No ano de 1977, foi a estreia do primeiro filme de fantasia da franquia Star Wars ou Guerra nas Estrelas, do cineasta George Lucas. Depois disso, foram mais oito lançamentos na mesma linha e dois spin-offs. Todos foram considerados um fenômeno de cultura popular, um marco na grande "era dos blockbusters" ou das grandes produções sucesso nas bilheterias e que viram franquias com brinquedos, jogos, livros e mais. E essa referência inspirou gerações, inclusive de profissionais das áreas das ciências. Confira, a seguir, três invenções inspiradas nesses longas-metragens!
Veja Também: Se você gosta de Star Wars, vai adorar os hologramas que esses cientistas criaram
1. Sabre de luz retrátil
Os engenheiros do canal do YouTube chamado Hacksmith fizeram algo extraordinário. Eles criaram um protótipo de sabre de luz inspirado no objeto visto nos filmes Star Wars. O mesmo funciona com plasma a uma temperatura de 2.200°C - aliás, é por isso que consegue brilhar. A queima do material ocorre de forma concentrada, por bicos laminares utilizados pelos construtores - na indústria de vidros incandescentes - de forma que permite o escape de um fluxo extremamente concentrado de gás, formando um feixe. E o plasma sai de um cabo em forma reta, alinhada e estável. O resultado é muito impressionante!
Nesse efeito de luz, a cor - de verde, laranja e vermelho - é obtida por meio da adição de alguns produtos químicos - como ácido bórico, cloreto ou cálcio - à mistura original. E para esse sabre, a fonte foi adaptada a uma mochila personalizada com um circuito que controla tal fluxo de gás. Confira confira nas imagens e vídeos a seguir!
2. Pele artificial capaz de ter sensações
Os créditos deste invento de "pele eletrônica" vão para uma equipe de pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura. O novo dispositivo seria capaz de sentir sensação do tato, o que ajudaria pessoas com próteses a detectarem objetos, diferenciando texturas - inclusive de rugosidades diferentes -, temperaturas e até dor.
Explicando melhor, o material seria composto de centenas de sensores de apenas 1 cm², capazes de processar informações mais rápido que o sistema nervoso humano, inclusive lendo textos em braile com 90% de precisão. E isso tudo foi inspirado na cena de Star Wars, quando o personagem Luke Skywalker perde a mão direita e ela é substituída por uma robótica, aparentemente capaz de experimentar sensações de toque novamente.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
3. Prédio Star Wars
Para finalizar, precisamos citar o projeto do escritório de arquitetura mundialmente conhecido Aedas, representado pelo arquiteto Andrew Bromberg, realizado em 2014, também em Singapura. Trata-se de um plano para o prédio da nova sede da LucasFilme e acomodações da Walt Disney Company, inspirado no design dos filmes de Star Wars, mais precisamente nos rastreadores de areia usados como bases móveis na franquia. Uma obra tão grandiosa que até já recebeu diversos prêmios e destaque em publicações!
A fachada desse prédio é toda revestida de multicamadas de vidro, que permitem a entrada da luz do sol no interior do edifício sem deixar que ele esquente demais. O visual é de cromado, embora a película externa seja transparente, otimizando o uso da luminosidade natural nos ambientes internos. E, dentro do volume, há um grande pátio com vegetação em uma atmosfera bastante exótica. Folhagens também crescem nas sacadas. Ademais, tem um teatro com 100 assentos, salas de escritórios e espaços para empregados.
Veja Também: Confira quais são os 6 melhores Games para Xbox 2022 indicados pelo Engenharia 360
Fontes: UOL, TecnoMundo, G1, Instituto Bramante.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.