Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Como funciona o hidrômetro que mede o consumo de água do imóvel? | 360 Explica

por Simone Tagliani | 15/07/2021

A conta de água chega e ficamos na dúvida se está certa. Basta acompanhar o hidrômetro. Leia o texto e saiba como fazer isso!

Para que uma residência possa funcionar adequadamente, atendendo bem às nossas necessidades, é essencial que ela seja ligada aos sistemas de abastecimento de energia e água. Você já deve ter percebido que estes recursos que chegam dentro da nossa casa passam por aparelhos de medição. A água, mas especificamente, é medida pela distribuidora por meio de um aparelho chamado de hidrômetro. Saiba mais lendo o texto a seguir!

ligação hidráulica
Imagem extraída de Site Casal

O que é hidrômetro?

Hidrômetro é um tipo de relógio instalado pela distribuidora de tratamento de água em um pequeno cavalete dentro dos terrenos e o mais próximo possível na divisa com a calçada. Então, toda a água que sai da rede pública e chega até as nossas torneiras passa por esse relógio e tem o seu volume registrado. Essa medição é depois conferida por um fiscal, ajudando a estabelecer o valor de pagamento conforme o consumo feito pelos moradores.

No Brasil, as empresas distribuidoras utilizam uma peça de hidrômetro redonda, com uma entrada e uma saída de água. No visor desse relógio, é possível controlar certas informações. Na parte de cima, podemos ler os metros cúbicos de água consumidos. Os escritos da direita para esquerda significam a unidade de medida, as dezenas de litros, as centenas de litros, e assim por diante. Já na parte de baixo, um mini relógio marca os litros e outra marca os décimos de litros; e ainda podemos ver o selo do Inmetro.

ligação hidráulica
Imagem extraída de facebook – cedaerj

Quem faz a instalação do hidrômetro?

Na maioria das cidades brasileiras, a ligação do relógio de água é feita pelos técnicos da companhia de água local. Esse relógio deve ser instalado na parte da frente do terreno e em um local de fácil acesso para as medições periódicas, e dentro de uma caixa cuja estrutura deve ser feita pelo proprietário do imóvel. Além disso, o dono da residência também tem que providenciar as tubulações necessárias para a montagem do cavalete.

ligação hidráulica
Imagem extraída de LHS-SISTEMAS LTDA

Fica a cargo da companhia, então, apenas o relógio. O hidrômetro é instalado com o selo que não pode ser violado, a não ser pela empresa responsável. Do contrário, se o dispositivo for rompido, isso será considerado uma ação de roubo de água que será reclamada na polícia!

ligação hidráulica
Imagem extraída de Click Camboriú

Veja Também: Saiba como funciona o serviço de perícias técnicas em Arquitetura e Engenharia Civil

Como ocorre a medição de água em condomínios?

Infelizmente, até pouco tempo atrás, as construções de condomínios aqui no Brasil apresentavam apenas um único medidor compartilhado para todo o edifício. O que acontece nesses casos é que todos os proprietários dos imóveis irão dividir a conta da soma de consumo de todos os moradores, independente de terem consumido mais ou menos que seus vizinhos.

ligação hidráulica
Imagem extraída de blog.infokings

Já os novos empreendimentos e os edifícios reformados estão adotando um sistema individual de medição de consumo. Claro que isso depende da aprovação de um projeto por uma empresa credenciada pela companhia de abastecimento. Em tal situação, é instalado um medidor para cada unidade e esses medidores enviam os dados para um concentrador na entrada do prédio e a conta, então, é emitida individualmente. Por fim, o consumo das áreas comuns é calculado pela diferença entre o que é indicado pelo hidrômetro da entrada e a soma dos consumos das residências.

Agora você já sabe como é calculada a sua conta de água. Conte para nós, nos comentários, se o seu edifício possui um sistema individual ou coletivo de medição e o que pensa a respeito disso! Vamos adorar ler a sua história!

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; especialista em Artes Visuais; estudante de Jornalismo Digital e proprietária da empresa Visual Ideias - Redação, Edição e Produção de Conteúdos.