Engenharia 360

Quem estuda engenharia precisa entender de matemática?

Engenharia 360
por Redação 360
| 07/04/2022 4 min

Quem estuda engenharia precisa entender de matemática?

por Redação 360 | 07/04/2022
Engenharia 360

Se você ainda está na escola, pensando em qual carreira seguir depois de formado, já pode estar se perguntando: “Será que preciso entender mesmo de disciplinas como matemática para fazer faculdade de Engenharia?”. Bem, não se preocupe, pois esta é uma dúvida bastante comum entre os vestibulandos. Aliás, ela ronda a mente até mesmo daqueles que já prestaram vestibular e estão entrando em um curso de Ciência Exatas – inclusive, sim, Engenharia é uma Ciência Exata, caso tinha dúvidas. E ter a resposta disso pode te ajudar a impedir futuras decepções ou até mesmo uma possível desistência.

Pensando nisso, o Engenharia 360 resolveu criar este post especial. Certeza de que você encontrará as respostas que procurava no texto a seguir. Confira!

matemática na engenharia
Imagem reproduzida da internet

Se não gosta de matemática…

Diferente do que possa pensar, muita gente se atrai pelos cursos de Engenharia justamente por gostar de matemática. Contudo, não gostar não precisa ser encarado como um empecilho para quem pretende construir uma carreira na área. Ou seja, se você não sabe matemática, tudo certo, pois é mesmo para isso que serve uma faculdade, para aprender o que é necessário para começar a exercer uma profissão. Porém, se você detesta mesmo matemática e sente que não tem afinidade alguma com a matéria ou com outras Ciências Exatas, terá problemas, sem dúvidas.

Lidar com matemática é algo do qual você precisará enfrentar se quer trabalhar como engenheiro – mesmo na área de Produção, considerada a Engenharia mais ligada às Ciências Humanas de todas.

matemática na engenharia
Imagem reproduzida da internet

Veja Também: Quer ser 10 em Matemática? Confira dicas de jovens que gabaritaram o Enem

O que esperar do curso de Engenharia

Já pensou se você não gosta de matemática e precisa contato com ela durante cinco anos? Sim, porque este é o tempo médio dos cursos de Engenharia – com grade curricular de ampla carga horária, que aborda demais assuntos de cálculos, antes mesmo das disciplinas técnicas específicas. Pelo menos durante os dois primeiros anos da graduação não vai ter jeito, você precisará estudar geometria analítica e descritiva, cálculo vetorial, física avançada, estatística, e mais. Mas, calma, pois com empenho e muito estudo, logo é possível criar afinidade com essas áreas!

matemática na engenharia
Imagem reproduzida da internet

Veja Também: A Matemática te ajuda a escolher o melhor lugar para estacionar o carro

O jeito certo de enfrentar o desafio

Ter medo de matemática não pode ser desculpa para a paralisação do seu sonho de fazer uma graduação em Engenharia, certo? Aliás, vamos te dar um pouco de esperança! Sabia que pessoas que jamais gostaram de matemática no Ensino Fundamental e Médio, às vezes, acabam aprendendo a gostar durante o curso de faculdade? O motivo? É por ver a aplicação prática dos ensinamentos. Desse jeito, fica fácil entender como tudo é usado a favor da sociedade, ajudando a resolver problemas do cotidiano. Por consequência, aprender fica parecendo mais prazeroso e fácil!

O que você precisa fazer durante a faculdade é manter a sua dedicação e disciplina em alta. Talvez criar um planejamento de estudo ou até apostar em aulas de reforço. E não se esqueça de buscar formas de renovar a sua motivação para superar bem os obstáculos. Combinado?

matemática na engenharia
Imagem reproduzida da internet

Veja Também: Sabia que existe um distúrbio que dificulta a compreensão da matemática?

Mas se perceber que fez a escolha errada…

É, verdade! Pode acontecer de você, uma hora ou outra, analisar sua caminhada e perceber que fez a escolha de graduação equivocada. Bom, sempre é possível aprender com os erros e toda a educação ou experiência acumulada é benéfica – e enriquece o currículo -, pode acreditar. Mas se ainda está na escola, a dica que damos é a seguinte: pesquise bastante antes sobre o curso para o qual pretende prestar o vestibular; converse, se possível, com professores e estudantes da área; visites faculdades; e aprenda sobre o mercado de trabalho e as possibilidades de carreira com as publicações do 360. Depois disso, responda a si mesmo se está pronto para o desafio!

matemática na engenharia
Imagem reproduzida da internet

Veja Também: Professora ensina matemática utilizando peças de LEGO


Fontes: Educa Mais, Guia do Estudante.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo