Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conheça as 9 pontes mais incríveis do mundo

por Clara Ribeiro | 21/08/2015
Copiado!

Além de extremamente úteis, as pontes pontes compõem alguns dos mais belos cartões-postais do mundo!
Pensando nisso, o BDE selecionou nove pontes incríveis! Confira!

+ Rolling Bridge, em Londres

Essa inusitada ponte foi projetada pelo designer britânico Thomas Heatherwick e instalada em 2004 em Paddington Basin, um complexo de canais no oeste da cidade. Foram utilizados cilindros hidráulicos que permitem que a estrutura se enrole sobre si mesma, para dar acesso aos barcos que passam pelo local, e depois estendem-se dando passagem aos pedestres.

rolling-bridge-blog-da-engenharia

+ Henderson Waves, Singapura

Inaugurada em 2008, ela é a ponte mais alta para pedestres de Singapura e foi construída para unir dois parques do sul da ilha. Inaugurada em 2008, foi projetada pelos escritórios de arquitetura IJP Corporation, do Reino Unido, e RSP, de Singapura. A Henderson Waves tem 274 metros de aço retorcido e conta com bancos para descanso.

pontecingapura-blog-da-arquitetura
 

+ High Trestle Tail Bridge, Iowa, Estados Unidos

Situada sobre o Rio Des Moines, essa ponte faz parte de uma trilha turística de 40 quilômetros. Aberta desde 2011, ela se estende por aproximadamente 800 metros e seu apoio é feito sobre pilastras de concreto. Em cima da estrutura estão 41 quadrados de aço criados pelo estúdio do designer americano David Dahlquist, posicionados em variadas angulações. O objetivo dessa arte é simular a visão que se tem de dentro de uma mina.
ponteeua-blog-da-engenharia

+ Ponte Moisés, Fort de Roovere, Holanda

Ilusão de ótica. É isso que os arquitetos holandeses do escritório RO&AD pensaram ao criar essa ponte submergível na Holanda. Ela é feita com madeira à prova d’água e sua beirada é nivelada com a superfície do rio. Por ela dividir as águas para os pedestres passarem ganhou o nome de Ponte Moisés, inspirado na figura bíblica. O impressionante é quando o nível das águas sobe e os visitantes continuam secos, tudo por causa do sistema de bombas que retira o excesso de água.
pontemoisés-blog-da-engenharia

+ Helix Bridge, Singapura, China

Essa ponte foi inventada para ser um verdadeiro marco arquitetônico. Inspirada no yin-yang, suas estruturas tem formato de hélice dupla para lembrar as moléculas de DNA. Além de sua funcionalidade, a construção tem cinco locais para quem quiser parar e admirar a paisagem. À noite, ela dá um show de luzes.
helix-blog-da-engenharia

+ The Gateshead Millenium Bridge, Newcastle, Inglaterra

Já vimos a ponte que enrola, e há muitas que se abrem para a passagem de embarcações, mas em vez disso, essa moderna ponte na Inglaterra gira para cima. Por conta disso, é conhecida como a “ponte do olho que pisca”. Sua estrutura foi construída para uso exclusivo de ciclistas e pedestres e o custo para os cofres públicos não foi pouco: 30 milhões de euros.
gatesheadmillenium-blog-da-engenharia

+ Ponte Simone de Beauvoir, Paris

Essa ponte parisiense foi inaugurada em 2006 para dar passagem aos pedestres sobre o rio Sena e suas movimentadas marginais. Projetada pelos arquitetos do estúdio do austríaco Dietmar Feichtinger, ela tem cinco passarelas entrelaçadas que ligam a diferentes alturas das pontas e uma delas dá acesso a um parque. Em seu centro há uma cobertura para quem quer fugir do sol ou da chuva.
simoneparis-blog-da-engenharia

+ Banpo Bridge, Seul, Coreia do Sul

E você já tinha visto uma ponte com dois andares? Pois a Banpo Bridge tem! Ela foi erguida acima de uma ponte já existente, a Jamsu, situada sobre o rio Han e liga dois distritos da área central da metrópole. Quando há alta pluviosidade, a Ponte Jamsu fica submersa e fechada e consequentemente a Banpo se torna a principal via para o trânsito. O que a deixa ainda mais excêntrica é a “Moonlight Rainbow”, uma fonte de água com luzes LED que cria um efeito arco-íris no horizonte.
banpo-blog-da-engenharia

+ Yongle Bridge, Tianjin, na China

Quem teria essa ideia? Esta é a única ponte do mundo a ter uma roda-gigante construída sobre sua estrutura. Ela foi erguida sobre o rio Hai e tem 120 metros de altura. Já o brinquedo é o quinto maior do planeta, com 48 cabines que comportam até oito passageiros em cada uma delas. Por conta do passeio, que dura cerca de meia hora, a ponte se tornou uma grande atração turística da cidade.
yonglebridge-blog-da-engenharia

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Matérias Relacionadas

Comentários