ especialista em mapeamentos territoriais, incluindo criação de curvas de nível, diagnósticos locais e desenvolvimento de relatórios;
⦁ responsável por gerenciar e monitorar a captação, o armazenamento e a distribuição de dados de empresas;
⦁ desenvolvedor de soluções para integração de processos nas organizações;
⦁ desenvolvedor de cálculos, simulação de cenários e avaliação de resultados gerados por sistema machine learning;
⦁ e responsável pela criação de novas soluções de produtos ou processos, complexas ou simples, para ganho de produtividade.
Fontes: Extra – Globo.
Comentários
