Blocos para construção 

Tipos e finalidades 

Clara Ribeiro 18/05/2022

Blocos são materiais tradicionais, ótimo custo x benefício, principalmente por serem muito resistentes, e que podem fornecer base para qualquer edificação, por mais simples que ela seja. 

Para alvenaria estrutural, onde as paredes vão suportar o peso da edificação. É um dos tipos de bloco considerado de alta resistência, superior a 4,5 Mpa. 

Bloco de concreto 

Em formato de “U”, para amarração de paredes e muros, assim como de vergas e contra-vergas, criando estruturas muito resistentes. 

Canaleta de concreto 

Para fazer amarração onde os blocos inteiros não encaixam, pois é possível que os blocos inteiros percam a resistência quando quebrados ou serrados. 

Meio bloco e compensadores 

Para receber pontos de elétrica e hidráulica, sem necessidade de blocos tradicionais cortados e possivelmente danificados. 

Blocos elétricos e hidráulicos 

Possui menor densidade quando comparado com os tradicionais. É indicado para alvenaria de vedação, churrasqueiras, preenchimento de lajes, entre outras estruturas. 

Bloco de concreto celular 

Os blocos de amarração podem possuir de 34 a 54 cm para melhor união das paredes ou grautes. 

Bloco de amarração 

São parecidos com o meio bloco, contudo, possuem um chanfro de 45°, também são utilizados para locais que os blocos inteiros não conseguem encaixar. 

Blocos chanfrados / 45º 

Os blocos de vidro - fixos, coloridos ou vazados - são utilizados principalmente para estruturas decorativas, oferecendo luminosidade para os interiores. 

Blocos de vidro