Obra é sempre sinônimo de muitos transtornos e desafios, tanto para clientes quanto para profissionais. Por isso, se existir qualquer forma de deixar as reformas e pequenas construções menos complicadas, vale a pena investir na ideia. Não é novidade para ninguém que os aparelhos smart, como tablets e celulares, viraram uma ferramenta essencial de trabalho. Eles podem facilitar, bastante, a vida de muita gente, através de seus maravilhosos aplicativos.
Conhecendo o aplicativo 'Reforma Simples'
Em 2014, após o trabalho final de graduação do curso de Sistemas de Informação, Giuliano Cardoso, juntamente de um amigo, o engenheiro civil Victor Hugo Barbosa, tornou sua ideia de criar um aplicativo para celulares em realidade. Assim surgiu o ‘Reforma Simples’, um software capaz de estimar o preço de materiais e diversos tipos de serviços na área da construção civil.
Esse aplicativo móvel tem como público-alvo estudantes e profissionais de arquitetura e engenharia civil. Ele pode os auxiliar na elaboração de projetos, já que simula uma proposta financeira das suas reformas e obras. Com o programa, o profissional consegue expor uma possibilidade quantitativa de todos os materiais a serem gastos, como argamassa, rejunte e tintas, além de serviços de mão-de-obra nessa categoria.
Gerando um orçamento prévio
O somatório de materiais, realizado pelo ‘Reforma Simples’, se baseia em todos os dados informados pelo usuário do smartphone. Em seu relatório final, o aplicativo apresenta uma estimativa de orçamento para os insumos da obra. O programa tem como referência as publicações periódicas de preços para cada estado do país, divulgadas pela Caixa Econômica Federal, o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e o SINAPI - Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil.
Impressões sobre o programa
Apesar de não ser o único aplicativo na área, o ‘Reforma Simples’ é um programa excelente, de muita ajuda para reformas. É bem simples de mexer, mas de maneira nenhuma substitui a opinião de um profissional capacitado. As quantidades geradas nas listagens servem apenas de orçamento prévio. Na sua versão free, muitas simulações podem apresentar resultados diferentes do mercado, já que a atualização mensal do sistema é limitada.
É sempre importante o usuário observar bem qual a unidade que foi considerada em cada material, pois isso pode diferir do sistema adotado em sua região. Às vezes, as estimativas de consumo podem até parecer erradas. Isso é porque foi considerado o reaproveitamento do material em fase de execução da obra. O ponto mais positivo é que o relatório pode ser exportado, por completo, através de um e-mail e depois aberto no Excel, facilitando a visualização da pesquisa realizada.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Veja Também:
- 4 aplicativos essenciais para o dia a dia de todo engenheiro civil
- Os 10 melhores e úteis aplicativos para engenheiros
- 6 aplicativos gratuitos que todo estudante de engenharia deveria conhecer [+BONUS]
- 5 aplicativos que facilitam (e muito!) a vida dos engenheiros
Fontes: Reforma Simples, G1, Arcoweb.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.