Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conheça 7 sites para aprender programação de graça!

por Larissa Fereguetti | 26/10/2016
Copiado!

Você sabe programar?”. Essa é uma nova pergunta feita em entrevistas de emprego/estágio que pode fazer a diferença na contratação. Antigamente, o diferencial era saber fazer inglês. Hoje, é questionado quantos idiomas você sabe falar, se você já fez intercâmbio e, dentre outras perguntas, uma sobre seus conhecimentos básicos em programação.

Normalmente, todo curso de engenharia possui pelo menos uma matéria de programação na grade. Não há um padrão sobre a linguagem ensinada porque o objetivo é fazer com que os alunos entendam a lógica de programar. Você precisa entender como um computador funciona e “pensar” como um computador. Se você entende a lógica, você pode programar em quase todas as linguagens, basta entender o funcionamento básico de cada uma. Por isso, preparamos uma lista básica sobre alguns cursos de programação gratuitos que podem te ajudar a entender um pouco mais sobre programação e as linguagens utilizadas.

Imagem: wedevz.com

Imagem: wedevz.com

  1. Code.org

Todos os alunos, em todas as escolas, devem ter a oportunidade de aprender ciência da computação”. Esse é o lema do Code.org, uma organização que dissemina o ensino de programação, com foco nas crianças e com um incentivo extra para as meninas. O site possui versão em português e é bem didático, com jogos para os alunos e suporte para os professores. A experiência vai de Frozen à Star Wars.

Homepage do Code.org

Página principal do Code.org

  1. Codecademy

No Codecademy é possível encontrar cursos básicos em várias linguagens diferentes, como HTML & CSS, JavaScript, jQuery, PHP, Phyton e Ruby. (Site em inglês).

  1. Eu posso programar

Seja a mudança! Faça a diferença! O código é a nova linguagem de que todos falam e qualquer pessoa pode aprender. Você já sabe o que vai fazer com ele?”. Parece um livro de autoajuda, mas é um site de uma parceria entre Microsoft com a Code.org para ensinar programação. Ele é em português e permite jogar Minecraft em um dos módulos.

Página principal do Eupossoprogramar

Página principal do Eupossoprogramar

  1. Code School

A Code School oferece alguns cursos gratuitos de programação (não todos!). O objetivo é que o aluno aprenda na prática. Possui uma plataforma bem interativa, com tutoriais e jogos (tem até jogos de zumbi!). (Site em inglês).

Página principal do Code School

Página principal do Code School

  1. Escola Virtual

A Fundação Bradesco oferece cursos gratuitos, em português e com direito a certificado. Além de cursos na área de programação, é possível encontrar outros cursos que possam ser úteis para você, como os do Pacote Office, administração, comportamental, dentre outros.

  1. Lógica de programação para crianças

Esse curso é uma introdução à programação e é voltado, principalmente, para crianças, como o nome diz. É uma iniciativa do governo de São Paulo.

Página principal do curso de Introdução à Programação

Página principal do curso de Introdução à Programação

  1. Iped

O site oferece aulas sobre programação envolvendo lógica, estrutura de algoritmos e operadores matemáticos. É possível, ainda, aprender alguns recursos de Java, Delphi, HTML5, PHP e outros.

Nenhum engenheiro é obrigado a saber tudo sobre programação, principalmente porque cada curso possui um objetivo específico. Porém, ao operar uma máquina, é importante saber pelo menos como é seu funcionamento básico. Entender de programação – não necessariamente saber programar –  faz diferença no mercado de trabalho (experiência própria!), então é hora de deixar a preguiça de lado e investir um pouquinho do seu tempo em prol do seu currículo.

Ainda, você também pode incentivar as crianças para que elas conheçam a programação por meio desses sites. Um dos temas já discutidos em algumas escolas é sobre promover o contato das crianças com a programação para que elas desenvolvam o raciocínio lógico, como você pode ver neste post.

Referências: Learn to code with me; Entrepreuner; Galileu; Canal do Ensino.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários