A era de xerox de documentos acabou e a validação por QR Code no celular ganhou a vez. A Receita Federal lançou um aplicativo para Android e iOS, chamado CPF Digital RFB, que permite que você guarde e acesse seu cadastro de pessoa física, o famoso CPF, e a carteira de motorista (CNH).
Funcionalidades do app
O CPF é o documento-chave dos brasileiros para acesso a serviços públicos. De acordo com o Decreto nº 9.723, de 11 de março de 2019, o governo instituiu o número de CPF como instrumento suficiente e substitutivo da apresentação de outros documentos do cidadão. Agora você pode acessar este documento, bem como a carteira nacional de habilitação virtualmente e em um só app.
CPF Digital RFB: como baixar e ter acesso
Usuários Android podem baixar o app na Google Play Store e usuários iOS podem fazer o download na App Store.
O processo para disponibilizar seus documentos virtualmente segue os seguintes passos:
- Digite seu CPF e data de nascimento;
- Confirme que aceita os termos de uso;
- Realize a prova de vida, que consiste em realizar uma sequência de ações (sorrir, virar a cabeça para os lados, fechar os olhos);
- Registre uma selfie como autenticação biométrica;
- Crie uma senha (PIN) de quatro dígitos.
Aqui vale uma observação: caso você não possua CNH, não conseguirá usar o aplicativo. Isso pois o CPF Digital RFB requer identificação biométrica. Nesse caso, se você não tiver a carteira nacional de habilitação, receberá esta mensagem de erro: "validação biométrica indisponível, por favor procure atendimento com a Receita Federal do Brasil".
Autenticidade dos documentos
As versões digitais do CPF e CNH terão, cada uma, um respectivo QR Code para confirmar sua legitimidade. Mas não vale contar com isso e deixar o celular sem bateria!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Bônus: dúvidas com imposto de renda (IRPF)
O aplicativo tem um chatbot que pode te auxiliar em dúvidas relacionadas ao Imposto de Renda de Pessoa Física, que teve seu prazo estendido até junho, dada a situação da pandemia de coronavírus.
Vai baixar o app ou carregar um monte de documentos na carteira?
Fontes: Tecnoblog. Uol.
Leia também: Já é possível ter a carteira de trabalho no smartphone.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Kamila Jessie
Doutora em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (EESC/USP) e Mestre em Ciências pela mesma instituição; é formada em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) com período sanduíche na University of Ottawa, no Canadá; possui experiência em tratamentos físico-químicos de água e efluentes; atualmente, integra o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF) do Instituto de Física de São Carlos (USP), onde realiza estágio pós-doutoral no Biophotonics Lab.