No ano de 1961, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin se tornou o primeiro ser humano a realizar um voo espacial orbitando o Planeta Terra. No dia 12 de abril daquele ano, a nave Vostock I levou o astronauta de 27 anos para um passeio de 108 minutos até voltar à superfície terrestre.
Esse feito entrou para a história como o primeiro voo espacial tripulado e abriu uma vantagem na corrida espacial protagonizada entre União Soviética e Estados Unidos. Depois de voltar do espaço, Yuri confirmou: “A Terra é azul”.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Conheça mais detalhes surpreendentes sobre o astronauta e a missão no texto a seguir!
Yuri Gagarin – o astronauta
Nascido durante o regime de Josef Stalin, Yuri Gagarin passou parte da sua infância trabalhando no campo. Viu familiares e amigos serem capturados por nazista durante a Segunda Guerra Mundial e, na adolescência, iniciou um curso na Escola Técnica Industrial de Saratov, onde estudou modelagem e fundição.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
No período em que passou em Saratov, Yuri participou do clube de voo local. De pequenos biplanos, passou a pilotar os Yak-18, aviões de treinamento militar fabricados pela União Soviética. Concluiu o Ensino Técnico em 1951 e, quatro anos depois, foi aceito na Escola de Pilotos de Orenburg.

Após dois anos como cadete, Gagarin foi enviado para a base aérea de Loustari, próximo à fronteira com a Noruega. Junto com mais 19 pilotos, ele foi selecionado para o projeto ultrassecreto Vostok I.
Além dos testes físicos e técnicos, Yuri se destacava pelas suas características pessoais – a altura de 1,57 m e o peso de 69 kg chamavam a atenção dos líderes soviéticos. O fato de ter trabalhado no campo e em uma fundição era uma ótima oportunidade do ponto de vista político e publicitário.

Veja Também:
Cosmonauta compartilha imagens da Terra direto do módulo Nauka, no espaço
Missão russa grava primeiro filme de ficção fora do planeta
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Vostok – a espaçonave
A nave Vostok era o ápice da tecnologia de seu tempo. Formada por dois conjuntos de módulos, possuía um comprimento de 4,4 metros e um diâmetro máximo de 2,4 metros. O primeiro módulo contava com a cápsula tripulada que acomodava uma pessoa de forma bastante restrita. Já o segundo módulo, que seria descartado antes da reentrada, transportava os equipamentos gerais, como instrumentos, antenas, propelentes, entre outros. Ao todo, a Vostok pesava 4.730 kg.
Após o lançamento, a partir do cosmódromo de Baikonur (atualmente no Cazaquistão), a missão Vostok 1 atingiu o apogeu a 327 quilômetros de altitude e perigeu de 169 quilômetros. O pouso ocorreu 1 hora e 48 minutos depois e entrou para a história como o primeiro voo espacial tripulado.
O Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado foi declarado pela Assembleia Geral da ONU, em 2011, visando celebrar o início da era espacial humana, reafirmar a contribuição da ciência e da tecnologia espacial para o desenvolvimento sustentável e assegurar os anseios das populações para o uso pacífico do espaço sideral.
Fontes – UNIC Rio de Janeiro, Aeromagazine, Insider
Comentários

Rafael Panteri
Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia. Parte da graduação em Shibaura Institute of Technology - Japão.