Engenharia 360

Cratera que surgiu no Chile está maior e corre risco de colapsar

Engenharia 360
por Redação 360
| 03/08/2022 | Atualizado em 31/08/2022 2 min

Cratera que surgiu no Chile está maior e corre risco de colapsar

por Redação 360 | 03/08/2022 | Atualizado em 31/08/2022
Engenharia 360
Atualização sobre a cratera do Chile:

Neste mês de agosto, surgiram mais rachaduras nesta cratera gigante no território do deserto do Atacama, Chile; e seu entorno corre risco de colapsar. Agora o Serviço Nacional de Geologia e Mineração (SERNAGEOMIN), que estabeleceu uma zona de alto risco. O governo ordenou a paralisação das atividades das duas empresas que operam nas proximidades, a canadense Lundin Mining e a japonesa Sumitomo Metal Mining e Sumitomo Corp.

“Considerando que o referido cenário se configura como uma ameaça à vida e à integridade física das pessoas, o acesso ao referido polígono foi restringido, até que os estudos técnicos o justifiquem.” – trecho de discurso de autoridades chilenas publicado no site IG.


Em junho de 2021, noticiamos aqui, no Engenharia 360, que uma grande cratera de causas desconhecidas havia surgido em Santa Maria Zacatepec, região rural do México. Agora, nesta segunda-feira, dia 1 de agosto de 2022, outro buraco gigante surgiu no continente americano, mais precisamente no Atacama, Chile. O mesmo teria 25 metros de diâmetro e 200 metros de fundo – inclusive maior que a cratera do México.

O que se sabe por enquanto é que a cratera do Chile surgiu em uma área de mineração do país. Inclusive, a mídia chilena mostrou imagens aéreas do sumidouro em terra operado por uma mina de cobre canadense Lundin Mining LUN.TO, a cerca de 660 quilômetros ao norte da capital Santiago. E o prefeito da província local alegou que acredita que as causas do buraco sejam mesmo as atividades extrativistas inconscientes e desmedidas realizadas na região.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Depois disso, uma equipe especializada do Serviço Nacional de Geologia e Mineração foi, então, encaminhada ao local para fazer um estudo mais aprofundado do caso. E, até o momento da publicação deste artigo, a empresa canadense não havia comentado oficialmente a situação.

Confira, a seguir, imagens da cratera chilena:

mineração cratera chile
Imagem reproduzida de Estadão
mineração cratera chile
Imagem reproduzida de Folha PE
mineração cratera chile
Imagem reproduzida de Poder360

Veja Também:


Fontes: G1.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo