No ano de 1961, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin se tornou o primeiro ser humano a realizar um voo espacial orbitando o Planeta Terra. No dia 12 de abril daquele ano, a nave Vostock I levou o astronauta de 27 anos para um passeio de 108 minutos até voltar à superfície terrestre.
Esse feito entrou para a história como o primeiro voo espacial tripulado e abriu uma vantagem na corrida espacial protagonizada entre União Soviética e Estados Unidos. Depois de voltar do espaço, Yuri confirmou: “A Terra é azul”.
Conheça mais detalhes surpreendentes sobre o astronauta e a missão no texto a seguir!
Yuri Gagarin - o astronauta
Nascido durante o regime de Josef Stalin, Yuri Gagarin passou parte da sua infância trabalhando no campo. Viu familiares e amigos serem capturados por nazista durante a Segunda Guerra Mundial e, na adolescência, iniciou um curso na Escola Técnica Industrial de Saratov, onde estudou modelagem e fundição.
No período em que passou em Saratov, Yuri participou do clube de voo local. De pequenos biplanos, passou a pilotar os Yak-18, aviões de treinamento militar fabricados pela União Soviética. Concluiu o Ensino Técnico em 1951 e, quatro anos depois, foi aceito na Escola de Pilotos de Orenburg.
Após dois anos como cadete, Gagarin foi enviado para a base aérea de Loustari, próximo à fronteira com a Noruega. Junto com mais 19 pilotos, ele foi selecionado para o projeto ultrassecreto Vostok I.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Além dos testes físicos e técnicos, Yuri se destacava pelas suas características pessoais – a altura de 1,57 m e o peso de 69 kg chamavam a atenção dos líderes soviéticos. O fato de ter trabalhado no campo e em uma fundição era uma ótima oportunidade do ponto de vista político e publicitário.
Veja Também:
Cosmonauta compartilha imagens da Terra direto do módulo Nauka, no espaço
Missão russa grava primeiro filme de ficção fora do planeta
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Vostok - a espaçonave
A nave Vostok era o ápice da tecnologia de seu tempo. Formada por dois conjuntos de módulos, possuía um comprimento de 4,4 metros e um diâmetro máximo de 2,4 metros. O primeiro módulo contava com a cápsula tripulada que acomodava uma pessoa de forma bastante restrita. Já o segundo módulo, que seria descartado antes da reentrada, transportava os equipamentos gerais, como instrumentos, antenas, propelentes, entre outros. Ao todo, a Vostok pesava 4.730 kg.
Após o lançamento, a partir do cosmódromo de Baikonur (atualmente no Cazaquistão), a missão Vostok 1 atingiu o apogeu a 327 quilômetros de altitude e perigeu de 169 quilômetros. O pouso ocorreu 1 hora e 48 minutos depois e entrou para a história como o primeiro voo espacial tripulado.
O Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado foi declarado pela Assembleia Geral da ONU, em 2011, visando celebrar o início da era espacial humana, reafirmar a contribuição da ciência e da tecnologia espacial para o desenvolvimento sustentável e assegurar os anseios das populações para o uso pacífico do espaço sideral.
Fontes - UNIC Rio de Janeiro, Aeromagazine, Insider
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Rafael Panteri
Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia, com parte da graduação em Shibaura Institute of Technology, no Japão; já atuou como estagiário em grande conglomerado industrial, no setor de Sistemas Elétricos de Potência.