Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Cosmonauta compartilha imagens da Terra direto do módulo Nauka, no espaço [Confira!]

por Redação 360 | 07/09/2021

O cosmonauta Oleg Novitskiy nos deu a chance de ver, por meio de imagens compartilhadas por ele, que realmente a Terra não é plana! Confira neste texto!

Para você que, assim como eu, fica encantado olhando o céu e adoraria ver a nossa ‘morada’ lá de cima, ver imagens reais de um módulo espacial é simplesmente maravilhoso. Pois o cosmonauta russo Oleg Novitskiy proporcionou a todos, através do seu Twitter, imagens do interior do módulo Nauka e também da Terra, vista através de uma janela. Para tristeza dos seguidores da teoria da Terra Plana, as imagens mostram justamente com clareza a curvatura do planeta!

cosmonauta
Cosmonauta Oleg Novitskiy – Imagem reproduzida de Wikipedia

O incidente com a ISS

O Nauka (que significa ‘Ciência’ em russo) é um módulo russo, Laboratório Multifuncional da ISS (Estação Espacial Internacional). O mesmo foi lançado da Terra no dia 21 de julho de 2021, acoplando-se à Estação no dia 29 de julho de 2021.

Claro que nem tudo sai como planejado! Poucas horas depois do acoplamento e de todas as checagens de segurança, aconteceu uma falha. O sistema de propulsão fez com que seus motores ligassem acidentalmente, tirando a Estação Espacial de sua posição. O desvio de 45° não foi sentido pelos ocupantes da Estação. Entretanto, foi detectado pela equipe de controle na Terra, que iniciou rapidamente  as correções da posição.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

cosmonauta
Módulo Nauka – Imagens reproduzidas de Página Journal
Imagens reproduzidas de NASA

Conhecendo melhor o módulo Nauka

O módulo Nauka pesa 20,3 toneladas e tem 13 metros de comprimento, 4,2 metros de diâmetro na parte mais larga e 70 metros cúbicos de volume pressurizado. Equipado com 30 locais de trabalho, ele será utilizado para a realização de experiências em vários campos da ciência, além de armazenagem de equipamentos para regeneração de água, armazenagem de oxigênio e também servirá de local de descanso para a tripulação.

O Nauka também é equipado com um braço robótico, o ERA. Com 11 metros de comprimento e sete articulações. Ele funciona com uma precisão de 5 milímetros. E poderá ser usado para transferir pequenas cargas para fora da ISS, ajudando no transporte dos cosmonautas em passeios espaciais (usando uma espécie de grua) e na realização de manutenções. 

Visão do cosmonauta

No início do mês de agosto de 2021, os cosmonautas puderam ver, pela primeira vez, o interior da Nauka. Já em 23 de agosto, o cosmonauta russo Oleg Novitskiy gravou imagens do interior do módulo, mostrando alguns equipamentos, compartimentos, áreas de descanso e, por fim, imagens da Terra, vistas através de uma janela.

Imagens reproduzidas de Reuters

Fontes: Wikipedia, Inovação Tecnológica, EFE, Olhar Digital, Avalanche Notícias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.