Um dos maiores desafios da construção civil é tentar reduzir as emissões de gases de efeito estufa, que contribuem para a aceleração das mudanças climáticas; quanto mais usamos o concreto tradicional (Portland), mais o problema se agrava. Mas uma inovação promovida pela C-Crete Technologies pode ser a resposta que procurávamos. Trata-se de um tipo de concreto sem cimento, uma alternativa mais sustentável para a Engenharia Civil. Continue lendo este artigo do Engenharia 360 para saber mais!
O surgimento do concreto sem cimento
Antes de tudo, precisamos lembrar que a produção de cimento envolve a calcinação do calcário a altas temperaturas. Esse processo libera muito CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera - 7% das emissões globais. Então, é por isso que a indústria da construção civil precisa eliminar o quanto possível esse ingrediente da fabricação do concreto.
O concreto que usamos hoje nas obras leva cimento, água, agregados e, em alguns casos, aditivos - sendo que o cimento é o principal componente dessa massa, responsável por "unir" os demais materiais e proporcionar resistência e durabilidade à mistura. A demanda por este material é grande hoje em dia. Mas, pelas razões já citadas, a engenharia busca por soluções mais sustentáveis.
Infelizmente, o concreto sem cimento da C-Crete Technologies parece ainda não atender aos padrões da indústria, mas é comercialmente viável - uma boa notícia para o mercado. Ao mesmo tempo, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) também trabalha em pesquisas para o desenvolvimento de concreto sem cimento. Uma das suas equipes já chegou a uma receita que pode armazenar energia renovável, funcionando como uma bateria. Tal concreto poderia ser utilizado em construções e infraestruturas, como estradas de carregamento sem fio para veículos elétricos.
Características do C-Crete, da C-Crete Technologies
- Altamente fluido e bombeável, mantendo a resistência e durabilidade fácil para aplicações em larga escala.
- Compatibilidade com misturas convencionais de concreto, permitindo uma transição suave entre materiais, sem comprometer a qualidade ou desempenho das estruturas.
- Facilidade de integração com práticas de construção existentes, o que facilita a adoção do novo material pela indústria.
- Capacidade de suportar grandes cargas, o que é crucial para a segurança das construções.
- Cada tonelada do novo concreto pode evitar a emissão de uma tonelada de CO2, contribuindo significativamente para a redução das emissões globais.
Funcionamento do concreto
A C-Crete Technologies utiliza para a fabricação do seu concreto sem cimento um aglutinante inovador que substitui o cimento Portland. Esse aglutinante seria capaz de absorver CO2 do ar ao longo do tempo, aumentando sua própria durabilidade.
Desafios na adoção
Como é de se esperar, a adoção do concreto sem cimento enfrenta desafios. Primeiro porque a indústria da construção é repleta de profissionais de visão conservadora, relutantes por mudar seus métodos de engenharia e aceitar novas tecnologias. Portanto, ainda há uma resistência por parte de empresários e trabalhadores. Contra isso, a C-Crete está trabalhando para demonstrar ainda mais a eficácia e a segurança do concreto sem cimento.
LEIA MAIS
Neste cenário, o que pode ajudar é a necessidade urgente de enfrentamento da crise climática e modernização da construção e o compromisso crescente pela inovação e a sustentabilidade.
Fato é que, com a substituição do cimento Portland por concreto sem cimento, a indústria da construção civil pode, finalmente, começar a reduzir as emissões de CO2 associadas à produção de concreto, ajudando a engenharia a mudar suas práticas e caminhar para um futuro mais sustentável e menos impactante ao mesmo ambiente.
Veja Também:
Fontes: Olhar Digital.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.