Mais uma boa notícia sobre avanços científicos para a nossa proteção contra a Covid-19! Recentemente, pesquisadores do Wyss Institute, da Universidade de Harvard e do Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo modelo de máscara de proteção individual. A descoberta foi anunciada na Revista Nature Biotechnology. Saiba mais sobre isso no texto a seguir!
O que a nova máscara oferece de diferente?
Essa nova máscara apresentada pelos pesquisadores apresentaria um design bastante convencional. A diferença estaria no seu funcionamento extra! A mesma receberia, na parte interna, um dispositivo de máscara capaz de realizar teste de Covid e entregar o resultado em menos de duas horas após ser ativado.
Veja Também: Em tempos de Pandemia, saiba mais sobre a máscara PFF2
O funcionamento do dispositivo
Esse dispositivo de que falamos possui um tecido reagente com minúsculos biossensores que é instalado previamente na máscara. E quem usa o acessório pode ativar o teste a partir de um botão. Até aí, bem simples! Depois, basta esperar cerca de 90 minutos para receber um resultado com nível de precisão semelhante aos exames do tipo PCR - que é, até agora, considerado o exame mais confiável para detectar a Covid-19.
Este sistema, aparentemente mágico, só foi possível depois que os cientistas conseguiram congelar, a seco, os elementos das moléculas que as células humanas usam para ler o DNA e sintetizar RNA e proteínas. Enfim, o dispositivo na máscara detecta a infecção a partir de moléculas alvo presentes na estrutura do SARS-CoV-2 - um processo que pode servir de base para desenvolver sensores para detectar outros vírus, como o Zika, e aplicação em outros tipos de vestimenta.
"Nós encolhemos um laboratório inteiro de diagnóstico em um pequeno sensor sintético e biológico que funciona em qualquer máscara e combina a alta precisão dos testes PCR com a rapidez e baixo custo de testes de antígeno.",
"Nossos biossensores podem também ser integrados em outros tecidos para fornecer detecção rápida de itens perigosos, como vírus, bactérias, toxinas e agentes químicos."
LEIA MAIS
- cientista do Instituto Wyss, em reportagem de The Harvard Gazette.
Qual será o próximo passo para as testagens mundiais de doenças? Consegue imaginar? Escreva sua opinião nos comentários!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Bônus | Máscara brasileira que mata variante Delta
Recentemente, foi notícia na imprensa a apresentação de nova máscara cirúrgica - Phitta Mask - com tecnologia que seria eficaz contra a variante Delta e que pode ser usada em até 12 horas. A melhor parte dessa história é que se trata de um produto brasileiro. O empresário Sérgio Nertucci, do ramo têxtil, é responsável pela comercialização - e já estuda fazer a exportação da máscara para outros países. Na verdade, ele uniu sua capacidade de produção com uma pesquisa de um parceiro que estava desenvolvendo solução para o ramo odontológico. O teste foi feito e funcionou! O princípio ativo usado é "água oxigenada", que interage com o oxigênio no tecido, tornando-o mais reativo, o que faz com que ele oxide o vírus. O resultado é 99% de eficácia na eliminação das variantes Delta, P1 e P2 do coronavírus. A companhia vai realizar testes para verificar a eficácia da máscara contra a variante Ômicron. Vamos torcer que dê certo!
Veja Também: Vacinação: saiba por que é importante fazer a imunização de pessoas de todas as idades
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.