Engenharia 360

Conhecemos e testamos a Volkswagen Amarok V6

Engenharia 360
por Redação 360
| 10/01/2021 | Atualizado em 29/12/2022 4 min
Foto de Eduardo Mikail

Conhecemos e testamos a Volkswagen Amarok V6

por Redação 360 | 10/01/2021 | Atualizado em 29/12/2022
Foto de Eduardo Mikail
Engenharia 360

A Amarok é considerada a picape-média mais potente do Brasil. Curiosamente, nos últimos anos, apesar de toda a crise econômica global, ela tem sobrevivido no mercado brasileiro. Só no primeiro trimestre de 2022, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, 1.711 unidades emplacadas foram vendidas no país. Mas, afinal, quais motivos teríamos para comprar esse veículo? Veja no texto a seguir!

Volkswagen Amarok V6
Foto de Eduardo Mikail

Sobre o design da Volkswagen Amarok V6

A primeira coisa que você precisa saber sobre esse veículo é que ele possui uma excelente performance. Em contrapartida, ainda apresenta uma série de recursos que o deixam um pouco atrás de seus concorrentes diretos. Mesmo assim, vem com detalhes de ótimo design, que facilmente seduzem os admiradores de picapes. E são esses que queremos compartilhar com você nesse texto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para começar, a Amarok V6 possui cinco lugares e quatro portas. Sua capacidade volumétrica é de 1.280 litros, que é um bom número para quem lida com trabalho pesado. Inclusive, o veículo usa feixe de molas na suspensão traseira, que deixa sua estrutura mais robusta para lidar bem com tais atividades.

Volkswagen Amarok V6
Foto de Eduardo Mikail
Volkswagen Amarok V6
Foto de Eduardo Mikail

Modelo Extreme

A versão Extreme pode vir com o pacote "Black Style". Nessa versão, a picape pode ser encomendada nas cores 'Branco Cristal' e 'Preto Mystic'. Também com capas de retrovisores externos na cor preta; grade dianteira preta brilhante com frisos horizontais inferiores e verticais cromados; moldura do painel de instrumentos também preta brilhante; para-choque traseiro pintado de preto e com estribo integrado; pneus 255/50 R20; e rodas de liga leve de 20 polegadas - com novo desenho - na cor preta brilhante.

Interior da picape

Uma das coisas que mais agrada na Amarok V6 é a posição do volante, com possibilidade de regulagens de altura e profundidade da coluna. Outro destaque são os bancos, revestidos de couro, sendo o banco do motorista com espuma reforçada e ajustes elétricos. E especialmente o modelo Extreme se diferencia ainda mais por dentro e por fora, por meio de itens exclusivos, como capas para pedais esportivas e tapetes de carpetes com a inscrição "Extreme", fazendo valer o investimento adicional.

Contudo, vale destacar que, de um modo geral, o modelo tradicional da Amarok possui um interior relativamente simples, com pouca tecnologia embarcada - sobretudo se comprado aos seus concorrentes diretos. E justamente, por isso, costuma ser alvo de críticas dos consumidores.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Volkswagen Amarok V6
Foto de Eduardo Mikail

Performance do motor

A saber, essa picape Volkswagen Amarok usa combustível diesel. Ela vem com câmbio automático de 8 marchas. Também um motor 3.0 V6 turbo com injeção integral 4Motion, de excelente potência e maior torque em seu segmento no mercado brasileiro - 550 Nm (56,1 kgfm), já entregue a partir de apenas 1.500 rpm e mantendo-se pleno até as 2.500. E são 225cv, conseguindo fazer uma faixa de 3.000 rpm a 4.500 rpm, podendo chegar a 190 km/h, acelerando de 0 a 100 em poucos segundos. Explicando melhor, trata-se de um desempenho próximo ao de modelos esportivos da mesma marca.

Para finalizar, um diferencial da Amarok é a função "Overboost", que eleva a potência para 272cv durante dez segundos quando o pedal do acelerador é acionado em, no mínimo, 70% do seu curso - chegando à potência total quando o pedal fica a 95%. Claro que isso quando a velocidade está entre 50 e 120 km/h. Tal oferta muda completamente a experiência do usuário nas retomadas de força do sistema durante o processo de ultrapassagem. Ficou impressionado? Comente o que achou dessa picape na aba de comentários!

Volkswagen Amarok V6
Foto de Eduardo Mikail

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo