Engenharia 360

12 de Abril - O Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado e a aventura de Yuri Gagarin

Engenharia 360
por Rafael Panteri
| 11/04/2022 | Atualizado em 12/04/2022 3 min

Hoje é celebrado o Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado – data de aniversário do primeiro voo espacial humano

12 de Abril - O Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado e a aventura de Yuri Gagarin

por Rafael Panteri | 11/04/2022 | Atualizado em 12/04/2022

Hoje é celebrado o Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado – data de aniversário do primeiro voo espacial humano

Engenharia 360

No ano de 1961, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin se tornou o primeiro ser humano a realizar um voo espacial orbitando o Planeta Terra. No dia 12 de abril daquele ano, a nave Vostock I levou o astronauta de 27 anos para um passeio de 108 minutos até voltar à superfície terrestre.

Esse feito entrou para a história como o primeiro voo espacial tripulado e abriu uma vantagem na corrida espacial protagonizada entre União Soviética e Estados Unidos. Depois de voltar do espaço, Yuri confirmou: “A Terra é azul”.

Conheça mais detalhes surpreendentes sobre o astronauta e a missão no texto a seguir!

Yuri Gagarin – o astronauta

Nascido durante o regime de Josef Stalin, Yuri Gagarin passou parte da sua infância trabalhando no campo. Viu familiares e amigos serem capturados por nazista durante a Segunda Guerra Mundial e, na adolescência, iniciou um curso na Escola Técnica Industrial de Saratov, onde estudou modelagem e fundição.

No período em que passou em Saratov, Yuri participou do clube de voo local. De pequenos biplanos, passou a pilotar os Yak-18, aviões de treinamento militar fabricados pela União Soviética. Concluiu o Ensino Técnico em 1951 e, quatro anos depois, foi aceito na Escola de Pilotos de Orenburg.

voo espacial
Gagarin na época que voava um Yak-18 no clube de voo de Saratov

Após dois anos como cadete, Gagarin foi enviado para a base aérea de Loustari, próximo à fronteira com a Noruega. Junto com mais 19 pilotos, ele foi selecionado para o projeto ultrassecreto Vostok I.

Além dos testes físicos e técnicos, Yuri se destacava pelas suas características pessoais – a altura de 1,57 m e o peso de 69 kg chamavam a atenção dos líderes soviéticos. O fato de ter trabalhado no campo e em uma fundição era uma ótima oportunidade do ponto de vista político e publicitário.

YuriGagarin1
A imagem de Yuri Gagarin com o traje de cosmonauta se tornou um ícone da cultura popular nos anos 1960

Veja Também:

Cosmonauta compartilha imagens da Terra direto do módulo Nauka, no espaço

Missão russa grava primeiro filme de ficção fora do planeta

Vostok – a espaçonave

A nave Vostok era o ápice da tecnologia de seu tempo. Formada por dois conjuntos de módulos, possuía um comprimento de 4,4 metros e um diâmetro máximo de 2,4 metros. O primeiro módulo contava com a cápsula tripulada que acomodava uma pessoa de forma bastante restrita. Já o segundo módulo, que seria descartado antes da reentrada, transportava os equipamentos gerais, como instrumentos, antenas, propelentes, entre outros. Ao todo, a Vostok pesava 4.730 kg.

Após o lançamento, a partir do cosmódromo de Baikonur (atualmente no Cazaquistão), a missão Vostok 1 atingiu o apogeu a 327 quilômetros de altitude e perigeu de 169 quilômetros. O pouso ocorreu 1 hora e 48 minutos depois e entrou para a história como o primeiro voo espacial tripulado.

Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado foi declarado pela Assembleia Geral da ONU, em 2011, visando celebrar o início da era espacial humana, reafirmar a contribuição da ciência e da tecnologia espacial para o desenvolvimento sustentável e assegurar os anseios das populações para o uso pacífico do espaço sideral.

Fontes – UNIC Rio de Janeiro, Aeromagazine, Insider

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Rafael Panteri

Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia. Parte da graduação em Shibaura Institute of Technology - Japão.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo