Engenharia 360

Construção civil: novo concreto fotovoltaico é capaz de gerar energia solar

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 23/11/2022 | Atualizado em 02/12/2022 3 min

Construção civil: novo concreto fotovoltaico é capaz de gerar energia solar

por Simone Tagliani | 23/11/2022 | Atualizado em 02/12/2022
Engenharia 360

Precisamos de um futuro sustentável! Não existe alternativa diante dos problemas que já causamos contra o meio ambiente. Se não mudarmos como conduzimos as coisas, não será possível manter a vida na Terra. A construção civil – sobretudo em concreto -, por exemplo, é uma das atividades que realizamos que mais contribuem para as emissões de gases poluentes que levam ao agravamento do efeito estufa e das mudanças climáticas no nosso planeta. Porém, cientistas têm pesquisado soluções para amenizar a situação; e uma das respostas que já deram para o problema é o concreto fotovoltaico.

A revolução das construções sustentáveis

Uma das engenharias mais relevantes no momento atual é a Engenharia de Energia. Sabe por quê? É que, diante de algumas crises mundiais, tem se aumentado o número de investimentos em energias renováveis, como a energia solar, cada vez mais acessível. Nesse sentido, o foco do trabalho de muitos pesquisadores é explorar a capacidade de gerar eletricidade de alguns materiais e elementos utilizados na construção civil. Eles propõem que seria possível usá-los para produzir energia, redirecionada para a rede elétrica do consumidor, abastecendo carros, carregando smartphones, e mais.

Imagine uma realidade onde teríamos praças, residências, infraestruturas, parques e além produzindo energia. Já temos modelos de pavimentos e coberturas que transformam energia solar em energia elétrica, não é mesmo? Mas, agora, os cientistas mexicanos Orlando Gutiérrez Obeso e Euxis Kismet Sierra Marques, do Instituto Politécnico Nacional (IPN), desenvolveram um tipo de concreto especial, capaz de gerar energia solar com raios UV.

concreto fotovoltaico energia solar
Imagem reproduzida de Solenerg Energia Solar Fotovoltaica

O novo concreto fotovoltaico para construção civil

Orlando e Euxis desenvolveram um produto que pode revolucionar e até expandir o mercado das construções sustentáveis, que busca materiais mais benéficos ao meio ambiente. Trata-se de um concreto fotovoltaico que gera eletricidade a partir da radiação solar. O mesmo seria produzido com perovskita, um tipo de mineral de óxido de cálcio e titânio e uma alternativa mais custo benefício em relação às células solares de silício. Mas esta é uma ideia que, por hora, só foi testada em pequena escala.

Os cientistas fizeram a testagem com um pó de cimento em nanoescala, com partículas menores que 100 nanômetros. Ao sintetizar os materiais para desenvolver um perovskite e ao ligá-los ao óxido de titânio, desenvolveram células Gratzel, isto é, células solares orgânicas, inventadas nos anos 90. No final, o concreto, misturado com elementos orgânicos e moldado em bloco, se mostrou capaz de absorver energia solar, luz artificial e raios UV, e gerar energia elétrica.

concreto fotovoltaico
Imagem reproduzida de Blog do Juscelino Dourado

Isso quer dizer que seria possível criar obras – de calçadas a lajes de fundação, pontes, docas de carregamento de dispositivos móveis, dispositivos de iluminação arquitetônicos, entre várias outros – capazes de gerar sua própria energia solar de forma sustentável!

O princípio teórico já se tem e funciona! E, então, como acha que o mercado vai reagir a esta novidade? Escreva nos comentários!


O Engenharia 360 tem muito mais a compartilhar com você! Confira ao webstories a seguir!

Veja Também: Saiba quais são os aditivos para concreto que podem economizar água na construção civil


Fontes: Click Petróleo a Gás.

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; estudante de Marketing; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo