Engenharia 360

Conheça o Airo, o veículo futurista que vira sala e 'come' poluição

Engenharia 360
por Redação 360
| 28/09/2021 | Atualizado em 17/01/2023 3 min

Conheça o Airo, o veículo futurista que vira sala e 'come' poluição

por Redação 360 | 28/09/2021 | Atualizado em 17/01/2023
Engenharia 360

Durante o último Salão de Xangai, o mundo conheceu a nova criação do designer britânico Thomas Heatherwick, o mesmo inventor da versão atualizada do icônico ônibus Routemaster de Londres, o Heatherwick. Este veículo não apenas tem uma aparência diferenciada, mas promete um funcionamento que poderia ajudar o meio ambiente. Mas, será? É que os críticos não estão tão convencidos disso! Leia o texto a seguir e descubra o por quê!

tecnologia e inovação
Imagem reproduzida de Diário da Amazônia

Vamos conhecer o Airo, a última ideia de Heatherwick! A intenção é que seja produzido um milhão desse protótipo até 2023. O curioso é que projetos de veículos nem o é forte de Thomas, que passou a vida se dedicando a desenvolver projetos arquitetônicos, como a sede do Google na Califórnia e em Londres.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Quando fomos abordados pela IM Motors na China, dissemos que não éramos designers de automóveis, e eles falaram: ‘É por isso que queremos vocês’.”

– Thomas Heatherwick, em reportagem de G1.

tecnologia e inovação
Imagem reproduzida de Futuro próximo – FuturoProssimo
tecnologia e inovação
Imagem reproduzida de greenMe

Objetivo da invenção

A proposta da IM Motors era desenvolver um modelo de automóvel com design radical. Mas o conceito por trás era, primeiro, resolver a crise espacial evidenciada pela pandemia do Covid-19. Segundo, contribuir para resolver a questão da poluição. E é neste ponto do discurso que os especialistas se apegaram mais! Afinal, será que esse design pode ser mesmo uma resposta para amenizar o impacto sobre o meio ambiente?

Características de design

“Os fabricantes de automóveis estão se atropelando para fazer carros elétricos, mas um carro elétrico novo não deve ser apenas outro com um visual diferente.”

– Heatherwick, em reportagem de Época Negócios.

Bem, apesar de Heatherwick dizer isso, o design do Airo saiu, sim, caprichado. O automóvel tem teto de vidro; cadeiras ajustáveis; volante escondido no painel; e exterior texturizado. E, por fim, o melhor detalhe de todos, uma grade frontal equipada com um filtro de ar.

Antes de falar mais sobre esta grade, vamos voltar na história do aproveitamento de espaço. O interior do Airo, com esse ajuste de cadeiras e mais poderia fazer com que o próprio veículo virasse uma espécie de sala. O próprio Heatherwick disse, em entrevistas, “A covid levantou a questão da crise de espaço. Muitos de nós vivemos em apartamentos e casas e precisamos de mais espaço, de um escritório ou espaço para estudo.”.

tecnologia e inovação
Imagem reproduzida de Balconista SA
tecnologia e inovação
Imagem reproduzida de Futuro próximo – FuturoProssimo
tecnologia e inovação
Imagem reproduzida de Futuro próximo – FuturoProssimo

Polêmica

A reação dos especialistas da indústria automotiva quanto às explicações da IM Motors para a grade frontal ou estratégias para otimização de espaço do Airo não foi das melhores. Entenda:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Não consigo ver como este carro pode dar uma contribuição significativa para resolver os vários problemas associados à posse e uso de automóveis.”,

“A contribuição desse carro para a limpeza do ar de nossos poluídos centros urbanos seria tão pequena que seria impossível medir.”,

“Isso fica logo evidente se você comparar o volume de ar que provavelmente passará pelo sistema de filtragem do carro com o volume total de ar.”

– Peter Wells, em reportagem de BBC.

Veja Também: Será que os carros do futuro poderão detectar motoristas embriagados?


Fontes: Época Negócios.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo