Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Como garantir sua empregabilidade nos próximos 5 anos

Engenharia 360

14 min

POR Engenharia 360 25/11/2019

Em 5 anos você poderá estar desempregado e sem muitas chances no mercado, se você não fizer isso aqui…

Existe uma habilidade fundamental e única que você precisa desenvolver. Esta habilidade é a pré-condição para a aquisição de quase todas as outras habilidades necessárias para se manter no mercado de trabalho. E se você não tiver esta habilidade, dentro de 5 anos no máximo, seu emprego pode estar ameaçado. E para voltar ao mercado de trabalho você precisará redescobrir e reativar esta mesma habilidade especial e natural que nasceu com você, desenvolvê-la novamente e depois, ainda  vai precisar de mais algum tempo  para se atualizar, se requalificar profissionalmente e reconquistar um novo posto de trabalho.

A habilidade mais importante de todo ser humano é sua A HABILIDADE NATURAL DE APRENDER PARA TODA A VIDA E DURANTE A VIDA TODA.

Aprender para TODA A VIDA é aprender para sempre, aprender e nunca mais esquecer aprender com permanência. É aprender para nunca mais esquecer.

Aprender DURANTE A VIDA TODA significa que você nunca vai parar de estudar, sempre será muito curioso e nunca vai ficar defasado dentro da sua profissão ou da sua área de interesse. Você sempre estará motivado para procurar novidades e sempre estará atualizado a respeito de tudo que diga respeito ao desenvolvimento da sua profissão.

Um dos problemas mais graves e incapacitantes da vida de uma criança é a sua dificuldade para aprender. Se uma criança for incapaz de aprender qualquer coisa, por conta de qualquer tipo de problema neurológico, seu desenvolvimento será sempre um desenvolvimento muito problemático.

E se você for um adulto que esqueceu como se aprende, como se estuda, como se desenvolve novas habilidades, você está condenado ao fracasso, ao subemprego e à informalidade.

Cada um de nós precisa alimentar e nutrir essa nossa capacidade original e natural de aprender o tempo todo e por todo o tempo.

Este texto vai te falar como a escola atrofiou e prejudicou nossa capacidade de aprender e O QUE VOCÊ DEVE FAZER PARA RECUPERAR E DESENVOLVER ESTA CAPACIDADE NATURAL E INATA DE APRENDER QUE VOCÊ TEM DESDE QUE NASCEU E QUE SEGUIRÁ COM VOCÊ PARA SEMPRE.

empregabilidade

Uma verdade que precisa ser dita de forma bem clara: a Escola e a Faculdade não te ensinaram a desenvolver a habilidade humana mais importante de todas:  A HABILIDADE DE APRENDER PARA TODA A VIDA E DURANTE A VIDA TODA.

Ao contrário, a escola e a faculdade prejudicaram e atrofiaram a sua capacidade natural e inata de aprender. Isto porque elas só sabem ENSINAR. E a escola e a faculdade acham que ensinar e aprender são sinônimos. Mas não são. A escola e a faculdade estão completamente equivocadas na prática de ensinagem e da aprendizagem que elas entregam para seus alunos. É óbvio que eu não posso generalizar, há instituições de ensino que estão preocupadas com a formação integral dos seus alunos. Mas não é a maioria.

Ensinar e aprender são coisas completamente diferentes.

Ensinar é algo externo ao cérebro feito por outras pessoas e sob o controle de várias outras pessoas.

APRENDER  é algo interno que acontece dentro do seu cérebro, que está sob o seu controle.

Por um lado, a ensinagem acontece na sala de aula e na escola.

A ensinagem é controlada pelos seus professores, coordenadores,  diretores e também pelo governo que indica o que deve ser ensinado.

Por outro lado, a aprendizagem acontece no seu cérebro e é controlada exclusivamente por você.

O tipo de ensinagem praticado pela escola é o mais ineficaz possível. Eu falo que a aprendizagem tem que ser por toda a vida, e a escola trabalha como se você só fosse capaz de aprender alguma coisa, apenas enquanto está agarrado numa cadeira escolar. Depois que você sai da escola, você começa a acreditar que não será mais capaz de aprender. Porque a fase e o lugar de aprender ficaram lá na sua infância, na sua adolescência e na sua juventude.

E eu também insisto que a aprendizagem é para a vida toda, ou seja você deve aprender algo de forma permanente, mas a grande maioria das escolas ensina a estudar de um jeito tão errado, que quase tudo que você aprendeu na escola você esquece 24 horas depois da prova. Então o que deveria ser para toda a vida e por toda a vida, ocorre apenas dentro da escola e por aproximadamente 24 horas. Tudo muito errado!

Muitos de nós acreditamos que a época de aprender é a época em que frequentamos os bancos escolares. Depois que saímos da escola não precisamos aprender mais nada e nunca mais.

E você?

Você sabe APRENDER?

VOCÊ TEM O CONTROLE DOS SEUS PROCESSOS COGNITIVOS?

Você sabe quais são as melhores condições e do que você precisa para aprender de verdade?

Infelizmente muitas pessoas nem sequer sabem o que é necessário e o que funciona melhor para elas quando precisam aprender alguma coisa.
As pessoas mais inteligentes não são as pessoas com QI muito alto. As pessoas mais inteligentes são aquelas que tem um grande controle sobre seu processo de aprendizagem, sobre seu controle cognitivo.

Como eu já disse, vai chegar um dia em que você vai sair da escola e vai sair da sala de aula, e não vai mais encontrar os seus professores diariamente… e aí você não poderá aprender mais?

Quando esse dia chegar, lembre-se que seu cérebro vai junto com você.

Os professores, as salas de aula, os laboratórios, os coordenadores vão ficar lá na escola. Mas o seu cérebro seguirá grudado na sua cabeça.

É por isso que você precisa saber como operacionalizar e como controlar a habilidade humana mais importante de todas: A HABILIDADE DE APRENDER.

E vou te contar uma mentira e um segredo que andam sempre juntos.

A grande mentira é também uma grande bobagem que muitos “especialistas” dizem por aí: “cada um de nós aprende de um jeito único”. Isto é uma grande bobagem. Quem fala isso não sabe nada sobre aprendizagem.

E o grande segredo: TODOS NÓS APRENDEMOS DO MESMO JEITO.

Da mesma forma como o estômago, o coração, o pâncreas de todo mundo funciona do mesmo jeito, o cérebro de todos nós também funciona do mesmo jeito. E quem aprende é o cérebro. Se cada um de nós tivesse o cérebro funcionando de um jeito diferente não seria possível irmos para a escola.

Outra coisa muito interessante  é que você não consegue interferir no funcionamento de seu fígado, de seu coração, do seu estômago. Você consegue apenas parar de respirar por alguns minutos, mas logo depois seus pulmões exigem de novo que você torne a respirar.

Mas o cérebro é o órgão mais fantástico de todos. Porque ele mesmo, o próprio cérebro consegue interferir no seu próprio funcionamento quando você adquire a habilidade de controlar seu processo de aprendizagem, quando você desenvolve a habilidade de controlar seus processos cognitivos.

E você pode aprender isso agora, com um Professor que é Doutor, tem 8 cursos superiores é especialista em aprendizagem de adultos, já recebeu 5 prêmios nacionais de monografia, já foi aprovado em 5 concursos públicos e agora está profundando seus conhecimentos de aprendizagem humana com tudo que está sendo descoberto pelas neurociências e que diga respeito à aprendizagem e à memória humanas. Esse cara não para de aprender nunca. E ele pode te ajudar muito.

Veja… se você não souber como você aprende, nestes tempos de robótica, cibernética e super inteligências artificiais, o seu conhecimento já estará obsoleto, defasado, ultrapassado e antiquado assim que você sair da faculdade.

Se você não conseguir aprender mais… sua empregabilidade pode ficar prejudicada.

Em primeiro lugar porque você não vai conseguir atender às exigências que as novidades do mundo do trabalho e do mercado vão impor para você. E em segundo lugar, porque alguém mais novo estará um pouquinho mais atualizado que você, e ele vai tomar seu lugar, recebendo a metade do seu salário.

E uma das causas mais fundamentais do DESEMPREGO é a seguinte: quando as pessoas são demitidas, a principal razão da sua dispensa está no pouco valor que seu conhecimento agrega ao trabalho. Aquele conhecimento não está mais sendo valorizado, o conhecimento precário e defasado está desvalorizado e precisa ser substituído por alguém saiba mais e tenha habilidades mais desenvolvidas e mais treinadas.

E se você está EMPREGADO, é porque o que você sabe é reconhecido e valorizado.

Portanto se o seu conhecimento não está sendo valorizado, trate de enriquecer o seu repertório de conhecimento, se aperfeiçoar e aprender algo que tenha valor de verdade. E para fazer isso você precisa em primeiro lugar de uma única coisa: SABER APRENDER.

Você precisa entender como você aprende, como você regula o seu processo de aprendizagem. Depois que você souber isto a mágica está feita e aprender será algo prazeroso e cada vez mais fácil de se fazer.

A escola e a faculdade prejudicaram a sua habilidade natural de aprender de uma forma muito intensa e você precisa superar esta marca que a escola deixou na nossa formação.

Como eu já disse, há algumas escolas e universidades que estão preocupadas com a aprendizagem de seus alunos, mas infelizmente, a grande maioria das escolas e universidades não são lugares de aprendizagem. São lugares de ENSINAGEM.

A ENSINAGEM escolar é na verdade um processo de “EMPURRAGEM”. À medida que a educação está cada vez mais sendo mercantilizada, a ensinagem está sendo supervalorizada em detrimento da verdadeira aprendizagem.

A ensinagem muitas vezes é um processo  ultrapassado, defasado, obsoleto e completamente ineficaz de tentar EMPURRAR para dentro do cérebro do aluno e do estudante, um conhecimento qualquer na base da força bruta.

O aluno é forçado a ouvir aulas expositivas pouco estimulantes e depois devolver o que foi falado nestas aulas em provas que também não avaliam a aprendizagem de fato. Esta é a falsa aprendizagem da força bruta. E força bruta aqui é o professor repetitivo, explicando de forma monótona um monte de coisa difícil. E depois, o mesmo professor exige que o estudante devolva no dia da prova tudo aquilo que foi despejado em cima de aluno dentro da sala de aula. Tudo que o professor falou deve reaparecer  de novo na prova que ele é obrigado a aplicar para todos os alunos.

Noventa e cinco porcento – 95% –  dos brasileiros passam 20 anos na escola estudando de uma forma muito precária, muito errada e pouco eficaz. E eles acham que estão aprendendo, mas não estão. A meta da grande maioria dos alunos é ir bem na prova, para não repetir de ano. E eu pode ser que você seja um desses alunos que estuda errado, que não sabe aprender direito. Se você for um desses alunos, você vai precisar corrigir isso enquanto é tempo, com toda urgência do mundo. Se você não fizer isso, em breve você estará cada vez mais longe do seu lugar no mercado de trabalho.

empregabilidade

Sem saber como desenvolver a HABILIDADE DE APRENDER PARA TODA A VIDA E DURANTE A VIDA TODA,  seu processo de aprendizagem será prejudicado e não terá muita consistência e nem permanência. Desenvolver esta habilidade é a melhor forma de desafiar o risco do desemprego.

Pois bem… Eu posso te ajudar.

Eu vou te ensinar como recuperar, como reativar como desenvolver esta habilidade fundamental de APRENDER COM MAIS FACILIDADE.

Todos os grandes analistas do nosso tempo são unânimes em afirmar que a habilidade humana mais importante e mais fundamental para os próximos anos é a capacidade de aprender. E ao longo de pelo menos 20 anos, a escola e a faculdade só prejudicaram a sua capacidade natural de aprender.

A criança é o ser humano com a capacidade de aprender mais elevada. Mas depois que a criança vai para a escola, sua capacidade de aprender começa um processo de precarização que vai levar mais ou menos uns 20 anos até chegar naquela condição em que a pessoa acha que ela está muito  velha para aprender inglês, para fazer outra faculdade, para fazer um curso profissionalizante.

E a escola e a faculdade NUNCA te ensinaram e nunca te ensinarão como aprender fora da sala de aula. Todas as escolas, na sua grande maioria,  acreditam que a missão delas é apenas ENSINAR. As escolas e as faculdades não sabem que a sua missão é fazer o ALUNO A APRENDER e aprender para toda a vida e durante a vida toda. Ou seja, o que você aprende hoje deve permanecer na sua memória por toda a vida, e você deve ser capaz de aprender coisas novas ao longo da sua vida toda.

Outra coisa importante…

Sabe aquela história de QI…?  Quociente Intelectual?

Pois bem eu vou te contar um outro segredo. Os testes de QI, que medem a inteligência humana, eles são ótimos para medir o quanto você é bom fazendo testes de QI. Só isso.

O importante não é ter um QI alto. Aliás, a maioria dos ganhadores do Prêmio Nobel foram pessoas com QI dentro da mais absoluta normalidade. Ganhadores do Prêmio Nobel com QI alto são casos muito excepcionais.

Muito mais importante do que um QI alto, é que você saiba como  melhorar os seus hábitos de estudo para melhorar sua capacidade de aprender. É por isso que eu sempre digo que a sua inteligência tem o tamanho da sua capacidade de aprender e a sua capacidade de aprender depende da qualidade dos seus hábitos de estudo. E hoje você terá a chance de resgatar, reabilitar  e reativar a sua capacidade de aprender e assim  aumentar o seu tempo e o seu potencial de empregabilidade para transformar a sua vida.

Preste atenção nisto que eu vou te dizer de novo: A sua inteligência não é do tamanho do seu QI. A sua inteligência é do tamanho da sua capacidade de aprender. Vou repetir porque isto é muito importante. A SUA INTELIGÊNCIA tem o TAMANHO DA SUA CAPACIDADE DE APRENDER.

A verdadeira APÓLICE DE SEGURO PARA TODA A SUA VIDA é a sua CAPACIDADE DE APRENDER.

E são poucas escolas que tem  essa preocupação em ensinar como se aprende.

Ao longo dos anos, as escolas são influenciadas pelas modas daquela década. Cada década aparecem alguns artifícios novos… As escolas e as universidades estão cada vez mais usando novas metodologias e novas tecnologias. Escola 3.0, Escola 4.0. Realidade virtual, realidade aumentada, realidade expandida, metodologias ativas,  aulas invertidas, aprendizagem por resolução de problemas. Laboratórios disso e daquilo. Viagens espaciais. Viagens no tempo… Isso tudo é muito legal. É excelente que a estrutura da escola seja boa. Assim, ficar na sala de aula se torna mais agradável.

Mas um dia você vai sair da escola… você vai embora… e o laboratório, os professores vão ficar na escola. A escola não vai embora com você. E você não pode ficar dependente da estrutura escolar e dos professores para continuar aprendendo. Você precisa ter autonomia. Você precisa ser o senhor e o controlador da sua própria aprendizagem. Você precisa saber como se aprende fora da escola. Uma escola que chama para si o monopólio da aprendizagem e que acha que só ela é capaz de ensinar, na verdade está cometendo um erro gravíssimo. Porque todos nós somos capazes de aprender TAMBÉM E SOBRETUDO FORA DA ESCOLA. Nós aprendemos porque temos cérebros. Nós não aprendemos porque vamos à escola. Nós aprendemos porque APRENDER É UM IMPERATIVO DA NATUREZA HUMANA. Sem a escola, a espécie humana, todos nós caminhamos centenas de milhares de anos e chegamos até aqui. A ESPÉCIE HUMANA TEM CENTENAS DE MILHARES DE ANOS. A Escola tem apenas 150 anos. Então a escola tem que nos ajudar a aprender até mesmo quando estivermos fora dela.

É por isso que eu digo, que você precisa sair da escola com um cérebro treinado na habilidade de aprender. Porque se você não souber como aprender, em 5 anos você estará super desempregado e com chances cada vez menores de se recolocar no mercado de trabalho de forma digna. Na melhor das hipóteses você vai virar um subempregado.

A escolas e as faculdades pagam os professores para que eles ensinem e corrijam as avaliações nas quais devem ser reproduzidos todos os conteúdos ensinados. Se você que é aluno colocar na sua prova ou no seu trabalho aquilo que o professor quer ler novamente, você terá uma boa nota e será aprovado. E muitas universidades e escolas de baixa qualidade só querem salas entupidas de alunos, com alunos transbordando pela janela, para ganharem muito dinheiro. Vamos ser bem sinceros né… Muitas universidades e escolas não vão te ensinar a aprender nada, porque elas só querem mesmo o seu dinheiro. Então elas fingem que ensinam, muitos alunos fingem que aprendem e saem com um diploma meia-boca após alguns anos de frequência escolar que não vai servir para muita coisa.

A escola não tem que olhar para o aluno e verificar se está tudo muito bem organizadinho dentro do cérebro do estudante.

A escola tem que dar para o aluno uma estrutura de pensamento e aprendizagem que sirva de escada para o seu futuro. Que seja útil no primeiro dia fora da escola e por todo o resto da sua vida. Na grande maioria dos casos, tudo que a faculdade está ensinando já está ultrapassado há anos. Neste exato momento,  novas coisas em todos os campos do conhecimento estão sendo descobertas e o estudante precisa  ser capaz de aprender o que será  o próximo degrau para o futuro.

Sem a capacidade de aprender o estudante já sai da universidade com um conhecimento defasado e com pouquíssimas chances de encontrar um emprego decente.

Por isso, ninguém nas escolas e faculdades está preocupado se você aprendeu de verdade. Isso é um problema seu. Exclusivamente seu.

E isso é um problema seu mesmo!! Porque se você não descobrir como se atualizar da forma mais rápida possível, amanhã cedinho vai ter um robô, um software ou uma forma qualquer de super inteligência artificial ocupando seu posto de trabalho. Segundo vários especialistas dentro de pouquíssimos anos, as profissões mais ameaçadas serão as profissões de médico, advogado e engenheiro, que são justamente as profissões mais valorizadas ainda hoje.

Atenção: Eu não tenho nada contra a escola. Todas as nossas crianças e jovens devem ir para escola. E eu ainda espero que as crianças e jovens passem mais e mais tempo do seu dia e do seu ano na escola. A escola é para ser um lugar de realização humana. O mundo e as pessoas são melhores por causa da escola. Mas a escola tem a obrigação de fazer a coisa do jeito certo.

E tudo isso não é uma questão fácil de ser discutida, porque envolve questões de políticas públicas muito difíceis de serem resolvidas. Por isso, enquanto estas questões gigantescas não são resolvidas, eu optei por fazer este caminho de ajudar aluno por aluno, estudante por estudante, universitário por universitário, vestibulando por vestibulando, concurseiro por concurseiro. Um de cada vez.

Quero ajudar um de cada vez, dando-lhes a oportunidade de se inscrever num curso que vai ajudá-los a recuperar sua capacidade de aprender, a possibilidade de reativar  a habilidade mais importante da sua vida, enquanto a escola não consegue te ajudar a fazer isso.

E se você é engenheiro você sabe muito bem do que eu estou falando. A cada segundo um novo software de inteligência artificial é inventado e mais uma habilidade humana começa a ser realizada por robôs e por máquinas superinteligentes que também já são capazes de aprender muito rapidamente.

Há máquinas que aprendem à velocidade de milhões de páginas por segundo.

E talvez você vá precisar disputar seu posto de trabalho com estas super máquinas super inteligentes. É por isso que você precisa urgentemente incrementar e ativar a sua capacidade de aprender de verdade.

Então, jovem Engenheiro aprenda agora uma das lições mais importantes da sua vida: você precisa aprender sempre e para sempre. Você precisa aprender para toda a vida (aprendizado com duração, permanência, com baixas taxas de esquecimento) e você precisar aprender a vida toda (aprender de forma continuada ao longo da sua vida, um pouco por dia e para sempre).

E a pessoa mais habilitada para te ensinar COMO APRENDER SEMPRE E PARA SEMPRE é o Professor PhD Rubens Godoy Sampaio. No seu curso on-line o Prof. Rubens apresenta o MÉTODO COMO ESTUDAR 2.0 que reúne de forma organizada, integrada e original as melhores estratégias de aprendizagem, táticas de organização do estudo e técnicas de fixação do estudo.

Apenas durante a Semana da Black Friday da Engenharia 360 (de 25/11 ATÉ 1/12), você poderá se inscrever no MÉTODO COMO ESTUDAR 2.0 do Prof. Rubens Godoy Sampaio PhD com 50% de desconto. Esta oportunidade é única, pois está com um desconto de 50% durante toda esta semana da Black Friday e apenas até o dia 1/12/2019. Depois o curso vai retornar para o seu valor original de R$ 397,00. Para se inscrever com desconto digite o cupom “BLACKWEEK50”.

Inscrevendo-se no MÉTODO COMO ESTUDAR 2.0 você aprenderá ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM QUE ORGANIZAM SUA MENTE, TÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO DO SEU AMBIENTE DE ESTUDO E TÉCNICAS DE APREENSÃO E FIXAÇÃO DURADOURA DO ESTUDO.

O MÉTODO COMO ESTUDAR 2.0 foi elaborado na sua integralidade pelo Prof. Dr. Rubens Godoy Sampaio. Prof. Rubens tem oito cursos superiores e está iniciando sua formação em neurociências. Está indo para seu nono curso superior. Ele também já foi aprovado em 5 concursos federais e conquistou 5 prêmios nacionais de monografia (4 deles em primeiro lugar nacional).

O MÉTODO COMO ESTUDAR 2.0 tem mais de 40 horas de aulas em vídeo, inúmeras atividades on-line que são auxiliares do método de aprendizagem mais eficaz que existe, textos on-line, textos em pdf’s, vários e-books que já foram baixados mais de 100.000 vezes, acesso 24horas, 7 dias por semana e acesso liberado por 2 anos, para você assistir ao curso quantas vezes você quiser.

Você também poderá fazer o DAASHE que é o Diagnóstico e Avaliação da Sua Aprendizagem e dos Seus Hábitos de Estudo. O DAASHE já foi aplicado em mais de 6000 estudantes.

Você também poderá tirar suas dúvidas diretamente com o Prof. Rubens Sampaio pelo seu Telegram e/ou WhatsApp. Clique aqui para ver os links do TELEGRAM e do Whatsapp.

empregabilidade

Se você não souber a APRENDER, a REAPRENDER e a fazer a manutenção do seu conhecimento, o desemprego será um companheiro ao longo de toda a sua vida.

Então aproveite esta promoção e clique aqui neste link para se inscrever no MÉTODO COMO ESTUDAR 2.0, AGORA E SAIBA MAIS.

Nesta página você terá todas as informações detalhadas sobre o conteúdo do MÉTODO COMO ESTUDAR 2.0. E para aproveitar a promoção da BlackWeek você só precisa inserir o cupom BLACKWEEK50.

 

aprender
aprendizado
empregabilidade
Emprego

Engenharia 360

Engenharia para todos.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
Engenharia, empreendedorismo e financiamento coletivo: o caso MOLA | Entrevista 360
Satélites Starlink menos brilhantes: SpaceX tenta tranquilizar profissionais da astronomia
Pesquisa sugere que crianças não confiam em assistentes de voz
22 coisas que só engenheiros ou estudantes de engenharia sabem
Será que vale a pena ser um(a) engenheiro(a)?
Diploma de Engenharia do Brasil vale em outros países?
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

6 Resultados