Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Conheça a certificação Selo Casa Saudável

Imagem padrão usuário
por Lucie Ferreira
| 16/12/2015 2 min

Conheça a certificação Selo Casa Saudável

por Lucie Ferreira | 16/12/2015
Copiado!

selo-casa-saudavel_blog-da-engenharia
O Selo Casa Saudável é uma certificação coordenada pelo Healthy Building World Institute (Instituto Mundial de Construção Saudável), que visa garantir ambientes saudáveis, sendo o primeiro selo mundial para construções, profissionais e produtos da construção que analisa elementos de saúde e bem-estar.
Considerando que muitas pessoas passam grande parte de suas vidas em ambientes fechados, seja em suas casas, locais de trabalho, shoppings, instituições de ensino ou restaurantes, ele assegura que esses espaços sejam saudáveis para prevenir problemas de saúde como alergias, distúrbios do sono, cansaço, envelhecimento precoce e obesidade. Para isso, disponibiliza serviços de certificação de projetos, imóveis, profissionais, produtos e métodos de manutenção em construção civil.
Para receber o Selo Casa Saudável, o projeto, a edificação, o profissional e o procedimento são analisados por testes minuciosos com parâmetros internacionais de salubridade e verificação de aspectos como iluminação, acústica, elétrica, qualidade do ar e da água, materiais empregados, desenho arquitetônico, paisagismo, critérios de sustentabilidade, manutenção e outros.
Confira abaixo os procedimentos para a obtenção de cada selo:
 

+ Selo Casa Saudável para projetos

Os projetos devem estar de acordo com os parâmetros de salubridade. São avaliados a qualidade dos materiais, o desenho técnico, os projetos elétrico, hidráulico, luminotécnico, acústico e paisagístico, a sustentabilidade e a manutenção saudável. Conforme os resultados, projetos de renovação (pRn) e novas construções (pNC) recebem classificações de A, B ou C.
 

+ Selo Casa Saudável para ambientes construídos

Para verificar a saúde do ambiente, os imóveis são submetidos a métodos de análise como mensuração in loco com aparelhos validados, análises físico-químicas laboratoriais e provas documentais, além da verificação dos campos eletromagnéticos; da qualidade da água, do ar e da ventilação; da presença de compostos orgânicos voláteis, fungos e bactérias; qualidade e quantidade de luz; acústica; paisagismo; sustentabilidade; manutenção saudável. Classifica os imóveis em A,B e C. Podem receber o selo edifícios recém-construídos (NC), renovações ou reformas (Rn), como edificações pré existentes (EPE).
 

+ Selo Casa Saudável para profissionais

Por meio de provas escritas e orais, com conteúdo teórico e prático, garante que o profissional tem conhecimento sobre construção saudável, parâmetros de certificação e ferramentas ligadas ao processo de avaliação de projetos e ambientes. Indicado para engenheiros, arquitetos, designers, executores da obra (pedreiros, auxiliares, mestres de obra), avaliadores ou vistoriadores, funcionários ou empresas da manutenção e profissionais da saúde.
 

+ Selo Casa Saudável para produtos

Atesta que o produto analisado cumpre os padrões e não será prejudicial à saúde de quem o manipula, seja durante a construção ou após o fim da obra. Os produtos são submetidos a testes físico-químicos laboratoriais que comprovam sua salubridade na interação com a vida humana.
 

+ Selo Casa Saudável para manutenção

Certifica empresas de manutenção, incluindo os profissionais, as substâncias e os processos utilizados. Analisa se a empresa utiliza de técnicas e produtos não prejudiciais aos usuários do ambiente que receberá o serviço.
Saiba como se inscrever ou submeter seu projeto ao Selo Casa Saudável no site do programa.

Copiado!

Comentários