Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Análise de risco em escala global avaliou quanto custam os danos à infraestrutura de transportes

por Kamila Jessie | 21/08/2019
Copiado!

Você sabia que danos à infraestrutura rodoviária e ferroviária causados por desastres naturais podem resultar em custos anuais de, em média, de aproximadamente US $ 14,6 bilhões globalmente? Este dado foi divulgado em um artigo na Nature Communications. O estudo de modelagem sugere que cerca de 73% desses danos seriam causados ​​por águas superficiais (escoamento e chuvas extremas) e inundações de rios.

análise de risco em transportes
Imagem: iwstreamrailway.co.uk

Considerando os danos causados por desastres naturais:

Pesquisadores europeus, junto ao Banco Mundial, usaram dados globais de ativos rodoviários e ferroviários e mapas de risco para calcular a exposição e o risco de ocorrência de desastres naturais associados à infraestrutura de transporte. Dentre as catástrofes analisadas, os pesquisadores incluíram ciclones tropicais, terremotos, inundações por chuvas, inundações por cheias de rios em zonas próximas ao leito e inundações costeiras.

análise de risco transportes
“Global expected annual damages”. Fonte: nature.com

Os autores descobriram que cerca de 27% da infraestrutura de transporte do mundo inteiro está exposta a pelo menos um perigo, e o custo dos danos anuais esperados globalmente pode variar de US $ 3,1 a 22 bilhões. Eles identificaram que a infraestrutura de transporte dos pequenos locais em desenvolvimento, a exemplo de Papua Nova Guiné, é particularmente vulnerável a esses perigos.

No entanto, embora os maiores danos absolutos tenham sido observados em países de alta renda, de acordo com o estudo, como o Japão, os países de renda média, tais como a Geórgia e Mianmar, correm maior risco em relação ao PIB.

Inclusão da análise de risco em projetos:

Os pesquisadores argumentam que é crucial que os países melhorem o planejamento de transporte incluindo informações de risco em suas avaliações, item este que nós, engenheiros(as) e aspirantes a profissionais de engenharia devemos estar atentos na concepção e gerenciamento de projetos. Isso poderia ajudar a minimizar os gastos em todos os ativos, visando melhorias importantes para evitar danos causados ​​por riscos naturais.

Fonte: Nature Asia.

Copiado!
Engenharia 360

Kamila Jessie

Engenheira ambiental e sanitarista, MSc. e atualmente doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-6881-4217

Comentários