No próximo dia 23 de fevereiro de 2025, o Engenharia 360 estará em Houston, no Texas, para acompanhar mais uma edição do evento 3DEXPERIENCE World, realizado pela empresa francesa Dassault Systèmes, líder na criação de softwares de desenho 3D, prototipagem em 3D e outras soluções. E quando nossa equipe chegar lá, o primeiro local que iremos conhecer será, obviamente, o Aeroporto Internacional George Bush (IAH).
Vale destacar que este aeroporto não é apenas um importante centro de transporte, mas também um fascinante exemplar de engenharia e arquitetura, que reflete bem a evolução da aviação americana ao longo das décadas. Aliás, esse é um dos principais aeroportos do país; por isso, vale muito a pena fazer uma visita. Confira o que já descobrimos sobre essa obra no artigo a seguir!
A história do Aeroporto Internacional George Bush
George Bush é o nome do presidente que esteve no comando dos Estados Unidos durante a queda do World Trade Center. Mas esse aeroporto em Houston faz referência ao seu pai, que também foi presidente do país. Projeto de Golemon e Rolfe em colaboração com George Pierce e Abel B no ano de 1969, trata-se de uma infraestrutura multimodal e tem uma arquitetura que representa bem as tendências da década de sua construção – símbolo do progresso e ambição da cidade -, com espaços públicos generosos e facilmente transitáveis.
Anos 1990 e 2000
No passado, essa engenharia consistia apenas nos Terminais A e B, além de um hotel que sempre complementou as experiências dos viajantes. Esses terminais foram diagramados de forma a serem articulados dos padrões de circulação que direcionam os passageiros, criando ambientes acolhedores. O objetivo era que o aeroporto absorvesse bem os fluxos de aeronaves, carros e pedestres na região. Assim, o conjunto e edifícios se tornou referência em Houston.
Finalmente, em 1982, o Terminal C foi erguido. Pode-se dizer que a obra segue a linha arquitetônica dos terminais originais – porém maior, especialmente pensado para acomodar a Continental Airlines (hoje United Airlines). Em 2005, foi aprovado um novo plano diretor para o Sistema Aeroportuário para a cidade. E com base nisso, os especialistas já preveem que, em breve, as estruturas pré-1990 serão demolidas, dando lugar a outras instalações, de maior qualidade, para atender os novos padrões de circulação e um volume maior de passageiros e cargas.
Atualidade
As renovações nas décadas de 1990 e 2000 parecem ter diminuído a capacidade dos espaços públicos do Aeroporto Internacional George Bush, chegando até a perder detalhes valiosos de sua engenharia – que o público espera que voltem. Então, a perspectiva de renovação traz otimismo quanto ao resgate da história arquitetônica dessa infraestrutura.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A estética moderna do Terminal C da United Airlines
O Terminal C do Aeroporto Internacional de Houston se destaca dos demais por conta de sua abordagem estética. Esse espaço é mais moderno – e até de certo modo reflete um pouco da identidade da marca United Airlines. Um detalhe que chama atenção é o conceito de iluminação “caminho de serpente”, com uma série de ópticas sinuosas e brilhantes no teto que servem para guiar o fluxo dos passageiros. Aliás, as lâmpadas nesse setor são ocultas, as luminárias discretas e há ainda obras de arte e outros elementos arquitetônicos que criam uma atmosfera elegante.
O projeto de reforma do Terminal B
Hoje, a gestora do Aeroporto Internacional George Bush está se esforçando para modernizar as instalações dessa infraestrutura de Houston. Ela fechou um acordo com a United Airlines e o Sistema Aeroportuário da cidade para um investimento de US$2 bilhões para a transformação do Terminal B.
O projeto inclui a ampliação da sala de embarque e da bilheteria; construção de 40 novas portas para voos domésticos e internacionais; construção de salas sensoriais e de conforto para passageiros com deficiência; construção de áreas de comércio e gastronomia; criação de área de processamento de segurança otimizada; instalação de tecnologia de rastreio de bagagens; e instalação de novos sistemas de sinalização e áreas de check-in.
A saber, a perspectiva é atender as necessidades futuras de aproximadamente 36 milhões de passageiros.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Só o setor norte terá três níveis, somando aproximadamente 71 mil metros quadrados, com direito a mezanino com vistas panorâmicas para a pista. Quanto ao setor sul, deve receber jatos regionais maiores de duas classes. Assim que o plano estiver concluído, deve melhorar o conforto e a conveniência dos passageiros, além de impulsionar a economia local, fortalecendo a posição de Houston como um destino destaque nos Estados Unidos.
O impacto cultural e econômico do IAH
Em um período em que as viagens internacionais estão se tornando cada vez mais comuns, o IAH se destaca como um gateway importante para destinos globais, onde diferentes culturas se encontram – aliás, as exposições espalhadas pelos terminais refletem a diversidade cultural da própria Houston. Com a modernização do seu Terminal C, devem ser gerados 3 mil novos empregos na região. E como dissemos antes, essa expansão de instalações ajudará a solidificar a posição da cidade como destino preferencial de muitos turistas e viajantes corporativos.
A Cobertura 360 do 3DEXPERIENCE World 2025
Na Cobertura 360 do 3DEXPERIENCE World 2025, teremos a chance de conhecer um pouco dos bastidores do Aeroporto Internacional de Houston, incluindo sua belezas arquitetônicas e soluções inovadoras de engenharia, provando como a tecnologia pode criar a melhor experiência de viagem possível. Entendemos na construção deste artigo que o George Bush Intercontinental é mais do que um local de embarque e desembarque, mas um portal para o mundo, ponto de encontro de culturas e um catalisador de progresso.
Por tudo isso e mais, entendemos porque a Dassault Systèmes escolheu essa cidade como pano de fundo para o seu evento. Durante os quatro dias em território americano, vamos pouco a pouco compartilhando com você atualizações sobre as sessões, workshops e exposições mais relevantes. Serão destacados os principais momentos e inovações tecnológicas apresentadas. Fique ligado!
Para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer no 3DEXPERIENCE World 2025, basta acompanhar o Engenharia 360 em seu site e redes sociais!
Veja Também: O que Esperar do 3DEXPERIENCE World 2025?
Fontes: HOK, Airpot Tecnology, Wikipédia.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Redação 360
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.